O que é Six Sigma ?

Afinal, o que é Six Sigma ou Seis Sigma?

o que é six sigma

O Six Sigma ou Seis Sigma possui uma grande quantidade de definições. Cada autor, cada livro, cada artigo tem uma descrição um pouco diferente sobre o que é o tal do Six Sigma. Neste artigo vamos discorrer sobre algumas definições do Six Sigma.

A mídia costumava descrever o Six Sigma como um método altamente técnico utilizado por engenheiros e estatísticos para dar sintonia fina a produtos e processos. Meia verdade, pois a coleta de dados e a análise estatística são um dos componentes chaves dos projetos de melhoria, mas o Six Sigma é muito mais do que isto.

Busca contínua da perfeiçã

Outras definições falam que o Six Sigma é a busca contínua da perfeição em atender o cliente. Correto, já que Six Sigma refere-se a um alvo de desempenho estatístico. A empresa que atingir este alvo irá produzir apenas 3,4 defeitos a cada um milhão produtos. Cabe aqui uma ressalva: esta meta não é universal, pois há empresas que podem possuir mais ou menos defeitos e obterem sucesso. Você iria numa companhia área em que 3,4 voos em um milhão caíssem? A média das empresas áreas possui um acidente a cada 8 a 10 milhões de voos. Muito mais que o seis sigma. Outras empresas, como é o caso das fundições, dão duro para produzirem peças com menos de 30% de refugo.

Há outros que definem o Six Sigma como um abrangente esforço de “mudanças de cultura”, que busca posicionar a empresa para atingir maiores níveis de satisfação do cliente, lucratividade e competitividade. Apesar das pioneiras GE e Motorola terem causados um choque cultural ao implantar o Six Sigma, há casos em que ele foi implantado sem a necessidade do choque de cultura.

O que é o Six Sigma?

Falamos de vários pontos de vista sobre como definir o Six Sigma, mas afinal, o que é o Six Sigma? Uma definição interessante é dada por Peter S. Pande. Para ele, Six Sigma é um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Six Sigma é singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado de fatos, dados e análises estatísticas e a atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos de negócios.

Ele também define sucesso empresarial como sendo:

  • Redução de custos
  • Melhoria de produtividade
  • Crescimento do market share
  • Retenção de clientes
  • Redução de tempo de ciclo
  • Redução de defeitos
  • Mudança cultural
  • Desenvolvimento de produto/serviço

Para levar o Six Sigma para dentro da sua empresa há dois caminhos: solicitar um projeto de implantação à EDTI ou então, capacitar seu pessoal interno, formando Green Belts e Black Belts. Eles serão os guardiões e especialistas na metodologia na sua empresa.

O Six Sigma e a variação nos processos


O termo Six Sigma é uma referência a uma meta particular de se reduzir o número de defeitos para próximo de zero. Sigma é a letra grega que os estatísticos utilizam para representar o desvio padrão de uma população. O sigma, ou o desvio padrão, indica a quantidade de variação que esta presente no seu processo. Quanto mais variabilidade houver na amostra, maior será o desvio padrão e consequentemente, pior será a qualidade do seu processo.

Por exemplo, suponha que você queira comprar dois chinelos e que você calce 40. Você encomenda os chinelos do seu número e quando percebe, um chinelo tem tamanho 38 e outro tem tamanho 42, apesar de na etiqueta dizer que eles são 40. Apesar do tamanho médio entre eles ser o desejado, nenhum deles é bom para você. Uma boa discussão sobre isso você pode encontrar no nosso post sobre a função perda de Taguchi.

Em termos estatísticos, o propósito dos programas de Six Sigma é reduzir a variabilidade do processo, ou seja, aumentar sua qualidade.

Média para tudo

O nível Sigma é um jeito novo de entender a especificação de um produto. Tradicionalmente, a maioria dos negócios descreve o desempenho dos seus produtos e serviços por meio das médias. Tem média para tudo: custo médio, tempo médio de entrega, ticket médio e por aí vai. Até mesmo os hospitais monitoram seu nível de segurança por meio da média de pacientes que contraíram infecção hospitalar durante sua estada.<

O problema das médias é que eles escodem um grande quantidade de problemas. Pelo modo como a maioria dos processos opera atualmente, se você promete entregar algo em dois dias e a sua média de entrega são dois dias, provavelmente você deve ter entregado produtos com menos de dois dias e outros produtos com mais de dois dias. Se você deseja que todos os seus produtos sejam entregue dentro do prazo, você terá que eliminar os problemas e reduzir a variabilidade em seu processo de entregas.

Tão famoso Six Sigma

Neste caso, para que seu processo atinja o tão famoso Six Sigma é necessário que a cada 1 milhão de entregas, somente 3,4 delas ocorram fora do prazo. Difícil? Talvez, mas com a aplicação das ferramentas vistas em cursos de Yellow Belt, Green Belt ou Black Belt você pode conseguir atingir esse objetivo. Além da capacitação, é fortemente recomendável que a organização contrate uma consultoria para apoiá-la neste processo. Estabelecer uma nova cultura na qual, todos façam parte das atividades de melhoria leva tempo e requer esforços. Nada melhor do que alguém experiente para estar junto neste processo. Nós, da EDTI já participamos de diversas ondas de melhoria nos mais diversos tipos de organização. O sucesso alcançado ao final sempre vale a pena.

Para mais informações sobre o Six Sigma recomendamos que façam o download gratuito de nossa apostila do curso de Green Belt clicando no link abaixo. Nela você irá aprender detalhes sobre como utilizar o roteiro DMAIC e as demais ferramentas de melhoria.

apostila gb

Ou tire suas dúvidas sobre por que ser Green Belt com um de nossos professores clicando abaixo!

tire suas dúvidas

Rating: 4.5/5. From 2 votes.
Please wait...
5 respostas
  1. Geraldo Magela Diniz
    Geraldo Magela Diniz says:

    Muito bom o artigo. Além do que foi dito, a metodologia Lean Six Sigma, fornece um arsenal de ferramentas que,quando devidamente aplicadas, garantem a melhoria do processo, a redução na variação, a redução do desperdício, a mudança da cultura operacional, a satisfação dos clientes e dos colaboradores e a melhoria nos resultados do negócio. Vive esta realidade nos projetos em que trabalhei como Green Belt e Como Black belt. Esta aparente mágica é simplesmente ter um objetivo claramente definido representado por solução de um problema crítico ou melhoria de um processo crítico. Atribuir a condução do projeto a um profissional capacitado (Black Belt). Disponibilizar a este profissional os recursos necessários como, equipe, mudanças no processo, investimento (algumas vezes) e um sólido apoio e patrocínio da diretoria.
    Claro que todo cenário deverá estar obrigatoriamente fundamentado em princípios éticos inabaláveis, profissionais e pessoas de alta confiabilidade e comprometimento. Desta forma resultados Altamente positivos serão alcançados, de forma inequívoca, definitiva e perene.

    Rating: 2.8/5. From 4 votes.
    Please wait...
    Responder
  2. Bruno Azevedo
    Bruno Azevedo says:

    Ótimo artigo, mas fica uma dúvida.
    Neste tópico verifiquei muito que foi voltado para as áreas de produção de fábricas e grande indústrias.
    Em algumas modalidades de oferecimento da capacitação, vejo que está aplicada a profissionais que trabalham em setor de compras.
    Como poderia essa metodologia se aplicar a tal setor?

    Att;

    Rating: 3.0/5. From 2 votes.
    Please wait...
    Responder
    • Marcelo
      Marcelo says:

      Caro Bruno,
      A metodologia se aplica a qualquer tipo de processos, seja administrativo ou produtivo, seja na área de serviços ou manufatura.

      A diferença são as ferramentas que serão aplicadas na maioria dos projetos.
      Por exemplo, quando falamos de atividades administrativas, geralmente as ferramentas utilizadas são fluxograma, mapeamento do fluxo de valor, eliminação de desperdícios e assim por diante.
      Poucas vezes iremos aplicar um gráfico de dispersão ou DOE.

      Rating: 2.3/5. From 3 votes.
      Please wait...
      Responder
  3. Flávio Travezani
    Flávio Travezani says:

    Boa tarde. Estou interessado no curso de black belt a distância. qual a disponibilidade? E qual o valor?

    No votes yet.
    Please wait...
    Responder
    • Marcelo
      Marcelo says:

      Bom dia Flávio, tudo bem?

      Temos curso Black Belt transmitido para qualquer lugar com acesso à internet.

      Você sempre pode conferir as próximas turmas do Black Belt no endereço http://www.escolaedti.com.br/black-belt/

      Um abraço

      No votes yet.
      Please wait...
      Responder

Trackbacks & Pingbacks

    Deixe uma resposta

    Quer participar da conversa?
    Deixe sua opinião! :)

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *