Como aprimorar habilidades de liderança

Como aprimorar habilidades de liderança

Ser um bom líder é uma qualidade almejada e que se dá por um enorme conjunto de fatores, exige disciplina, preparo e empenho daqueles que estão encarregados dessa tarefa.

É sobre essa função que iremos falar ao longo do artigo de hoje.

Estar na liderança de uma equipe acarreta diferentes responsabilidades, as quais só serão atendidas se o líder aprender a se organizar e delegar, afinal não podemos dar conta de todas as tarefas sem que a qualidade e a produtividade sejam afetadas negativamente. Por esse motivo, a capacidade de delegar é um enorme diferencial, mas cuidado, essa qualidade é comumente confundida com mandar.

A chave para delegar é saber que é essencial orientar os seus subordinados, para que isso dê resultados positivos cabe ao líder oferecer as condições e conhecimentos necessários previamente, desta forma quando chegar a hora do funcionário se tornar responsável por uma atividade ele irá tomar as melhores decisões, além de estar ciente que o sucesso ou fracasso do trabalho será atribuído a ele, diferente dos casos onde segue apenas orientações.

Esse tipo de conhecimento prévio é essencial, no entanto, ao atribuir tarefas devem ser dadas orientações claras de qual o objetivo e resultado esperado, para que saibam exatamente o que podem fazer e quais caminhos devem seguir, visando sempre a evolução da empresa, e até mesmo o sucesso pessoal, pois uma tarefa bem executada significa evolução e aprendizado para ele também.

Deixe claro limites e recursos disponíveis, todos aqueles que estão encarregados de tarefas devem saber até onde podem seguir e atuar, e quais as regras e postura da empresa dentro de cada situação.

Essas ações são válidas e praticáveis em boas equipes, o que nos leva a outro ponto muito importante. Procure sempre compor sua equipe de forma a motivar pensamentos e ideias heterogêneas, profissionais que interagem com outros que tenham pontos de vistas diferentes, geram boas oportunidades de aprendizado. Isso irá levá-los a pensar de forma diferente e inovar na maneira como encaram suas tarefas, desta forma podem encontrar soluções práticas e mais eficientes para elas, o que também os deixará motivados.

Estar próximo a sua equipe também permite que o líder conheça as habilidades individuais de cada um, o que torna a tarefa de delegar mais precisa, se levar em conta os aspectos pessoais de cada um todas as vezes em que for delegar uma nova tarefa.

Monitore a evolução de cada um bem de perto, mantenha- se sempre atualizado sobre a evolução das atividades e lhes dê um feedback, isso é muito importante para o desenvolvimento das tarefas que já estão encarregados, e principalmente, para as atividades futuras, desta forma ele irá saber onde errou e no que deve melhorar.

Além de manter a equipe motivada, bem orientada e atualizada sobre o mercado, é importante mostrar como funciona os esquema organizacional ao qual estão inseridos, e qual sua importância organizacional. Aspectos pessoais do líder devem ser levados em conta.

A habilidade de gerenciar seus pensamentos, e suas ações, é partir do princípio de que uma mudança profunda em si mesmo acarreta na forma como irá conduzir suas ações e consequentemente sua equipe. Dê  significado ao trabalho, entenda também suas limitações e crie conexões, para depois então engajar as pessoas e dar energia a elas.

No meio de tantos aspectos é fácil se perder, se autoavaliar,  saber em quais ações devem focar, é o primeiro passo para começar a descobrir o que é necessário para você evoluir profissionalmente. Se dedicar um tempo a essa questão e se dedicando a melhorar e aprimorar suas habilidades, você será capaz de fazer boas escolhas e será mais eficiente em suas tarefas.

Uma opção para se aprimorar, e investir em desenvolvimento pessoal é através de cursos de certificação. Gostaria de saber mais  sobre o assunto? Acesse nosso site e descubra como se inovar profissionalmente.

 

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta