Você sabe o que é certificação Black Belt e como obtê-la?

Conquistar a certificação Black Belt dentro da metodologia Six Sigma pode significar um grande benefício para uma carreira profissional. As habilidades e o reconhecimento que acompanham esse nível de treinamento podem ajudar você galgar conquistas na mais alta administração na sua empresa e torná-lo um profissional requisitado no mercado.

Para alcançar esse patamar, porém, é preciso se capacitar. Entender sobre a certificação Lean Six Sigma é apenas o primeiro passo nessa jornada.

Neste artigo nós explicamos sobre esse nível de qualificação dentro da metodologia Six Sigma e damos dicas de como você pode obtê-lo. Acompanhe!

A metodologia Six Sigma

A Six Sigma é uma estratégia de gerenciamento de processos de negócios, projetada para melhorar a produtividade e o desempenho geral usando dados estatísticos para identificar erros.

Originalmente desenvolvido pela Motorola, o sistema foi usado para melhorar a produtividade, eliminando defeitos em seus processos de fabricação. Agora, é amplamente reconhecido como uma das formas mais eficazes de simplificar qualquer forma de processo de negócios.

O Six Sigma oferece às organizações que buscam a melhoria contínua da qualidade um método objetivo para diagnosticar problemas, um sistema para organizar os esforços dos funcionários e uma metodologia de melhoria que pode ser aplicada a processos novos ou existentes.

Lean Six Sigma é simplesmente uma metodologia eficaz usada para corrigir um problema. Baseia-se em práticas de senso comum e é completado em cinco fases:

  • definição: determine o problema e o que é necessário para satisfazer seu cliente;
  • medida: mapeie o processo atual para coletar dados;
  • análise: investigue e identifique o que causa o problema;
  • melhoria: implemente uma correção que resolva o problema;
  • controle: sustente os melhores resultados.

Simplificando, o Lean Six Sigma ajuda a identificar a causa de um problema e a implementar uma correção baseada em fatos, em vez de suposições. Isso produz resultados e sucesso aprimorados que você e sua equipe, gerentes e organização podem se orgulhar.

A importância da especialização

Aprender a metodologia Six Sigma e aplicá-la à sua vida profissional pode ter um enorme impacto no seu futuro nos negócios.

Ser capaz de colocar a certificação Lean Six Sigma em seu perfil comprova seu comprometimento em melhorar sua inteligência de negócios e suas habilidades analíticas, sem mencionar seu compromisso com a melhoria dos negócios em que você trabalha. Em suma, uma certificação Six Sigma faz um profissional se destacar da multidão.

A Certificação Six Sigma também pode ajudar a adquirir melhores oportunidades de emprego e melhorar o salário. Outra razão pela qual as certificações Six Sigma exigem tanto respeito é que elas não são fáceis de obter, e os executivos e gerentes de contratação de grandes empresas sabem disso.

Muitas organizações implementam o programa de certificação Six Sigma porque é uma das formas mais notáveis de como melhorar a qualidade do serviço. A abordagem foca na taxa em que uma organização falha em fornecer serviços aceitáveis, bem como produtos. A certificação, nesse caso, é uma credencial profissional usada para garantir a melhoria da qualidade nas organizações.

Alguns dos benefícios que a certificação Six Sigma pode trazer para um negócio estão definidos a seguir.

Lealdade do cliente aprimorada

Qualquer empresa quer manter seus clientes. De fato, esse é um fator significativo na determinação do sucesso de uma empresa. Mas, é claro, a fidelidade e a retenção de clientes só acontecem como resultado de altos níveis de satisfação do cliente.

Pesquisas sugerem que as razões dadas pela maioria dos clientes para não retornar a um negócio são a insatisfação com a experiência e a atitude dos funcionários. Muitas vezes uma empresa nem vai saber que tem um cliente insatisfeito, pois simplesmente levará seus negócios para outro lugar.

A implementação do Six Sigma reduz o risco de a sua empresa ter clientes insatisfeitos, pois uma vez que o treinamento esteja concluído, poucas experiências devem estar fora de suas especificações. Para isso, convém considerar a execução de uma voz do estudo do cliente que ajude sua empresa a entender quais atributos de seus produtos são essenciais para a percepção de satisfação do cliente.

Gerenciamento de tempo

O uso de uma metodologia Six Sigma na sua empresa pode ajudar os funcionários a gerenciar seu tempo de forma eficaz, resultando em um negócio mais eficiente e em funcionários mais produtivos. Os usuários são solicitados a definir metas SMART e, em seguida, aplicar os princípios de dados do Six Sigma a essas metas. Isso é feito olhando para três áreas principais; aprendizagem, desempenho e realização.

Por exemplo, sob a aprendizagem, um praticante de Six Sigma pode se perguntar; Com que frequência as interrupções me afastam da minha tarefa e quantas dessas interrupções requerem minha atenção?

Da mesma forma, em desempenho, eles podem considerar como suas práticas estão ajudando-os a alcançar seus objetivos profissionais. Os usuários podem então criar um plano de ação, cujo resultado pode ser empregados que sejam mais eficientes e que sejam mais felizes consigo mesmos, tendo alcançado um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Tempo de ciclo reduzido

Infelizmente, a maioria das empresas de projetos acaba por se estender além do prazo original, muitas vezes porque há mudanças no escopo do projeto ou há uma mudança na política de gerenciamento.

Ao usar o Six Sigma, uma empresa pode criar uma equipe de funcionários experientes de todos os níveis da organização e de todos os departamentos funcionais. Essa equipe recebe a tarefa de identificar os fatores que podem afetar negativamente o projeto, levando a tempos de ciclo longos.

Eles podem então ser encarregados de encontrar soluções para esses problemas potenciais. Esse método permite que os negócios criem tempos de ciclo mais curtos para projetos e cumpram esses cronogramas, com muitas empresas relatando reduções em tempos de ciclo.

Motivação dos funcionários

Toda empresa, se destinada ao sucesso, precisa que seus funcionários ajam da maneira certa — mas para os funcionários fazerem isso, deve haver motivação suficiente. De fato, as organizações que estão dispostas a se envolver totalmente com os funcionários demonstraram consistentemente um aumento na produtividade.

O compartilhamento das ferramentas e técnicas de solução de problemas do Six Sigma permitirá o desenvolvimento dos funcionários e ajudará a criar um clima e sistemas para a motivação dos funcionários.

Planejamento Estratégico

O Six Sigma pode desempenhar um papel integral em qualquer visão estratégica. Uma vez que sua empresa tenha usado uma declaração de missão criada e realizado uma análise SWOT, o Six Sigma pode ajudá-lo a se concentrar nas áreas de melhoria.

Por exemplo, se a sua estratégia de negócios é baseada em ser um líder de custo no mercado, então o Six Sigma pode ser usado para melhorar processos internos, aumentar rendimentos, eliminar complexidade desnecessária e obter ou manter contratos de fornecedores de menor custo. Na verdade, qualquer que seja a sua estratégia, o Six Sigma pode ajudar a tornar sua empresa a melhor no que faz.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Como mencionado anteriormente, o objetivo do Six Sigma é ter uma menor taxa de defeitos, e seus fornecedores têm uma grande influência sobre o cumprimento dessa meta. Uma das maneiras possíveis de reduzir o risco de defeito é usar o Six Sigma para reduzir o número de fornecedores que suas empresas têm, pois isso, por sua vez, reduz o risco de defeitos.

Também é importante entender se o fornecedor está planejando implementar quaisquer alterações. Por exemplo, uma mudança na maquinaria pode ter um efeito como as ondulações de uma rocha lançada em uma lagoa. As empresas mais bem-sucedidas impulsionam suas melhorias do Six Sigma até o limite da cadeia de suprimento.

Certificação Black Belt

A certificação Black Belt

O Black Belt está no topo dos profissionais Six Sigma quando se trata da base de conhecimento que eles aprenderam e foram certificados. Os Black Belts praticam habilidades diárias de liderança, lideram equipes e criam formas para que os funcionários de uma empresa trabalhem juntos para implementar planos e estratégias.

Os Six Sigma Black Belts passam a maior parte do tempo medindo, estruturando e analisando os problemas de desempenho. Os papéis dos Black Belts são bem diferentes dos outros Six papéis do sigma. O objetivo principal de um profissional da Black Belt é fornecer liderança de projeto.

Os Black Belts são altamente treinados na arte de melhorar os resultados usando conceitos enxutos e técnicas avançadas de análise estatística. Eles entendem a dinâmica da equipe e podem atribuir as funções e responsabilidades aos membros.

Esses especialistas também assumem a liderança no ensino e aconselhamento de pessoal de operações e líderes empresariais sobre como reduzir a variação, tomar melhores decisões e, finalmente, melhorar os resultados.

Como Six Sigma Black Belt, você é responsável pela implementação bem-sucedida de projetos ambiciosos do Six Sigma. Você aplica metodologia, estatísticas e gerenciamento de projetos para obter um desempenho de projeto bem-sucedido. Você é um “consultor” valioso para a gestão operacional.

Como dissemos, a certificação Black Belt é um estágio avançado na metodologia Six Sigma. Para que você entenda melhor, a seguir apresentamos os estágios iniciais e intermediários.

White Belt Six Sigma

A certificação White Belt Six Sigma é um ótimo lugar para começar para pessoas que estão apenas iniciando em sua jornada na metodologia. Um indivíduo que ganhou seu White Belt demonstrou uma compreensão dos níveis básicos do Six Sigma, incluindo história, estrutura e prática. Como um passo inicial, a certificação White Belt é relativamente de baixo custo.

Yellow Belt Six Sigma

Embora você não tenha que ser um White Belt antes de ser um Yellow Belt, ou mesmo ser um Yellow Belt antes de ser um Green Belt, a certificação é um indicador útil do seu progresso no Six Sigma.

O Yellow Belt seria o próximo passo do White Belt e significa que você é bem versado nos elementos fundamentais da metodologia Six Sigma.

Um Yellow Belt significa um indivíduo que participa de projetos de melhoria conduzidos por Green ou Black Belts. Essencialmente, um Yellow Belt é um membro da equipe que é usado para melhorar projetos ou até mesmo liderar projetos limitados. Embora um White Belt provavelmente nunca tenha participado de um projeto de melhoria antes, um Yellow Belt conhece o caminho de uma equipe de projeto.

Essa distinção também pode ajudar a diferenciá-lo da força de trabalho como alguém que pode participar de projetos de melhoria. As chances são maiores de que você será selecionado para fazer parte de um projeto de melhoria e ganhar mais experiência ao realizar essa certificação.

Green Belt Six Sigma

A Certificação Green Belt é o nível que começa a distinguir alguém com conhecimento Six Sigma (um Yellow Belt) de alguém que pode liderar projetos dentro de uma organização.

Os Green Belts são capazes de identificar problemas e suas soluções em uma empresa e liderar projetos centralizados em torno dessas melhorias de processo. Ter essa distinção no mercado de trabalho lhe dará uma enorme vantagem sobre a concorrência — afinal de contas, os Green Belts possuem o conhecimento prático de eficiência e melhorias de processo pelas quais o Six Sigma é mais conhecido.

Como obter a certificação

A certificação Six Sigma Black Belt geralmente leva de 1 a 3 meses para ser estudada e concluída, dependendo da organização pela qual você obtém sua certificação. O material de estudo incluído com a certificação é projetado especificamente para prepará-lo para o exame de certificação. Depois de passar no exame, você será certificado diretamente pelo Instituto.

Para obter a certificação Black Belt, os profissionais precisam de dois projetos completos com depoimentos assinados ou um projeto completo com uma declaração assinada e três anos de experiência de trabalho, em uma ou mais áreas da metodologia Six Sigma.

A experiência de trabalho deve ser em tempo integral e remunerada. Estagiário remunerado, co-op ou qualquer outro curso não pode ser aplicado para o requisito de experiência de trabalho.

Junto com a experiência, você precisa de mais algumas qualidades para se tornar o Six Sigma Black Belts, ou seja, pensamento inovador, capacidade de entender os requisitos e expectativas do cliente, habilidades eficazes de comunicação, gerenciamento e liderança para produzir resultados financeiros tangíveis para o negócio.

E você, já é um especialista Black Belt? Quer ficar por dentro deste e de outros assuntos sobre desenvolvimento profissional? Assine agora nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente em seu e-mail!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *