Capa Pensamento Sistêmico

Pensamento sistêmico

Pensamento Sistêmico

Surgido no século XX, o pensamento sistêmico foi uma contraproposta ao pensamento reducionista-mecanicista, herdado de filósofos da Revolução Científica do século XVII como uma nova forma de abordagem da realidade, mas o que significa pensar sistemicamente? Nada mais é, do que estar consciente sobre o fato de que todas as coisas fazem parte de um sistema, ou seja, relacionadas e influenciando umas às outras.

Isso vale para vários aspectos, desde estruturas familiares, a empresa em que você trabalha e os processos de produção que são realizados por ela. Essa relação pode ser estabelecida partindo do princípio sistêmico de que os problemas, e suas soluções, estão interligados de diversas formas, cabe a você ver onde essas conexões acontecem, e usar essa informação ao tomar suas decisões.

Como utilizar o pensamento sistêmico na tomada de decisões?

O princípio básico é ver todas as ações como um todo, sempre se lembre que elas deixam de ser algo singular para ser parte de algo maior, um sistema composto por um conjunto de partes que interagem entre si, e quando uma parte deste sistema não funciona bem afeta todo o resto.

Essa percepção permite a líderes tomem decisões mais acertivas, obtendo resultados mais sustentáveis a longo prazo, evitando efeitos colaterais indesejáveis de suas soluções, afinal, as empresas estão inseridas em um contexto globalizado, no qual as decisões precisam ser cada vez mais precisas.

Esse tipo de pensamento pode parecer óbvio, no entanto, é da natureza humana encarar os problemas de forma focada e reduzida, tentando o máximo para solucioná-los imediatamente e esquecendo que ações podem trazer efeitos negativos em outras áreas a um longo prazo.

O pensamento sistêmico permite chegar a fonte do problema, visando ações que funcionam em conjunto com vários aspectos, entre eles um muito importante, o VOC (voz do cliente), algo de suma importância que as vezes acaba sendo deixado de lado, o que não deveria acontecer.

Uma forma inteligente de usar o Seis Sigma, em conjunto com o pensamento sistêmico, é lembrar da possibilidade de oferecer projetos de melhoria usando dados e conhecimentos que englobam todas as áreas da empresa, o que pode auxiliar organizações comuns a se transformarem em organizações que aprendem, e solucionam problemas de forma mais eficaz.

visão sistêmica entender a empresa como um sistema único, e ser uma ótima forma de solucionar problemas a longo prazo, não deixe de ter um olhar crítico, lembre sempre dos recursos disponíveis, a equipe que compõem esse sistema, elas sempre devem ser analisadas individualmente, não deixe de ter gestão humanizada.

Assim como outras formas de administração essa prática requer treino e atenção do gestor, conhecimento e empenho.

Gostaria de ter mais informações sobre como se tornar um bom líder? Acesse nosso conteúdo e descubra mais!

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta