Você está aqui: Início / Blog / Palestra do Prof. Ademir no NEMO/Unicamp

Palestra do Prof. Ademir no NEMO/Unicamp

Palestra NEMO

Confiram a palestra realizada pelo Prof. Ademir Petenate, sócio e diretor da EDTI, realizado no dia 30.08.2012 no NEMO. Na palestra ele comenta da dá detalhes sobre o”Modelo de Melhoria” e sua aplicação.

Nemo:

O Programa de Melhoria de Processos da UNICAMP NEMO foi criado em 2000 tendo como base o primeiro Mestrado Profissional em Qualidade do Brasil.

O Professor Dr. Ademir José Petenate do Departamento de Estatística do IMECC/UNICAMP, foi convidado pela COMPAQ/HP para formar uma parceria e criar o programa de 6 Sigma na UNICAMP no formato do programa de sua unidade nos EUA.

Os cursos de Melhoria de Processos Green Belt e Black Belt eram ministrados nos Estados Unidos pela API (Associates in Processes Improvement) e o prof. Ademir foi buscar as referências para a criação do programa na UNICAMP o que resultou em um estreito relacionamento entre a UNICAMP e a API formada por um grupo de consultores e pesquisadores com vasta experiência profissional. Seus membros são autores dos livros e artigos fundamentados no trabalho do Dr. W. Edwards Deming.

A parceria foi estendida com a aquisição pelo professor Ademir dos direitos de tradução e comercialização no Brasil do livro The Improvement Guide cujo título em português é Modelo de Melhoria.

Com o intuito de atender a crescente demanda por qualificação o professor Ademir criou em 2007 o Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional (NEMO)

O NEMO atua em parceria com diversas empresas públicas e privadas e tem por finalidade:

• criar um ambiente favorável para que pessoas e Instituições interessadas desenvolvam aptidões de aprendizagem, ensino e pesquisa em temas relacionados à Melhoria de Processos Organizacionais.
  • prover o IMECC com um espaço acadêmico para realização das atividades ligadas a Ensino, Extensão e Pesquisa
  • contribuir para a atualização de profissionais de Instituições públicas e privadas
  • contribuir para formação de alunos de graduação e pós-graduação
  • promover cursos, eventos, palestras, seminários, workshops e consultorias relacionadas à Melhoria de Processos e Pessoas.

Número aproximado de alunos formados pelo NEMO:

• 4.000 alunos formados em Green Belt
  • 420 alunos formados em Black Belt