Qual é o impacto do Lean Healthcare na área da saúde?

Você já ouviu falar em Lean Healthcare? Trata-se de uma filosofia que visa ao bem-estar do paciente, reduzindo o tempo de espera e os desperdícios do processo.

O método atua diretamente no mecanismo de gestão de clínicas e hospitais.

Como funciona a metodologia Lean Healthcare?

Para você entender melhor, vamos falar um pouco das origens do Lean Healthcare.

Você já ouviu falar do sistema de produção implantado nas linhas de montagem da Toyota? Ele visa otimizar continuamente o processo pela redução de resíduos, gerenciamento de estoque, aprimoramento do ambiente de trabalho, entre outros fatores.

Essa metodologia funcionou tão bem no setor automobilístico que acabou se alastrando para outras áreas. Nem mesmo o sistema de saúde ficou de fora. Neste último, a metodologia foi adaptada para o que chamamos hoje de Lean Healthcare.

Qual o verdadeiro conceito do Lean Healthcare?

Para a implantação de um sistema como esse, é necessário que ocorram mudanças estruturais e culturais na organização. Tudo começa pela conscientização de gestores e equipes do quanto essas mudanças serão benéficas para o todo.

As lideranças precisam se desenvolver para trabalhar em prol da implantação e analisar a fundo as falhas ocorridas para que as mudanças sejam implementadas, de forma que elas não voltem a ocorrer no futuro.

Entretanto, ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, não é necessário alto investimento. As coisas vão acontecer aos poucos. Deve haver uma conscientização para que todos passem a ver o trabalho por esse ângulo mais sustentável.

Como é o Lean Healthcare nos hospitais?

Nos hospitais Lean, esse sistema derivado da Toyota é aplicado com afinco. Normalmente, dois outros sistemas são integrados para que a metodologia funcione de fato. São eles:

Hoshin Kanri

Trata-se de um sistema que visa fazer com que todos os funcionários trabalhem juntos em prol dos mesmos objetivos. Cada um deve ter em mente as suas metas individuais e as da equipe.

Funciona por meio de um planejamento, que pode ser anual, mediado por reflexões sobre o que tem funcionado bem e o que ainda precisa ser melhorado.

Essa análise deve levar em consideração também os fatores externos de mercado.

Gerenciamento visual diário

Consiste em reservar um tempo, todos os dias, para que o progresso de cada profissional seja avaliado, com base em quantidades de trabalho e gráficos. Isso não deve ser encarado, entretanto, como perda de tempo, mas como uma forma de melhorar o desempenho da equipe e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Entretanto, é necessário encontrar o equilíbrio, para que os resultados não sejam superestimados nem negligenciados. Deve-se dar a cada fator a importância que ele realmente tem e integrá-lo à análise geral, pois nem todo resultado, por si só, traz informações que devem ser levadas ao pé da letra.

Quais as vantagens da implantação do método?

Dentre os principais benefícios proporcionados pelo Lean Healthcare estão:

Eliminação de defeitos e retrabalhos

Esse fator, por si só, já aumenta a produtividade e elimina os desperdícios. Entretanto, só é possível por meio de uma boa gestão, que visa analisar e propor melhorias, bem como disponibilizar os medicamentos e insumos necessários.

Otimização do atendimento

Por meio dessas melhorias, será possível oferecer um atendimento mais direcionado e eficaz para o paciente. Ele se torna mais rápido, visto que a metodologia também atua sobre o gerenciamento da agenda dos médicos.

Em caso de emergência, uma triagem bem organizada proporciona o mesmo efeito.

Funcionários mais capacitados

Quando algo destoa da filosofia aplicada, é necessário identificar de onde vem a falha. Isso faz com que a gestão esteja apta a tomar medidas como a capacitação de funcionários.

Por meio do sistema Lean Healthcare, os profissionais transformam a sua maneira de pensar e atuar visando ao bem-estar dos pacientes.

Sistema, médicos e pacientes saem no lucro

Há uma redução no tempo de espera, no número de visitas (eliminando as que são desnecessárias) e no tempo de coleta, triagem e entrega de resultados.

Assim, a taxa de mortalidade também cai, e os pacientes tendem a sentir-se mais satisfeitos. Consequentemente, os funcionários se mantêm motivados parar melhorar cada dia mais.

Atendimento humanizado

Todas as mudanças propostas pela metodologia Lean Healthcare visam beneficiar as pessoas. A saúde, o bem-estar e a integridade de pacientes e funcionários são tratados como prioridade, e essa é a maior premissa para um atendimento hospitalar de boa qualidade.

Por que fazer um curso de Lean Healthcare?

Muitas vezes, não é possível implantar uma nova filosofia de uma hora para a outra. Pode ser que o pensamento e a visão de mundo das pessoas da equipe precisem mudar um pouco para que possam se integrar. Mas, para isso, é preciso saber exatamente do que estamos falando.

Fazer um curso de Lean Healthcare significa qualificar-se como profissional e oferecer à instituição na qual você trabalha e aos pacientes um serviço de altíssima qualidade. Anteriormente, falamos um pouco sobre a metodologia, mas o fizemos de forma resumida. No ambiente de trabalho também costuma ser assim.

Aprofundar-se no tema significa descobrir um universo de informações e possibilidades, que farão de você um profissional melhor e mais consciente, trazendo benefícios até mesmo para outros setores da sua vida, não só a carreira.

Nossa plataforma conta com diversas opções de pacotes pelos quais você vai aprimorando o seu nível de conhecimento do tema, podendo obter certificações que farão com que se torne um profissional de destaque na área da saúde e gestão hospitalar.

Você acredita que o bem-estar dos pacientes deve ser priorizado? Entrou nessa profissão não só pelo dinheiro, mas por acreditar que tem algo a fazer pelas outras pessoas? Acha que a sua missão de vida é contribuir para que os outros se sintam melhor diante de um problema de saúde?

Se você se identificou com esse perfil,  é um forte candidato a desenvolver-se na metodologia Lean Healthcare. E tem tudo para se apaixonar por essa nova perspectiva de trabalho.

Entre em contato conosco e descubra tudo o que precisa saber para ingressar em um curso que fará de você um profissional diferenciado e um ser humano melhor.

No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *