Você está aqui: Início / Blog / Roteiro para Melhoria – Juran

Roteiro para Melhoria – Juran

Juran – Muitos roteiros foram desenvolvidos ao longo dos anos para se trabalhar com melhorias de processos e produtos. Neste artigo listaremos os mais importantes e que foram selecionados pelo livro “Modelo de Melhoria”, o qual foi traduzido pela equipe EDTI:

• Sequência universal de Juran para a melhoria da qualidade;
  • Seis Sigma DMAIC;
  • Seis Sigma DFSS;
  • Modelo de sete passos para resolver problemas;
  • FOCUS – PDCA;
  • Modelo 8D;
  • QC Story;
  • Pensamento Lean.

O roteiro escolhido para este artigo foi desenvolvido por Joseph Juran, um dos gurus da qualidade.

Juran

Com base nos seus anos de experiência em projetos de melhoria, Juran observou que a melhoria em uma variedade de contextos e ambientes foi realizada seguindo uma “sequência universal de passos”:

1. Identifique um problema – algo de errado com um produto, serviço ou processo que tem um impacto sobre o desempenho da organização.
  2. Crie um projeto de melhoria.
  3. Meça e analise o processo corrente para ganhar conhecimento sobre o desempenho atual (base de referência).
  4. Analise os sintomas.
  5. Gere teorias sobre as causas dos sintomas.
  6. Teste as teorias.
  7. Estabeleça as causa.
  8. Desenvolva soluções.
  9. Teste e comprove as soluções em operações.
  10. Lide com resistência a mudanças.
  11. Estabeleça controles para manter os ganhos.

Essa sequência universal, que é base para muitos outros roteiros de melhoria, coloca ênfase na compreensão de como o atual processo ou produto funciona e identifica as causas do problema antes de começar a pensar em soluções.

Esse e outros roteiros de melhoria são tratados nos cursos de Green Belt e Black Belt ministrados pela equipe EDTI.