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Estratégia de negócios: 10 dicas para um empreendimento de sucesso

Para liderar um empreendimento é necessário ter uma boa estratégia de negócios para fazer parte da rotina corporativa. Nem todas as empresas se preocupam em criar essa estratégia, o que pode atrasar o progresso e o consequente sucesso delas.

Portanto, esteja você no início ou já com o seu negócio em pleno funcionamento, separamos a seguir 10 dicas fundamentais. Acompanhe!

1. Tenha um planejamento estratégico

O planejamento estratégico deve ser a base de qualquer negócio antes de partir para a execução propriamente dita. Isso porque sem metas claras e a definição de todos os passos para alcançá-las, a empresa pode sofrer com erros e desperdícios de tempo e dinheiro.

Para você ter um planejamento estratégico, monte um documento descrevendo os seguintes itens:

  • Análise de mercado: trace um perfil dos seus clientes e as características do local da instalação do seu negócio.
  • Planejamento de marketing: planeje todas as ações de divulgação do seu negócio, tanto no meio tradicional quanto no digital.
  • Planejamento operacional: descreva como o seu produto ou serviço será comercializado e qual será a quantidade de colaboradores e equipamentos que você precisa para trabalhar.
  • Planejamento financeiro: calcule investimentos a serem feitos, despesas fixas e esporádicas, capital de giro, pagamento dos funcionários, pró-labore, além de metas de faturamento e lucro.

2. Faça um mapeamento da concorrência

Você precisa conhecer a fundo os seus concorrentes, mas isso não significa que eles sejam seus inimigos. Conheça os seus produtos e serviços, como eles fazem a divulgação, como interagem com os clientes e de que forma eles inovam.

Você não precisa, necessariamente, copiar todas as boas ideias, mas esse mapeamento pode lhe servir como base para criar as suas próprias inovações e até mesmo prestar um atendimento de maior qualidade em comparação à concorrência. Inove onde os seus concorrentes falham.

3. Crie metas claras

Estratégia de negócios só funciona com metas. Afinal de contas, todo o seu planejamento deve estar focado nelas.

Ter metas claras a curto, médio e longo prazo — e em cada departamento da empresa —, é essencial para você conseguir medir se as suas ações estão sendo eficazes ou se é preciso planejá-las novamente.

Também é importante dominar um método de melhoria para bater metas com regularidade e o Seis Sigma é uma eficiente ferramenta com esse objetivo.

4. Desenvolva uma boa gestão financeira

Existem muitos empreendedores que são brilhantes na hora de criarem e venderem seus produtos. A má notícia é que se eles não tiverem uma boa gestão financeira, a probabilidade de quebrarem é grande.

Uma boa gestão financeira começa com um bom planejamento financeiro — o que já foi descrito na primeira dica. Portanto, se você está no vermelho, precisa parar agora e reorganizar o seu fluxo de caixa. Crie um capital de giro, analise o que pode ser economizado e trabalhe com metas de aumento de faturamento.

Atualmente, existem planilhas simples que você consegue controlar todos os valores de entrada e saída e, inclusive, fazer previsões futuras.

5. Saiba negociar com seus fornecedores

Muitas vezes, para que você economize ao máximo e corte a maioria das despesas, será preciso um grande poder de negociação com seus fornecedores. Essa é uma importante estratégia que pode gerar ótimos resultados.

Se o caixa da empresa estiver organizado, uma boa dica é realizar as grandes compras com pagamentos à vista. Isso abrirá a possibilidade de pedir um desconto maior e adquirir os materiais necessários a um custo mais baixo — gerando uma maior margem de lucro.

6. Capacite a sua equipe

Uma boa liderança se traduz em uma equipe capacitada para desempenhar as funções. Por mais que você trabalhe sozinho no início do empreendimento, chegará uma hora em que será preciso crescer e, para isso, construir um time.

Promova cursos de reciclagens para a sua equipe, incentive-a a participar de eventos da área e promova a troca de ideias e experiências.

7. Foque no seu cliente

Conhecer o seu cliente é fundamental para a sua empresa prosperar. Mas, não basta apenas ter um público-alvo definido lá no início do negócio. Ao longo do tempo, com pesquisas de mercado e pesquisas entre os próprios clientes, é possível conhecê-lo mais a fundo e criar uma persona: um modelo de cliente que agrega características que a maioria dos seus clientes possui.

Trace um perfil etário, poder de compra, hábitos de consumo, interesses, profissão, estado civil, os medos, as dores, os desejos e os sonhos dos seus clientes. A partir daí, fica muito mais fácil você se aproximar e oferecer produtos e serviços personalizados.

8. Pratique networking

Não fique imerso apenas no seu ambiente de trabalho. Conhecer pessoas e formar uma rede de contatos é muito importante para o empreendedor. Aquela conhecida frase “quem não é visto, não é lembrado” é verdadeira no mundo dos negócios.

Por isso, tenha uma vida em sociedade, movimente-se. Participe de feiras do setor, vá a cafés e coworkings. Fale do seu empreendimento e ouça sobre o de outras pessoas. Podem surgir grandes parcerias e ótimas vendas a partir daí.

9. Mantenha-se atualizado

Manter-se atualizado em relação à sua área de atuação e em relação ao mercado de maneira geral é imprescindível para você ter sucesso no seu negócio.

Mesmo que o tempo seja curto, não deixe de separar um período para participar de palestras, seminários e eventos. Também fique atento ao noticiário e faça cursos presenciais ou à distância, o que proporciona maior flexibilidade.

10. Equilibre a sua vida

Empreender não é fácil, principalmente quando se está no início. São muitas horas extras e longos finais de semana (e feriados) em busca da realização do sonho empreendedor.

Mas, tenha em mente que não adianta você abdicar toda a sua vida em prol da carreira e se esquecer das outras partes, como a família, os amigos e a sua própria saúde. Por isso, a estratégia final é essa:

  • Passe um tempo de qualidade com a sua família.
  • Saia e divirta-se com sua família e seus amigos.
  • Alimente-se bem e faça exercícios físicos.
  • Separe um tempo para fazer coisas que gosta, como ouvir música, ler um livro ou praticar algum hobby.
  • Durma bem.

Agora que você já conhece as 10 principais dicas de estratégia de negócios, comece a implantá-las no seu empreendimento. Se você gostou das dicas e quer dividi-las com seus amigos, compartilhe este post nas redes sociais!

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3 comentários em “Estratégia de negócios: 10 dicas para um empreendimento de sucesso”

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