curso de black belt

4 mudanças que alavancaram o curso de Black Belt

Se você deseja realizar projetos de alto impacto, ter em mãos um case de projeto Seis Sigma vai ajudá-lo a entender os passos para gerar os resultados almejados. Nesse post contamos como aplicamos as ferramentas do Seis Sigma elevar a satisfação dos nossos alunos com o curso de Black Belt para valores superiores a 9.5, tornado a Escola EDTI uma grande referência no mercado. Confira!

O curso de Black Belt da Escola EDTI

O curso de Black Belt da Escola EDTI é um modelo novo criado pela própria escola e desde de o seu lançamento tem servido de referência para o mercado.

Quando criamos esse curso pensamos em atender uma necessidade do mercado: muitas pessoas gostariam de realizar o Black Belt direto e ainda não tinham o Green Belt, uma certificação anterior dentro do Seis Sigma.

É preciso considerar que muitas pessoas ainda não tem a formação necessária para entrar direto no curso de Black Belt. Com isso elas deveriam passar por todo o conteúdo do Green Belt para estar apto a acompanhar o treinamento de Black Belt e aproveitar o curso ao máximo.

O que a maioria das empresas do setor fazem é exigir a certificação Green Belt antes do aluno poder ingressar no Black Belt. A maneira mais tradicional das escolas fazerem isso é você fazer um curso de Green Belt completa de 60 horas de carga horária e depois você faz um curso de Black Belt com mais 80 horas para completar sua formação.

Assim, caso você faça tudo isso dentro da sala de aula você terá custo bastante alto para se tornar um Black Belt.

Nós da Escola EDTI gostaríamos de proporcionar um curso de Black Belt de altíssima qualidade, mas com um valor mais interessante para nossos alunos.

A solução que encontramos para esse problema foi utilizar nosso curso de Green Belt pela plataforma EAD. A ideia era que para quem quisesse fazer o Black Belt direto e ainda não tivesse feito Green Belt pudesse realizar o Green Belt pela plataforma EAD se preparando adequadamente para o Black Belt.

Como o Green Belt é feito pela plataforma EAD nós conseguimos ter um custo mais interessante e o aluno só vai para sala de aula para completar a formação dela como Black Belt, seu principal objetivo.

Vantagens do novo curso de certificação de Black Belt

Esse modelo tem sido um sucesso de venda desde o seu lançamento em 2016. Uma de suas grandes vantagens é o seu custo: com uma carga horária de 60 horas dentro da sala de aula e o Green Belt sendo cursado em EAD foi possível reduzir drasticamente o custo quando comparado com uma pessoa que faz os dois cursos dentro da sala de aula.

Nesse modelo a certificação Black Belt completa fica R$ 3.499,99 (valores de 2017). No modelo tradicional, cursando o Green Belt e o Black Belt dentro da sala de aula o valor ficaria R$ 5.098,00.

Desafios com o curso de Black Belt

Para realizar o Black Belt direto dentro da sala de aula é preciso que o aluno faça um nivelamento de conteúdos na nossa plataforma EAD. Durante a venda desse curso explicávamos para nossos alunos.

Apesar disso, nas primeiras turmas realizadas dessa maneira que percebemos que uma parte das pessoas não fazia essa preparação.

Isso gerava uma grande dificuldade durante as aulas, pois o aluno uma parte dos alunos estava bem preparada e outra parte ainda estava precisando conhecer conceitos básicos do Seis Sigma.

Assim, existia uma turma extremamente heterogênea: grupos um grupo bem preparado que gostaria de discutir assuntos avançados e outro grupo precisando da formação Inicial.

Toda essa dificuldade acabava impactando o indicador de satisfação, que estava em 7 em uma escala de 0-10.

Apesar de 7 de ser um valor alto para a satisfação no mercado de educação, nós gostaríamos elevar para a cada dos 9.5.

Objetivo: aumentar a satisfação com o curso de Black Belt

Com essa meta em mãos resolvemos iniciar um projeto de melhoria com o seguinte objetivo: aumentar a satisfação com o curso de Black Belt para 9.5.

Primeira mudança: melhorar a comunicação

Depois do diagnóstico inicial percebemos que um dos grandes problemas era a comunicação com os alunos. Assim a primeira mudança foi enviar um email assim que o aluno é confirmado no curso.

Nesse e-mail explicamos que antes de iniciar o curso de Black Belt o aluno precisa realizar os 3 módulos iniciais do Green Belt pela plataforma EAD e realizar um teste para avaliar se ele está preparado para iniciar o Black Belt.

Com isso a comunicação com o aluno ficou muito mais organizada e tremendamente na satisfação que saiu de 7 pulou para casa dos 8.

Segunda mudança: treinamento comercial

Toda nossa equipe de vendas é formada por Black Belt, o que facilita a comunicação com nossos alunos. Desenvolvemos para essa equipe um treinamento para garantir que todas as informações necessárias fossem passadas para os alunos no momento da venda.

Também criamos algumas técnicas para ajudar nossos consultores comerciais a identificarem o perfil do aluno a indicarem o melhor curso de acordo com isso.

Com base nesse treinamento desenvolvemos um Quiz onde o aluno responde algumas perguntas e com base nisso conseguímos indicar qual o melhor curso para as suas necessidades. Se voc&e quiser, pode acessar o Quiz Qual o Curos Mais Indicado para Você.

Terceira mudança: treinamento para equipe de professores

Em 2017 temos quase 40 professores trabalhando em nossa equipe espalhados pelo Brasil. Outra dificuldade é que temos muitos professores entrando na equipe todos os meses em função da expansão da Escola EDTI.

Como o modelo do Black Belt criado pela Escola EDTI era inovador precisávamos garantir que todos os professores entendessem o modelo e estivessem preparados para a sala de aula.

Por essa razão criamos uma série de treinamentos e eventos para os professores com o objetivo de explicar os detalhes desse curso.

Quarta mudança: Sucesso do Cliente

Percebemos também que muitas vezes as dúvidas muitas vezes aparecem depois da aula, na aplicação do conhecimento nos problemas reais de nossos alunos.

Suporte ativo

Pensado no conceito de Sucesso Do Cliente, criamos uma área de suporte com uma equipe de Black Belts diariamente disponíveis para tirar quaisquer dúvidas de nossos alunos.

Essa equipe pode ser acessada por chat, videoconferência, e-mail ou telefone. Essa equipe fica ativa de segunda a sexta no horário comercial e alguns dias até no período noturno. Isso é uma grande diferencial, pois a grande maioria das escolas não oferece nenhum suporte e quando oferece é somente por e-mail, o que normalmente demora muito para ser respondido.

Além disso, todos os alunos recebem acesso ao curso de Black Belt pela plataforma EAD e conseguem rever qualquer aula.

Sensei EDTI

O Sensei EDTI é uma base de conhecimento em constante desenvolvimento onde o aluno pode tirar suas dúvidas. Com base na demanda dos alunos escrevemos artigos, criamos vídeo, demonstrações ou templates e isso fica disponível para ser acessado pelos alunos ativos.

Essa base de conhecimento tem uma estrutura que facilita a busca em função de palavras-chave e pode ser acessado somente pelos alunos da Escola EDTI.

Isso é um grande ativo para o aluno, que pode utilizar todo esse conhecimento para gerar resultados em sua empresa e mirar posições mais altas na carreira.

Resultados

Em função das mudanças (comunicação com alunos, treinamento professores e comercial, suporte e sensei EDTI) conseguimos o incrível resultado de 9.5 de satisfação nos cursos de Black Belt!

curso-de-black-belt

Esse exemplo mostra que com o método adequado é possível bater metas e atingir resultados espetaculares.

Também quer se tornar um Black Belt? Então visite a página do Black Belt.

No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *