formulário sipoc

Ferramenta para melhoria – SIPOC 2/2

Dicas para construir seu SIPOC

 O que fazerErros mais comuns
O nome processo define o que ele faz, nem mais e nem menosUsar verbo no infinitivo mais complementoDar nome utilizando gerúndio ou verbo no passado
O nome do processo não deverá definir seu desempenho e nem seus objetivos de melhoriaUse a declaração de propósitos do processo para definir o porque ele existe. Isto irá ajuda-lo a identificar os objetivos de melhoria e as métricas de desempenhoColocar palavras que definem o objetivo do processo. Ex: Contratar pessoas rápido, Melhorar os relatórios
As saídas devem especificar o que o processo entrega, não o que ele alcançaAs saídas são “coisas”. Elas podem estar corretas ou com erros. Podem atender as necessidades do cliente ou nãoSaídas que ou são vagas, como “clientes satisfeitos” ou que contém especificações, como “relatórios entregues a tempo”
Entradas devem ser especificar os “gatilhos” do processo e o que será trabalhado pelo processoEntradas são “coisas” supridas pelos fornecedores do processoMão de obra e outros recursos não consumidos no processo. Eles não disparam o processo e não sofrem transformação.

Políticas e regras não devem ser incluídas como entradas. Elas guiam o processo, mas não são trabalhadas por ele. Entradas podem incluir instruções operacionais que são necessárias para quem executa as atividades.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *