Liderança feminina: 8 dicas para conquistar o mercado

A presença das mulheres em cargos de CEO e CFO aumentou de 5% para 11%, de 2015 até 2016. Mesmo sendo uma alta significativa, exercer uma liderança feminina ainda significa enfrentar uma série de dificuldades para conquistar seu espaço no mercado.

Pensando nisso, reunimos 8 dicas essenciais que a ajudarão a alavancar sua carreira e tornar o seu papel como líder ainda mais bem-sucedido. Ficou interessada? Continue lendo o nosso post!

1. Defina o seu propósito

Ter um propósito é o maior trunfo de qualquer profissional. Toda pessoa que sabe o que quer — e acredita que pode conquistar o que quiser — consegue enfrentar desafios com mais confiança e inspirar quem está ao seu redor.

Se, mesmo atuando como líder, você ainda não tem certeza de qual é o seu propósito profissional, tire um tempo para se descobrir, experimentar novas experiências, conhecer suas habilidades e melhorar dificuldades. Isso será fundamental para aumentar a sua autoestima e a capacidade de exercer uma liderança melhor.

2. Invista em capacitação

Para quem já ocupa cargos de liderança, capacitar-se é uma maneira de ganhar um diferencial competitivo e melhorar os resultados pessoais e da empresa como um todo. Mas, para as mulheres, investir em capacitação é também uma forma de empoderamento.

Em empresas nas quais são colocadas a prova a todo momento, ganhar expertise em uma área é uma forma de demonstrar que são capazes de realizar um bom trabalho e exercer uma liderança melhor do que qualquer um.

Além disso, quando você aprende mais, conquista também a possibilidade de alçar voos maiores dentro do seu espaço profissional, ou, simplesmente, de buscar novas oportunidades de carreira, se a atual não a faz feliz.

3. Confie no trabalho da equipe

Como tem sido o relacionamento e a comunicação com os colaboradores da sua equipe? Você delega tarefas ou está sempre sobrecarregada? Trata as pessoas ao seu redor como gostaria de ser tratada?

Os seus liderados precisam ter você como um exemplo e conviver em um ambiente motivador para realizar um trabalho de excelência. Para isso, confie neles, delegue tarefas com equidade, estimule a capacitação, dê feedbacks construtivos e, principalmente, ouça-os.

Todo líder precisa entender que empresas são feitas de pessoas. Não adianta se focar em metas, se a sua equipe anda desmotivada, não se inspira ou não se sente valorizada por você. Oferecer reconhecimento, benefícios, desafios constantes e um bom clima organizacional favorece o crescimento.

4. Use a rejeição como motivação

Fugir de estereótipos, conquistar a confiança de superiores, firmar o seu valor profissional diante de uma cultura empresarial patriarcal e ter uma remuneração igualitária diante de outros líderes são desafios diários que toda liderança feminina enfrenta.

Se durante a sua jornada profissional você se deparar com algum deles, não desista. Aproveite as críticas e a rejeição para reavaliar possíveis falhas, melhorar como profissional e aumentar a sua autoconfiança.

Desafios serão inevitáveis, mas quando você conhece o seu valor se torna mais fácil sobreviver e prosperar, principalmente em ambientes dominados por homens ou pessoas que vivem esperando que você falhe.

5. Trabalhe com o que ama

Em qualquer profissão é fundamental ter paixão pelo que se faz. Gostar do seu trabalho é o caminho certo para enfrentar as dificuldades do dia a dia e fazer as coisas acontecerem.

Pessoas que vão para o trabalho com prazer, sem a frustração de ter que enfrentar mais um dia, conseguem não apenas agir com excelência, mas também motivar quem está ao seu redor a também fazer o mesmo. E hoje, em um mercado tão concorrido, essa é a melhor forma de conquistar seu lugar.

6. Faça uma boa gestão do tempo

Dar conta de todas as demandas do trabalho e de casa, gerenciar as atividades da equipe, acompanhar o desenvolvimento dos filhos e ainda encontrar tempo para cuidar de si mesma não é fácil!

Quem encara um papel de liderança sempre tem a sensação de que precisa se desdobrar em mil para ser uma profissional de excelência, sem abrir mão da felicidade na vida pessoal ou dos momentos de lazer.

Para fazer com que isso aconteça é preciso investir em uma boa gestão de tempo. Manter uma agenda diária, ter um planejamento organizado, delegar tarefas — tanto no trabalho como em casa —, eleger prioridades e saber dizer “não” são algumas das maneiras de gerenciar a sua vida, sem deixar nada pela metade ou malfeito.

7. Invista em networking

Um estudo realizado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, revelou que mulheres são consideradas líderes melhores por conseguirem manter relacionamentos profissionais mais produtivos e por serem mais sociáveis e mais compreensivas do que os homens.

Fazer articulações dentro da empresa é algo fundamental para a liderança feminina. Por isso invista em networking. Convide a equipe para almoçar, promova confraternizações, interaja com todos — desde o diretor da empresa até o auxiliar de limpeza.

São essas pessoas que a ajudarão a crescer dentro da empresa, encontrar novas oportunidades profissionais e se tornar uma líder melhor.

8. Afaste sentimentos de culpa

Um dos principais problemas que podem impedir o desenvolvimento da carreira de uma mulher é o sentimento de culpa, principalmente quando se é mãe. Uma pesquisa publicada pela revista CRESCER revelou que 72% delas conservam esse sentimento por trabalharem fora.

Se você se encaixa nesse perfil, saiba que, mesmo diante de dificuldades, é possível ter uma carreira de sucesso sem negligenciar a família ou perder o crescimento dos filhos. Como já dissemos, o segredo está em fazer uma boa gestão do tempo, planejar as suas atividades e não se cobrar demais.

Uma mulher que se sente realizada com a sua vida pessoal e profissional passa aos filhos e a outras pessoas uma mensagem positiva de que é possível encontrar equilíbrio e felicidade sem abrir mão dos próprios objetivos. Afastar sentimentos de culpa a tornará uma profissional e uma pessoa muito melhor. Acredite!

Gostou das nossas dicas sobre liderança feminina? Quer conquistar o seu espaço no mercado de trabalho e melhorar sua atuação profissional ainda mais? Então confira também 8 dicas para melhorar a sua tomada de decisões!

No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *