Você está aqui: Início / Blog / 6 coisas de DOE que sua equipe gostaria que você soubesse

6 coisas de DOE que sua equipe gostaria que você soubesse

1. Como identificar e atacar problemas

Não por coincidência é a primeira. Que profissional não gostaria de ter em sua equipe alguém que soubesse identificar e atacar um problema? Esse é talvez o maior aprendizado de um aluno do curso de DOE. A metodologia de planejamento de experimentos lhe fornece ferramentas para identificar o problema através do experimento e resultados que lhe indicam qual a melhor maneira de melhorar o processo.

2. Pensamento analítico

Palavras da moda, mas que poucos sabem o que realmente significa. Pensamento analítico é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em partes mais simples. Ou seja, trazer um problema para um nível mais simples de compreensão de forma que seja mais fácil de trabalhar em cima dele. Uma qualidade boa não apenas para o profissional certificado em DOE, mas também para a equipe que trabalha com ele, pois ele será capaz de lhe explicar o mais difícil dos processos em etapas simples e legíveis de forma que todos possam contribuir.

3. Ferramentas estatísticas

Com a quantidade de informação gerada hoje, quem não gostaria de saber qual a melhor maneira de entendê-la? As ferramentas estatísticas vão desde resumo de dados até métodos que lhe auxiliam a tomar decisões. Além disso, ter domínio das ferramentas estatísticas, mesmo que básicas, lhe ajudam a compreender os números de sua empresa e no seu pensamento analítico. Apresentar um relatório para sua equipe baseado em estatísticas do processo é muito mais confiável do que uma série de “eu acho que…”, “segundo o profissional da área…”.

4. Versatilidade

O profissional certificado em DOE consegue aplicar seus conhecimentos em tudo. Tudo mesmo! Afinal, experimentação está presente em todos os cantos, desde a metodologia seis sigma até o momento que você para pensar se deve pegar a Bandeirantes ou a Anhanguera para ir a São Paulo. Qualquer processo que você possa extrair dados para compreendê-lo melhor e tomar as decisões adequadas é um alvo perfeito para quem fez o curso de DOE.

5. Implementação em software

De que adianta saber todas as ferramentas, mas não sabe como implementá-las de maneira rápida, eficiente e confiável? Todos os cálculos de um projeto de experimento podem ser transferidos para um software de sua confiança. Nós na Escola EDTI ensinamos os alunos a utilizarem o Minitab, software mais popular no ramo de melhoria de processos e seis sigma. Um profissional que sabe utilizar o software para tornar seu trabalho mais eficiente é um profissional diferenciado.

6. Organização

Consequência do pensamento analítico desenvolvido no curso de DOE é a organização. Organizar as ideias antes de implementá-las é essencial para realizar um projeto de experimentos. É preciso visualizar o processo lá na frente para poder planejar o início do processo e não causar retrabalho. Por isso que o profissional certificado em DOE possui a organização que toda empresa espera de um colaborador.

Quer saber mais sobre DOE?

Baixe gratuitamente o ebook Introdução ao DOE com a metodologia base do curso de DOE da Escola EDTI clicando no botão abaixo. O ebook é totalmente grátis e desenvolvido pela equipe qualificada da Escola EDTI.

ebook Introdução ao DOE

1 comentário em “6 coisas de DOE que sua equipe gostaria que você soubesse”

1. Sou aluna de mestrado da Unicamp em engenharia Mecânica departamento de materiais e fabricação e graduada em Tecnologia em Automação Industrial. Esta formação da todo conhecimento de automatização de processos. Agora conhecendo a metodologia da escola E DTD estou muito querendo me especializar em seis sigma. Para poder trabalhar em empresas na área administrativa.