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Aprenda os princípios para ser um profissional estratégico!

Em toda empresa existem diferentes perfis de profissionais. Essas características são necessárias para o bom funcionamento da companhia, mas precisam estar em equilíbrio para que se trilhe um caminho de sucesso.

Muitas empresas possuem, no seu quadro de funcionários, um perfil muito abundante: o profissional operacional. Herança das relações de trabalho provenientes da Revolução Industrial, o comportamento operacional com base em um ambiente fechado influenciou muitas gerações a se tornarem dependentes de empregos assalariados e padronizados.

Por isso, é muito comum que o perfil de profissional, na maioria das empresas, seja aquele que é capaz de executar muitas tarefas com precisão e facilidade. Não é raro encontrar esse tipo de profissional no mercado. Pelo contrário, a maioria das pessoas é preparada justamente para se adequar a esse perfil.

Mas é cada vez maior a necessidade de pessoas capazes de planejar estratégias e ações que visem o sucesso da empresa. Mais do que executar, esse profissional precisa enxergar no longo prazo e saber adequar o rumo dos negócios para o sucesso.

Ser um profissional estratégico requer preparação, estudo e muita dedicação. Neste artigo, vamos apresentar quais são as principais características desse perfil de profissional e como você pode se tornar um. Confira!

Por que empresas precisam de profissionais estratégicos?

Imagine uma empresa que contrata um profissional capaz de perceber, com precisão, aquilo que tanto os colaboradores quanto os clientes precisam, criando ações dinâmicas, sempre pensando no resultado final. Alguém capaz de estar sempre ensinando e aprendendo com os outros, de se comunicar com clareza e objetividade e de trabalhar com diferentes recursos humanos e materiais.

Esse tipo de colaborador se destaca pelo seu amplo conhecimento em diferentes áreas de tudo aquilo que envolve a empresa, e é capaz de lidar com várias demandas de diferentes setores. Pelo fato de sempre estar pensando no longo prazo, é capaz de ocupar um papel de liderança dentro da equipe, apontando erros e acertos e guiando todos no caminho do sucesso da empresa.

O que diferencia esse tipo de profissional de todos os outros é a capacidade de pensar estrategicamente, analisando as situações e buscando as melhores soluções com uma visão sistêmica de tudo que envolve a empresa.

Existe uma forte tendência que faz com que as empresas busquem cada vez mais esse perfil de profissional. Ela está ligada ao movimento empresarial de companhias cada vez mais se voltando para si mesmas na busca por soluções inovadoras. É o que os especialistas vêm chamando de learning organizations, ou seja, companhias que aprendem no ambiente interno em vez de buscar um diferencial externo.

É aí que entra o profissional estratégico. Ele é o referencial para que seja possível acontecer uma mudança organizacional na empresa. Mesmo que a empresa ainda não possua uma organização a esse nível, a entrada de um profissional estratégico é benéfica em qualquer momento, pois ele amplia as possibilidades dentro do processo produtivo.

Como se tornar um profissional estratégico?

Conheça o seu perfil

Ser um profissional estratégico requer preparação e muita dedicação, mas também é preciso reconhecer o perfil profissional que você se encaixa. A partir daí, são realizados os possíveis ajustes e você saberá quais características precisam ser lapidadas e trabalhadas.

Para descobrir se você é mais estratégico ou operacional, é preciso refletir acerca de algumas perguntas essenciais.

Quais são os seus objetivos de vida?

Você possui prioridades profissionais? Seu pensamento de carreira é de curto, médio ou de longo prazo? Você possui sonhos e aspirações para o futuro? Profissionalmente você prefere delegar ou executar tarefas?

Você tem uma estratégia pessoal?

Dentro dos seus objetivos de vida, você sabe com precisão o que fazer para atingi-los e quais caminhos é necessário trilhar? Você é capaz de definir prazos para alcançar as metas propostas para sua vida, tanto profissional quanto pessoal?

Você se destaca?

Consegue tomar decisões com urgência e com grande frequência? Dentro da sua empresa, você é capaz de conectar pessoas a ideias propostas por você? Consegue contribuir para o futuro e o trabalho daqueles ao seu redor?

Sua estratégia é capaz de romper paradigmas?

As metas traçadas por você precisam seguir uma estratégia bem definida, mas essa estratégia é inovadora ao ponto de alterar a forma como você se comporta profissionalmente e, principalmente, como os processos produtivos dentro da sua empresa se dão? Você é inovador ao ponto de romper com uma função de execução para liderar e ser estratégico?

Obviamente, não é possível responder a todas essas perguntas sem antes parar para pensar e analisar o seu perfil profissional. Mesmo que a maioria das suas respostas tenha sido negativa, ainda assim é possível construir uma mentalidade inovadora e estratégica.

Mas é preciso, mais do que nunca, parar e pensar no seu futuro profissional. Se você não se dedicar na análise do seu papel na empresa e nas maneiras de melhorar os processos e as relações com seus colegas de trabalho, não há como obter melhores resultados ou uma mudança de perspectiva profissional.

Defina metas

Após conhecer seu perfil profissional e analisar as possibilidades e ações a serem tomadas — sempre visando o crescimento no longo prazo —, é a hora de definir metas. Em qualquer tipo de planejamento, a definição das metas e objetivos é um ponto-chave para o sucesso.

Sem um objetivo claro, não há estratégia. Assim, sem definir suas metas pessoais, não há como ser um profissional estratégico. Com um autoconhecimento apurado das suas características, você será capaz de, enfim, definir seus objetivos de vida e de carreira.

Não apenas é necessário definir as metas, mas principalmente realizar uma gestão coerente e coesa dos seus objetivos. Tenha um plano de carreira e adapte seus objetivos para atingir o patamar profissional que você almeja alcançar em um determinado período de tempo.

Você é o único responsável por gerenciar sua própria carreira. Sendo assim, é essencial entender que às vezes é preciso se manter em um certo nível profissional por um período de tempo maior dentro de uma organização ou de um setor para, depois, alcançar um nível diferente.

Um profissional estratégico reconhece que muitas vezes é normal se sentir sobrecarregado. Mas sua diferença é não deixar se abater e ter sempre em mente um objetivo claro e definido, sem perder de vista as metas de longo prazo.

Gerenciar a carreira de maneira eficiente e objetiva significa estar sempre atento às mudanças do mercado e como se beneficiar delas. Várias oportunidades vão surgir para você, e elas devem ser aproveitadas caso te deixem mais próximo dos seus objetivos.

O importante é ter metas claras e, dentro do possível, simplificadas. Distribua no seu planejamento diferentes objetivos para serem alcançados em diferentes prazos. Uma boa maneira de não se desmotivar é focar sempre nos objetivos mais próximos de serem alcançados. Suas metas devem ser simples e mensuráveis, para que você consiga enxergar seu avanço.

Seja estratégico em momentos de decisão

Uma das características mais importantes de um profissional estratégico é a capacidade de tomar decisões com sabedoria, pensando sempre nos objetivos de longo prazo. Em tempos de inconstância, um profissional estratégico precisa ser capaz de tomar decisões muitas vezes difíceis.

O colaborador estratégico, que muitas vezes ocupa um papel de liderança dentro da empresa, sabe que é necessário ponderar todos os objetivos de curto a longo prazo antes de tomar uma decisão.

Na hora de se decidir em um momento crítico, profissionais capazes de pensar estrategicamente seguem com rigor um processo de decisão, balanceando todos os impactos envolvidos na situação. Lideranças estratégicas precisam possuir coragem e convicção nas suas decisões.

Pessoas nessa situação são consideradas referências e costumam exercer grande influência em outros profissionais. Na hora de tomar uma decisão difícil, em tempos de crise, o líder estratégico precisa se mostrar confiante nas suas escolhas.

Esse profissional possui uma grande responsabilidade dentro da empresa, portanto, deve executar suas ações pensando sempre na figura geral e em como será analisado por aqueles que lidera.

Pense criticamente

Dentro de qualquer empresa é comum a presença daqueles profissionais que se deixam levar pelas opiniões e decisões de superiores e de outros colegas de trabalho. Desculpas como “é assim que o mercado funciona”, “todos fazem dessa maneira”, dentre outras, são dadas por profissionais acomodados e incapazes de formular uma opinião própria.

Pessoas de sucesso têm em comum uma importante característica: a coragem de contrapor ideias e criticar buscando a evolução. Profissionais estratégicos não precisam ser vistos como contestadores, gerando medo e insegurança em outros colaboradores e evitando que contribuam.

Pelo contrário, ser estratégico e crítico é estimular o debate de ideias e a construção conjunta, sempre refutando posturas manipulativas e arrogantes em decisões organizacionais.

Ser crítico sem se passar por arrogante é um processo construtivo que leva tempo. Mas você pode começar a exercitar essa característica debatendo internamente suas próprias decisões. Desafie suas crenças atuais e busque o máximo de conhecimento para que você consiga analisar, com precisão, as raízes dos problemas com que você se deparar.

Alinhe suas decisões

Nenhum profissional realmente estratégico e em posições de liderança deve tomar uma decisão sem antes ouvir a opinião da sua equipe e de todos os envolvidos no projeto. E isso é ainda mais crucial se a decisão a ser tomada envolver algum assunto delicado.

Além de ser crítico, é necessário estar sempre aberto à opinião dos outros colaboradores — e não somente quando for conveniente para você. A diferença entre realmente ouvir a opinião alheia é o que faz um profissional respeitado e confiável.

Alinhar decisões significa achar um meio-termo entre tudo que foi apresentado, atingindo, assim, a concordância de todos os envolvidos. É uma tarefa difícil, porém capaz de gerar ótimos resultados perante sua equipe.

O sucesso de tomar decisões bem alinhadas com todos depende muito de uma comunicação proativa do líder estratégico, capaz de construir e conquistar a confiança dos colaboradores por meio de uma interação frequente com todos os envolvidos.

Para aumentar suas habilidades no alinhamento de decisões, algumas dicas são importantes de serem seguidas:

  • Busque trazer à tona decisões difíceis de serem tomadas. Isso vai estimular um debate sério entre a equipe e demonstrará sua total confiança na opinião dos outros, mesmo em questões desconfortáveis.
  • Seja claro na expressão das suas ideias. Proatividade e clareza demonstram conhecimento no assunto e capacidade para ocupar um posto de tomada de decisões.
  • Procure ouvir aqueles resistentes às ideias. Entenda suas preocupações e encontre um meio-termo no qual todos estejam de acordo.

Aprenda e seja honesto

Um profissional estratégico é o ponto focal das learning organizations. Ele deve promover um ambiente e uma cultura na empresa em que todos possam contribuir com ideias e levantar questionamentos, resultando ou não em resoluções de sucesso.

Incentivar esse tipo de comportamento nos colaboradores da empresa faz com que seja possível obter as tão desejadas opiniões verdadeiramente honestas. Seja honesto com os outros profissionais e você terá a honestidade em retorno.

Se algo deu errado na tomada de decisões, procure externar para todos os envolvidos. Assim, é possível descobrir, com a ajuda de todos, os motivos pelos quais não se obteve êxito e, então, construir soluções visando evitar outros fracassos. Um verdadeiro profissional estratégico tem a capacidade e a humildade de sentar, ouvir opiniões e aprender.

Para encorajar a expressão de opiniões honestas, existem algumas dicas:

  • Não apenas fale em honestidade. Exemplifique e aja de acordo com o seu discurso. Lembre-se: você é um profissional referência para os outros colaboradores.
  • Identifique no seu discurso os momentos que você, por qualquer motivo, esteja se desviando daquilo que realmente pretende expor. Ser honesto e demonstrar confiança no próprio discurso são a base para se tornar um exemplo para os outros.
  • Comemore o sucesso das decisões compartilhadas com todos os envolvidos, mas também envolva a todos nas discussões sobre os fracassos da empresa. Aprender a ouvir opiniões adversas em momentos de dificuldade é o grande diferencial em um líder.

Aposte em qualificação

Todas as características necessárias para ser um profissional estratégico que foram citadas até agora demandam um autoconhecimento muito grande, além de uma forte qualificação.

Um profissional de sucesso está sempre em busca de conhecimento, agregando qualidades ao seu perfil. Estar sempre aprendendo é um diferencial do profissional que busca sempre o crescimento da sua carreira.

Aprender de maneira acelerada, visão sistêmica, capacidade de analisar dados e encontrar oportunidades e habilidade para lidar com pessoas são conhecimentos essenciais para todos aqueles que desejam se tornarem um profissional de alto impacto. Ter o domínio sobre elas ajuda a completar o conhecimento adquirido pelo profissional em sua graduação e torná-lo mais apto na resolução de problemas.

Todas essas habilidades são tratadas dentro da metodologia Lean Seis-Sigma. Apesar de ter sido desenvolvida inicialmente para engenheiros, hoje ela tem sido reconhecida como um conjunto de habilidades que pode ajudar todos os profissionais, de administradores a médicos e engenheiros. Isso acontece por causa das habilidades e ferramentas que ajudam o profissional a melhorar processos, atividade essencial para todo profissional estratégico.

Referência no mercado, a Escola EDTI oferece uma série de cursos capazes de potencializar carreiras e formar profissionais capazes de pensar estrategicamente.

A Escola EDTI tem seu início ligado ao desenvolvimento dos cursos de Green Belt e Black Belt na Unicamp. Na década de 1990, o professor Ademir Petenate criou em parceria com a IBM o mestrado profissional em Qualidade da Unicamp. Esse programa foi o primeiro desse tipo do Brasil e é referência para os outros mestrados profissionais desenvolvidos no país atualmente.

Já em 1998, em parceria com a Compaq (HP), foi criado o programa de 6-Sigma na universidade, nos mesmos moldes existentes nos Estados Unidos. Em busca de referências estrangeiras, o professor Ademir criou uma estreita relação entre a Escola EDTI e a API (Associates in Process Improvement).

Hoje, a Escola EDTI oferece diversas capacitações, tanto em moldes presenciais e pagos quanto gratuitos, e no modelo de educação a distância. Também investe em transmissões ao vivo pela internet, em cursos extremamente interativos.

Cursos on-line e presenciais

A Escola EDTI apresenta, como carro chefe, a formação nos cursos de Green Belt e Black Belt. Ambos podem ser cursados em três modalidades apresentadas abaixo.

Green Belt

  • EAD (on-line): as aulas são gravadas e disponibilizadas para o aluno em plataforma on-line. Além de certificação, o aluno tem 2 meses de suporte por e-mail e Skype, além de todo o material em formato PDF.
  • Transmitido: as aulas são transmitidas ao vivo pela plataforma Webex – CISCO. Há interação por vídeo, voz e chat, com 1 mês de suporte on-line, material em PDF e certificação. Essa modalidade ocorre somente nas turmas de Campinas. Aqui, o aluno também ganha acesso à plataforma EAD da Escola.
  • Presencial: esse modelo mais tradicional acontece nas dependências da Escola EDTI, oferecendo ainda 1 mês de suporte por e-mail e telefone. Os materiais são disponibilizados em PDF e impressos, além de contar com certificação e acesso à plataforma EAD.

O Green Belt possui carga horária de 60 horas na modalidade EAD. Com um investimento de R$ 1.899, pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros. Na modalidade de curso Transmitido, o investimento é de R$ 2.199.

O curso Green Belt Presencial da Escola EDTI apresenta uma carga horária de 60 horas, divididas em 40 horas presenciais e 20 horas de projeto simulado. Assim como a modalidade transmitida ao vivo, o investimento também é de R$ 2.199.

Black Belt

  • EAD (on-line): as aulas são gravadas e disponibilizadas para o aluno em plataforma on-line. Além de certificação, o aluno tem 3 meses de suporte por e-mail e Skype, além de todo o material em formato PDF.
  • Transmitido: as aulas são transmitidas ao vivo pela plataforma Webex – CISCO. Há interação por vídeo, voz e chat, com 1 mês de suporte on-line, material em PDF e certificação. Essa modalidade ocorre somente nas turmas de Campinas.
  • Presencial: esse modelo mais tradicional acontece nas dependências da Escola EDTI, oferecendo ainda 1 mês de suporte por e-mail e telefone. Os materiais são disponibilizados em PDF e impressos, além de contar com certificação.

O Black Belt possui 10 módulos com uma duração de 140 horas na modalidade EAD. Com um investimento de R$ 2.899, pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros.

Já as modalidades presencial e transmitido possuem 10 módulos divididos em 60 horas presenciais e 20 horas de projeto simulado. Para quem já tem a certificação Green Belt pela EDTI, o investimento também é de R$ 2.899. Já para aqueles alunos que não se formaram pela EDTI, o investimento é de R$ 3.499.

Além das formações em Green Belt e Black Belt, a Escola EDTI também oferece uma série de cursos in company, baseados em treinamentos intensivos e personalizados para as necessidades da sua empresa.

Contando com os já citados Green e Black Belt, a Escola EDTI oferece treinamentos especiais em Lean – Six Sigma. O curso capacita os participantes a utilizar a metodologia Lean – Six Sigma e suas ferramentas para execução de projetos de melhoria e de redução de custos em processos de alta complexidade da organização.

Além disso, com a vasta experiência na Unicamp, o professor Ademir Patenate ministra cursos em todas as disciplinas de estatísticas da universidade desde 1974, sendo PhD em Estatística pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

A Escola EDTI oferece cursos de planejamento de experimentos, desenvolvendo as habilidades necessárias para otimizar o aprendizado e reduzir os custos envolvidos com os testes.

Dependendo da necessidade da organização, é possível tratar de experimentos fatoriais completos ou fracionados, superfícies de resposta ou outros delineamentos de acordo com o perfil da empresa.

Palestras

Existem diversos profissionais no mercado capacitados para lhe ensinar a ter um pensamento estratégico. Mas antes de participar de qualquer evento envolvendo palestrantes que se dizem estratégicos, procure saber sobre o passado e a experiência profissional deles.

Assim como buscamos referências na hora de adquirir um produto de qualidade, conhecer o que o palestrante sabe sobre o assunto é a garantia que você não vai perder tempo. Invista em quem possa acrescentar na sua carreira!

Ser um profissional estratégico significa identificar suas qualidades, reconhecer suas fraquezas e investir no seu conhecimento. Um líder estratégico não é um verdadeiro profissional se apenas considerar possuir um talento natural, negligenciando o conhecimento.

O cerne das características de alguém com pensamento estratégico está na capacidade de combinar equilibradamente a intuição profissional, a análise dos fatos e o conhecimento técnico. Aprendizado e experiência devem andar juntos na construção de um perfil profissional realmente estratégico. Invista no seu autoconhecimento e na sua formação!

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