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A importância da constância de propósito

A constância de propósito é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso de uma empresa. A constância de propósito é o primeiro, do quatorze pontos que Deming menciona como fundamentais para a melhoria dos produtos e serviços da empresa.

Apesar de claramente estudado, poucas pessoas sabem o que é constância de propósito na prática. Este é um conteúdo muito trabalhado nos cursos de Lean Six Sigma da EDTI, tanto no Green Belt como no Black Belt.

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Os atuais e os futuros

Toda organização enfrenta dois tipos de problemas: os atuais e os futuros. A maioria dos gestores é obcecada por resolver os problemas atuais.

Estes gestores geralmente criam uma verdadeira brigada de combate aos incêndios organizacionais, esquecendo-se de pensar nos problemas futuros.

Cada problema que aparece na organização é tratado como se fosse um novo incêndio corporativo e a brigada é enviada para contê-lo.  

A ordem expressa pela liderança é “resolvam o problema”, independente do que isto possa ocasionar no futuro. Com o incêndio controlado, os bombeiros corporativos são aplaudidos pelos gestores salvos e condecorados por sua “bravura”.

Alguns até são promovidos na organização. Ninguém contabiliza o custo do incêndio e nem o custo da equipe para controla-lo. Só comentam a competência da equipe em extinguir o fogo rapidamente e “torcem” para que não aconteça tão cedo novamente.

Calor do combate

Logo após a comemoração do fim do incêndio, os bombeiros condecorados elaboram um rápido relatório sobre o que fazer para evitar o fogo da próxima vez.

Este relatório é geralmente construído no calor do combate, sem que haja uma investigação para entender as causas reais.

As hipóteses sobre o que gerou a faísca são simplesmente aceitas, sem que nenhum teste seja feito. E, estas hipóteses que viraram verdades são rapidamente incorporadas na estratégia, modificando-a. Cada incêndio acaba mudando o propósito da organização. Este é o caminho mais rápido e certo para o buraco.

Jim Collins

No livro “Feitas para Vencer”, Jim Collins analisa uma série de empresas que cresceram acima do mercado por mais de 15 anos consecutivos.

Collins buscou entender quais características a diferenciaram neste período. Após o estudo, ele descobriu que a característica mais importante foi à constância de propósito na execução da estratégia.

Collins e Deming provaram que as empresas que não mudam a estratégia a cada incêndio são aquelas que alcançam o sucesso sólido e duradouro no médio e longo prazo.

Estas organizações possuem executivos que pensam nos desafios do futuro e não apenas no presente. Elas usam suas brigadas de incêndio para combater os problemas que surgem na implementação de sua estratégia de longo prazo.

Cada incêndio é analisado como uma oportunidade para aprender mais sobre os desafios encontrados para implantar aquela estratégia.

As equipes de bombeiros investigam cada incêndio e torna cada vez mais seguro à organização manter o seu propósito constante. Este é o tipo de organização que prospera no médio e longo prazo. 



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