Folha de verificação

A folha de verificação é uma das sete ferramentas da qualidade, considerada a mais simples das ferramentas. A folha de verificação apresenta uma maneira de se organizar e apresentar os dados em forma de um quadro, tabela ou planilha, facilitando desta forma a coleta e análise dos dados.

Confira mais sobre essa ferramenta de qualidade a seguir.

eBook – Lean Manufacturing, tudo que você precisa saber!

As metodologias Lean e Seis Sigma são bastante utilizadas pelas empresas no mercado atual. Porém, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre cada uma, como funcionam e o que difere as duas filosofias de gestão.





Capa eBook - Lean Manufacturing, tudo que você precisa saber!

O que é a folha de verificação?

A folha de verificação é aparentemente muito simples de se aplicar e por isso é considerada a mais utilizada entre as sete ferramentas da qualidade.

Também conhecida como lista de verificação, se trata de um formulário utilizado para padronizar e facilitar a coleta de dados além de uniformizar a verificação e execução de processos.

É uma formulário planejado para coletar dados, portanto, é uma  ferramenta versátil, é útil desde o primeiro passo no início da maioria dos controles de processo, até esforços para solução de problemas.

Na indústria, dados registrados em folhas de verificação ajudam a entender se os produtos tem as especificações exigidas. 

É comum usar as folhas de verificação para localização de defeitos, contagem de quantidades, classificação de medidas, existência de determinadas condições, tipos de reclamações, causas de efeitos, e causas de defeitos, por exemplo.

A utilização da folha de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos, não comprometendo a análise dos dados.

Esta folha de verificação é capaz de proporcionar evidência objetiva para análises de eventuais problemas envolvendo a produção de diferentes biscoitos.

Portanto, a folha de verificação tem grande aplicação para levantamento e verificação de dados e fatos.

Na administração da qualidade, não é possível tomar decisões acertadas ou propor planos de melhoria com base apenas em suposições e argumentos que não estejam fundamentadas em fatos e dados. 

A importância das folhas de verificação esta diretamente relacionada a possibilidade da coleta dos dados e a sua disponibilidade, evidências objetivas, para análise e solução de eventuais problemas.

Sobre os fatos é que devem se basear as decisões empresariais, levando-se em conta a melhoria da qualidade de produtos, processos produtivos e serviços.

As opiniões devem ser motivadoras e capazes de proporcionar as evidências objetivas onde as decisões precisam se apoiar.

Quando usar uma folha de verificação?

A ferramenta permite uma rápida percepção da realidade e uma breve interpretação da situação, o que auxilia na redução de erros ou evitar que o mesmo volte a ocorrer.

A padronização das informações garante maior confiabilidade no processo, criando embasamento para as ações de melhoria de processo.

Pode ser utilizada para distribuição do processo de produção, ou seja, no controle da produção através de amostragens, é utilizado quando se quer analisar se a medida de um item está conforme o esperado, ou então, quando os dados podem ser observados e recolhidos repetidamente pela mesma pessoa ou no mesmo local. 

Na verificação de itens defeituosos,  para determinar qual a frequência de um erro e sua localização.

Para determinar as causas de defeitos (usado para coletar dados que comprovem as causas do defeito), oletar dados sobre a freqüência ou padrões de eventos, problemas, defeitos, localização de defeitos, causas de defeito;

Coletar dados de um processo de produção;

Para verificar a execução do processo, a folha de verificação ajuda a estabelecer um checklist, no qual se assegura que a execução correta de todas as partes do processo.

Também pode ser usada para delegar tarefas facilmente, através da padronização da execução dos processos por meio de checklists permite que tarefas sejam executadas por outras pessoas mais facilmente.

Como fazer?

Apesar de não existir um modelo padrão de folha de verificação, alguns passos podem ser seguidos para criar uma folha de verificação eficiente:

Definir o objetivo da coleta de dados, respondendo às seguintes questões:

 Quais dados que precisamos?

 Os dados podem ser analisados por diversas óticas?

Como os dados serão registrados?

Quem irá realizar as coletas de dados?

Quem vai realizar o levantamento de dados, está preparado para fazer com eficácia?

  1. Montar a lista, com os campos para registros.
  2. Elaborar folha autoexplicativa para o preenchimento
  3. Conscientização para a coleta
  4. Execução de pré-teste.
  5. Fazer coleta dos dados.

Depois de realizar a coleta de dados, usar outras ferramentas para a tomada de decisão.

Gostou de conhecer a folha de verificação? Que tal se aprofundar em outras técnicas do Sistema Toyota de Produção? Ao realizar o curso Lean Manufacturing da Escola EDTI, o aluno aprende uma metodologia para diagnóstico dos desperdícios e implementação do Lean. Faça a sua matrícula clicando aqui, e adquira essas competências!



No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta