Você está aqui: Início / Blog / Cursos online se consolidam como fonte de qualificação profissional

Cursos online se consolidam como fonte de qualificação profissional

Com a disseminação da internet, nos últimos anos, os cursos online são cada vez mais utilizados por quem quer buscar qualificação profissional. De tendência, no início dos anos 2000, as plataformas digitais de educação a distância se consolidam hoje em dia como alternativa equivalente ao ensino presencial no Brasil. Seja para o ensino superior ou para a formação complementar, como as capacitações profissionais, os cursos EAD são procurados por diversos perfis de público atualmente.

A evolução da educação a distância no Brasil

Embora possa parecer algo recente, na verdade, a EAD é antiga no país. As primeiras experiências com essa modalidade de ensino ocorreram no início dos anos 1900, com cursos de datilografia por correspondência. No decorrer do século passado, recursos como o rádio e, mais tarde, a televisão passaram a ser usados como meios de transmissão de cursos EAD. Só no século 21, com a propagação da internet, que os cursos online realmente ganharam força e a preferência dos estudantes, por atenderem ao dinâmico ritmo de vida da atualidade.

Crescimento da EAD no ensino superior

Conforme dados do Censo da Educação Superior de 2014, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a educação a distância respondeu por quase um quarto das matrículas no ensino de graduação naquele ano. Dos 3.110.848 ingressos em cursos de graduação em 2014, 727.738 foram na modalidade EAD.

Para se ter uma ideia da evolução da educação a distância no ensino de graduação, em 2003 a EAD correspondia a cerca de 1% das matrículas, enquanto em 2014 a participação dessa modalidade subiu para expressivos 23,4%. Em relação às pessoas que iriam terminar a graduação, os concluintes na modalidade EAD tiveram um salto de 18,4% na comparação entre 2014 e 2013.

Vantagens dos cursos online

A internet é hoje em dia o principal meio de transmissão de conteúdo na modalidade de educação a distância. Os chamados ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) permitem que os alunos tenham acesso a diversos tipos de conteúdo, seja em texto, áudio e/ou vídeo. Uma grande vantagem da EAD é que o professor e o estudante não precisam estar no mesmo tempo e no mesmo local para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o aluno tem maior autonomia e flexibilidade para fazer um plano de estudos próprio, conforme a disponibilidade de tempo que possui.

Os cursos online atendem, de forma satisfatória, às necessidades de pessoas que já trabalham e que não conseguiriam acompanhar os horários pré-fixados de um curso presencial. Além disso, estudar pela internet permite que o estudante de cidades afastadas dos grandes centros urbanos tenha acesso a professores renomados, com quem dificilmente conseguiria interagir se as aulas fossem presenciais. Outra vantagem é que o aluno não precisará perder tempo e disposição no trânsito para ir para o prédio de uma instituição de ensino.  Dessa maneira, podemos dizer que a educação a distância tem grande importância para a democratização do conhecimento, ao facilitar o acesso à educação de qualidade.

Competências de quem estuda na modalidade EAD

Ao participar de cursos online, o estudante pode desenvolver competências valorizadas pelo mercado de trabalho, como a proatividade, a organização, a disciplina e a dedicação. Quem faz cursos online por conta própria demonstra que se preocupa com a formação profissional e com a atualização contínua de conhecimentos. Além disso, como a modalidade EAD exige bastante comprometimento do aluno para o êxito do aprendizado, o estudante também treina a disciplina e a execução de metas ao longo do curso.

Cursos online de metodologia Six Sigma

Para atender às necessidades de profissionais que precisam se qualificar, para melhorarem o posicionamento da carreira, a Escola EDTI oferece as certificações da metodologia Six Sigma, como Yellow Belt e Green Belt, entre outros cursos, na modalidade EAD. A Certificação Green Belt 6 Sigma EAD, por exemplo, tem 60 horas de duração, com 20 aulas, divididas em três módulos. O curso, que pode ser feito em até três meses após a matrícula, possui certificado de conclusão.

E por falarmos em cursos online Six Sigma, você quer experimentar como é estudar na modalidade EAD? Então, faça o curso de certificação Lean Six-Sigma WHITE BELT gratuitamente. Clique aqui para se matricular.