7 dicas para ter sucesso no curso Seis Sigma green belt online

Os cursos online são uma forma fácil de construir um currículo mais qualificado sem sair de casa. Porém, apesar de toda a praticidade, muitas vezes é difícil acompanhar o ritmo das aulas, se dedicar com afinco e tirar o máximo de proveito deles. No post de hoje, você vai conferir dicas para ter sucesso no curso Seis Sigma Green Belt online.

Os cursos Lean Seis Sigma são perfeitos para quem atua na área de gestão e negócios — seja na modalidade Yellow, Green ou Black. E a boa notícia é que todos eles são oferecidos também no formato online! O Green Belt, especialmente, é indicado para quem já tem alguns conhecimentos da metodologia e quer começar a aplicá-la na empresa.

E, para aliar estudo com trabalho, nada melhor do que fazer o curso via internet! Mas o aluno deve ter muita organização e força de vontade para estudar com eficiência. Confira, a seguir, algumas dicas para ir bem no curso Seis Sigma Green Belt!

1. Escolha o curso ideal

O primeiro passo para ter sucesso no curso é escolher aquele mais indicado para você. Analise a quantidade de horas previstas, o conteúdo programático e os materiais disponíveis. Preste atenção, especialmente, nas formas de contato com o professor e com os colegas.

Decida de acordo com a sua rotina, sua personalidade e com a forma de aprendizado mais adequada para você. Essa primeira etapa é crucial, pois de nada adianta você ingressar em um curso que não se encaixa na sua rotina, ou que não ofereça os conteúdos necessários para a sua formação.

Uma boa dica para conhecer melhor a escola é procurar por cursos gratuitos que ela oferece. A Escola EDTI, por exemplo, oferece a certificação inicial do Seis Sigma gratuitamente. Quer conhecer mais? Inscreva-se no curso gratuito de certificação Lean Seis Sigma White Belt!

2. Estabeleça uma rotina de estudos própria

Em um curso online, você não tem a companhia de colegas presencialmente. Isso tem um lado positivo e um negativo. Ter autonomia sobre o que for estudar e poder avançar ou retroceder nos conteúdos de acordo com a sua necessidade é bom, mas veja por outro ponto de vista: você não terá outras pessoas como referência na hora das lições.

Sendo assim, você deve estabelecer a sua própria rotina de estudos, levando em conta seus horários disponíveis, matérias mais urgentes a serem revisadas, entre outros fatores.

Não terá ninguém ao seu lado, caso você “se perca” nas aulas ou esqueça alguma data de avaliação, por exemplo. Por isso, crie sua própria programação de estudos e a siga rigorosamente.

3. Organize o material de estudos online

Diferente da maioria dos cursos presenciais, os que acontecem em ambientes online não exigem materiais físicos, como livros e cadernos. Todas as atividades são feitas digitalmente, e os conteúdos a serem estudados vêm em forma de PDF, apresentações de slides ou multimídia — seja áudio ou vídeo.

Dessa maneira, você deve organizar todos os materiais utilizados no curso em locais de fácil acesso, dentro do seu computador. Mas não pense que criar uma pasta na área de trabalho e arrastar tudo até lá vai resolver esse problema. Já imaginou se você precisa encontrar um arquivo rápido e é obrigado a procurar item por item dentro da pasta?

Portanto, prefira criar pastas secundárias, por matéria, módulo ou professor. Assim, você:

  • organiza melhor os materiais;
  • consegue localizá-los mais facilmente;
  • mantém sua rotina em ordem.

4. Faça todas as atividades e leia o material até o fim

Não seja aqueles alunos que aproveitam que “não tem ninguém olhando” e pulam exercícios ou negligenciam certos conteúdos. O seu sucesso e as suas notas dependem diretamente de você e do seu desempenho.

Os conteúdos dos cursos online são preparados por profissionais especialistas na área de interesse, e cada atividade está lá porque precisa ser vista pelo estudante. Aproveite essa oportunidade única de aprender e se aperfeiçoar com os melhores do mercado!

Caso você esteja com algum tipo de dificuldade para acompanhar as lições, deve conversar com a coordenação do curso e procurar dedicar mais tempo às aulas. Assim, será mais fácil tirar um proveito maior de sua nova formação.

5. Seja um aluno envolvido e interessado

Além de se aplicar com o máximo de empenho nos seus estudos, que tal trocar ideias com os professores e colegas nos chats, buscar interações fora do ambiente virtual, como um encontro presencial e ir além do que o programa propõe?

Os alunos mais empenhados e envolvidos com o curso se destacam nessas turmas, que costumam ser numerosas. Além de proporcionar novos contatos e experiências para você, uma dedicação extra de sua parte vai resultar em um boletim recheado de notas altas.

6. Respeite o cronograma e a agenda

Fique de olho no cronograma das aulas e não deixe nada para a última hora. Vá assistindo às aulas, à medida que elas forem liberadas na sua plataforma de estudos, e faça os exercícios e demais atividades propostas no mesmo ritmo também.

Caso o curso seja inteiramente disponibilizado de uma só vez, programe um cronograma particular a ser acompanhado. E siga a programação à risca.

Deixar acumular muito conteúdo para estudar de uma só vez não é saudável. Você pode dar menos atenção para um ponto específico, em função da pressa, e colocar todo o esforço a perder. Portanto, esteja sempre em dia com a agenda.

7. Desligue-se das demais distrações

Resista à tentação de espiar as redes sociais e os seus sites preferidos durante as aulas. Desligue o celular e foque somente no curso, durante o período separado para se dedicar às lições. Isso vale também para qualquer outra distração: televisão, música, lanches etc. Tudo deve ficar para depois.

É importante ter um local calmo e silencioso para fazer as aulas. Se você mora com familiares, explique a eles a importância do seu curso e peça que ajudem você, deixando-o em silêncio por algumas horas.

Outra dica importante nesse quesito é organizar todo o material antes de começar a estudar. Assim, você evita ter que fazer pausas para procurar algo em suas pastas e permanece mais tempo no ambiente de estudos.

Fazer um curso online requer muita disciplina e responsabilidade, mas pode trazer inúmeros benefícios para a sua carreira. Essas foram as dicas para ter sucesso no curso Seis Sigma Green Belt online! Se interessou? Então entre em contato com a escola EDTI e conheça nossos cursos!

No votes yet.
Please wait...
1 responder
  1. Rosangela Rodrigues
    Rosangela Rodrigues says:

    Olá,
    Amei este artigo. Espero mais artigos com mais dicas iguais a esta. Muito obrigada por este conteúdo. Conteúdo com dicas como essas, é tudo que alguém assim igual a mim, que está começando, precisa encontrar. Abraço

    No votes yet.
    Please wait...
    Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *