a-tecnologia-e-seus-impactos-no-mercado-de-trabalho

A tecnologia e seus impactos no mercado de trabalho

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina de todas as pessoas e no futuro deve conquistar ainda mais espaço, o qual também inclui o mercado de trabalho.

Ferramentas facilitadoras, softwares e máquinas que automatizam processos são criadas no mundo todo com o intuito de aperfeiçoar produções, diminuir desperdícios, e aumentar o lucro das empresas.   

Essas metas de aperfeiçoamento se enquadram nas habilidades que um Green Belt adquire ao realizar a Certificação Seis Sigma!

A metodologia Seis Sigma tem esse mesmo foco, redução de desperdícios, aperfeiçoamento de processos e aumento de lucro, estão entre alguns dos fatores comuns a essa onda de automatização que tem tomado conta das fábricas.

Levando em conta todas essas mudanças na estrutura do mercado de trabalho, onde vagas de empregos são substituídas por processos automatizados, ter conhecimento sobre projetos Seis Sigma é uma grande vantagem.

Outras vantagens que o trabalhador pode usar para garantir seu espaço no mercado de trabalho são sua inteligência emocional, criatividade, e a flexibilidade cognitiva, que nada mais é do que ter capacidade para conseguir mudar e emitir respostas alternativas diante de uma mesma situação.

É com o conjunto desses fatores que o trabalhador consegue conquistar seu espaço no mercado de trabalho, pois mesmo que algumas algumas funções e cargos sumam, outros irão aparecer. Hoje mesmo é difícil preencher alguns postos de trabalho por não haver mão de obra com as habilidades exigidas, por isso, nesse cenário, a educação e o aprendizado contínuo são fundamentais.

Entre as empresas existe uma movimentação para se preparar para as mudanças, oferecendo treinamento interno, externo, contratando especialistas para transferir competências para os colaboradores, recrutando pessoal com novos conjuntos de competências, ou então terceirizando funções de negócios.

Você pode se enquadrar nesses perfis de novas contratações se começar a investir nesse tipo de qualificação.

Como manter-se no mercado?

A habilidade e o desejo de desenvolver novas competências podem garantir a empregabilidade, e a longo prazo, passa a ser uma prioridade para os profissionais de forma geral.

Além de encarar a forma diferente como vemos o trabalho, ele vai continuar existindo, mas de outras formas, com isso a influência da tecnologia não acaba sendo ruim, como um todo. Por exemplo, atualmente, temos inúmeras ferramentas nas mãos que não tínhamos a dez anos atrás.

Isso permite criar e desenvolver soluções diferentes, ter conhecimento sobre todos esses recursos permite que você enxergue novas possibilidades e faça cursos que há algum tempo nem imaginaria ter acesso.

Nosso curso de White Belt é um ótimo exemplo de conhecimento que pode ser realizado de forma rápida e prática, basta acessar o link.

Para tirar proveito disso é preciso estar disposto a se adaptar e trabalhar para isso.  Aproveite oportunidades, invista em conhecimento e evolua profissionalmente!

 

No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta