Você está aqui: Início / Blog / 5 dicas de relacionamento com o cliente

5 dicas de relacionamento com o cliente

Um dos maiores problemas das organizações é o seu relacionamento com o cliente. Mas afinal, o que é relacionamento com o cliente?

Geralmente, define-se relacionamento com o cliente como todas as interações entre a organização e seus clientes, sincronizando as atividades de vendas, marketing, entregas e suporte técnicos. Isso implica na relação antes de conquistá-los, durante a entrega do produto ou serviço e também depois que tudo já foi realizado.

eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Entrevistamos três alunos que dividiram sua trajetória ao longo desse processo, desde a decisão de se tornar um Green Belt, até a experiência ao longo das aulas. Escolher uma instituição de ensino adequada é primordial para uma experiência completa de aprendizado, não basta tomar a decisão de realizar cursos para se destacar se isso não gerar, de fato, conhecimento ao aluno.

Capa eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Nós da EDTI compilamos 5 dicas práticas para ajudá-los a desenvolver uma relação mais interessante com seus clientes.

Deixe que o cliente saiba o que estão fazendo para ele

Geralmente, explora-se muito essa dica na parte de vendas. Um bom vendedor sempre mostra os pontos que o seu produto tem em vantagem à concorrência e também qual o valor que isso vai gerar para o cliente. Porém, como vimos, o relacionamento com o cliente vai além da venda.

É sempre bom e aconselhável demonstrar para o cliente que, mesmo após a entrega, você continua buscando novas maneiras de entregar-lhe valor. Retomar um cliente antigo para perguntar-lhe sobre um produto novo que estão desenvolvendo para resolver outro problema dele sempre cria a imagem de fidelidade e competência.

Passe informações, contanto que não sejam confidenciais

Mesmo quando o que esteja em seu portfólio não seja especialmente ligada a ela. Todos nós gostamos de informações sobre como andam as coisas em mercados diferentes dos nossos. Adoramos quando alguém nos mostra oportunidades que não estávamos percebendo.

Isso faz com que tenhamos um relacionamento bem mais próximo com o cliente. Mas sempre é bom ter muita responsabilidade com estas informações. Nunca passe informações sigilosas de outros clientes, principalmente se houver a possibilidade de conflito de interesses. Não vale a pena ganhar um amigo traindo outro.

Caso saiba que seu cliente possui certo interesse em um determinado assunto, sempre mande-lhe conteúdos sobre isso. Podem ser livros, artigos interessantes, vídeos, etc. Isso faz com que você tenha uma porta aberta em seu cliente através de assuntos que ele mais se interessa.

Mantenha contato sempre, da forma mais personalizada possível

Quem é visto sempre é lembrado. Sempre busque saber quais são as novidades com seus clientes e também informar as suas novidades. Newsletters são boas ferramentas para contar as novidades, mas devem ser utilizadas com cuidado para que não se tornem spam.

Para perguntar quais as novidades, nada melhor do que escrever um atencioso e-mail, um a um, citando os nomes e parte do relacionamento passado. Estamos conversando com seres humanos, e não com robôs.

Dedique-se

Esta é talvez a dica mais importante. Devemos nos esforçar ao máximo para entregar serviços para os nossos clientes com a melhor qualidade possível.

Não adianta termos um bom relacionamento com nossos clientes se traímos sua confiança com produtos e serviços de má qualidade. Nossos esforços neste sentido são não apenas percebidos pelos clientes, mas fundamentais para um bom relacionamento com o cliente.

2 comentários em “5 dicas de relacionamento com o cliente”

1. Pingback: Visão Lean: como adotar passo a passo

2. Pingback: Consultoria de gestão da qualidade: veja os benefícios