Carreira de um Green Belt: veja depoimentos de quem possui essa certificação

Saiba o que essa certificação auxiliou no desenvolvimento da carreira de algumas pessoas.

Carreira de um Green Belt

Com mais de 10 anos de experiência ministrando cursos de Six-Sigma sempre acreditamos que essa certificação proporcionasse ferramentas importantes para o desenvolvimento de bons projetos e consequentemente bons resultados.

Mas uma dúvida foi levantada: será que nossos cursos realmente ajudaram nossos alunos em suas careiras? Como esta a carreira de um Green Belt?

Para responder a essa pergunta, realizamos uma pesquisa, na qual nossos ex-alunos informaram qual seu percentual de participação em projetos de melhoria e qual o impacto gerado por esses projetos.

Para nossa surpresa e felicidade descobrimos que temos cumprido nosso papel.

Hoje iremos relatar alguns casos de ex-alunos que tem trabalhado com projetos de melhoria, o que aproxima a Escola EDTI de cumprir nossa missão, que é transformar o Brasil, desenvolvendo pessoas com poder de melhorar negócios, alavancando com isso a competitividade do nosso país.

Cases

O primeiro caso que iremos abordar é do supervisor de produção Gustavo Antonietti. Gustavo trabalha na Syngenta e realizou a certificação Green Belt e Black Belt em 2014 Escola EDTI, e sobre sua experiência na Escola EDTI afirmou:

Aprimoramento profissional, resultados práticos e mudança de mindset, foram alguns dos benefícios que obtive. A obtenção dessa certificação, que significa o reconhecimento de habilidades, conhecimento e proficiência em Seis Sigma, e representa um marco na minha vida e na minha carreira …
Com certeza após este curso, entregarei de modo facilitado e rápido, cada vez mais resultados excelentes para a organização em que trabalho, realizando melhorias de processo de forma sustentável e baseada em dados estatísticos.

Mais confiante no desenvolvimento das habilidades de nossos alunos, nos lembramos de outros caso que vale o relato.

O gerente de operações da NET André Cappai , certificado Green Belt em 2013 pela Escola EDTI. Segundo André:

O curso foi bastante proveitoso para mudar minha visão em relação à processos e como implementar melhorias consistentes. Os instrutores também contribuíram bastante para auxiliar o maior aprendizado possível.

O Gustavo ainda fez um relato interessante sobre como especificamente a Escola EDTI ajudou-o no entendimento de conceitos do Six-Sigma.

Os cursos de Green Belt e Black Belt que realizei na EDTI foram muito bons, sendo que os instrutores possuem excelente nível de conhecimento, dedicação e didática sobre os temas abordados.
Além disso, os diferenciais foram: primeiro, os materiais didáticos com muitos exercícios e exemplos, os quais foram postos em prática, facilitando o entendimento de cada módulo; e, em segundo, as dinâmicas sobre melhorias contínuas foram excelentes!
A escola EDTI é muito séria e reflete a qualidade dos Instrutores e facilitadores. Recomendo os cursos da Escola EDTI.

Se você quiser saber mais sobre a certificação basta clicar aqui: Green Belt. Estaremos a disposição para tirar eventuais dúvidas e facilitar sua jornada, que assim a como de nossos ex alunos, será brilhante.

8 respostas
  1. Murilo Maxwell de Souza says:

    Quero parabenizar a EDTI pelo excelente conteúdo e materiais gratuitos disponibilizados.
    Aproveito para fazer a seguinte questão, pois não ficou claro ainda:
    Qual é a relação entre o Seis Sigma e o Modelo de Melhoria?
    Grato,
    Murilo

  2. Marcelo says:

    Olá Murilo,

    Para responder a Q3 (Quais mudanças podemos fazer que irão resultar em melhoria?) podemos utilizar diferentes metodologias, dependendo do objetivo.
    Por exemplo, se queremos realizar melhorias em produtos (reduzir refugos em peças, por exemplo) a metodologia 6-sigma e suas ferramentas serão mais adequadas.

    Por outro lado, se queremos melhorar fluxo (reduzir leadtime de determinado produto, por exemplo) a metodologia Lean se encaixa melhor

    Como agentes de melhoria, precisamos desenvolver a habilidade de determinar qual estratégia (lean, 6-sigma, etc) é mais adequada para a solução do projeto, mas independente da estratégia iremos ter que responder as 3 Questões do Modelo de Melhoria (objetivo, indicador e mudanças) e utilizar o ciclo PDSA para ganhar aprendizado de maneira estruturada.

    Um abraço,

  3. Victória says:

    Olá,
    Atualmente trabalho no Itaú e me matriculei para realziar o curso (Green Belt) agora no fim do ano, em SP. Tenho como objetivo profissional atuar na área de Projetos do banco e gostaria de saber se a certificação me ajudará a dar esse passo.
    Obrigada!

  4. Marcelo says:

    Com certeza Victória,
    Com as ferramentas de análise de processos e dados que você verá durante o curso você conseguirá enxergar oportunidades e soluções para os objetivos de seu projeto de uma maneira mais assertiva, gerando melhores resultados.
    Um abraço e nos veremos no curso!

  5. Thiago says:

    Marcelo,

    Tenho algumas dúvidas a respeito dos caminhos para a certificação, cursei o White Belt gratuito e o mesmo me animou muito quanto a dar continuidade na certificação, porém fico com algumas dúvidas e a que gostaria de sanar duas agora.
    Qual o caminho a ser seguido? A necessidade de fazer o Yelow Belt antes do Green ou posso fazer diretamente o Green?
    E outra pergunta é? para manutenção da certificação face necessária a apresentação dos cases anuais certo? No meu caso que infelizmente estou desempregado, o que aconteceria?

    Muito Obrigado!

  6. Marcelo says:

    Oi, Thiago.

    Você pode fazer o curso Green Belt diretamente, sem precisar passar pelo Yellow Belt.

    Não se preocupe quanto aos cases. Uma vez com nosso certificado não é necessário se reapresentar para manter a certificação.

    Um abraço,
    Marcelo.

  7. Leandro says:

    Boa Tarde

    Trabalho em uma multinacional no ramo de cervejaria, gostaria de saber se é possivel aplicar as ferramentas em qualquer tipo de processo?

    Trabalho na area de processo de fabricação, porém não tenho muita experiência em ferramentas da qualidade, será q mesmo cin pouca experiência o curso seria proveitoso e seria possível eu conseguir me certificar com uma melhoria no processo de fabricação de cerveja ?

    Obrigado

  8. Ivan Oliveira says:

    Boa tarde Leandro,
    Sim e possível aplicar as ferramentas em qualquer processo ou ramo de atuação, o profissional terá contato com técnicas para visualizar e organizar processos, liderar equipes em projetos de melhoria e gerenciar processos por meio de indicadores.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.