Certificado de curso online e presencial tem o mesmo valor?

Os cursos de capacitação são uma ótima opção para aqueles profissionais que buscam aprimorar os conhecimentos e crescer na carreira. No entanto, muitas vezes a falta de tempo e os altos gastos não permitem a realização de uma formação na modalidade presencial, fazendo com que a melhor saída seja obter um certificado de curso online.

Contudo, ao optar pela modalidade a distância, é comum a dúvida quanto ao valor da certificação. Isso porque o mercado, na maioria das vezes, exige comprovação através de algum documento.

Por isso, neste artigo vamos explicar alguns pontos relacionados ao valor de um certificado de curso online, mostrando que não é preciso temer ao fazer essa opção. Continue lendo e saiba mais!

Por que exigir um certificado é importante?

Ao decidir fazer um curso, um dos primeiros pensamentos é o diferencial que ele pode dar ao currículo, auxiliando no desenvolvimento da profissional. Assim, é mais que comum considerar a obtenção de um documento que comprove que você está apto a realizar determinada função, pois isso é relevante tanto para o contratado quanto para o contratante.

Além disso, por meio do certificado é possível ter um suporte legal para concretização de certas tarefas, participação em concursos e até mesmo para elevar em um cargo dentro da empresa que trabalha. Tal fato faz com que se tenha uma melhor visão de futuro e que se estabeleçam metas a fim de manter um desenvolvimento contínuo.

Portanto, é inegável a importância de um certificado para comprovação de que o conhecimento foi adquirido.

Como é feita a regulamentação dos cursos pelo MEC?

Como visto no tópico acima, os certificados são de extrema importância para a comprovação legal de que se está apto a realizar determinadas funções. Porém, para que isso aconteça, um curso precisa ser reconhecido de diversas maneiras.

Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação (MEC) a função fiscalizadora, que é responsável por regulamentar os processos relacionados à educação no Brasil, a fim de fornecer uma base comum e legal a esta esfera.

Dessa forma, pode-se contar com algumas leis que regularizam não somente o Ensino Fundamental, Médio, a Graduação e a Pós-graduação; mas também que tornam os cursos profissionalizantes válidos. Por isso, o Brasil possui a Lei nº 9.394, onde estão previstas todas as diretrizes que a educação deve seguir.

Na lei está determinado que a certificação do ensino a distância não se distingue do presencial, pois o que pode diferir é a carga horária e alguns métodos de avaliação, mas ambos são regulamentados e podem ser exercidos.

Porém, como os cursos livres são tratados como não-formais, não há uma lei específica que os regulem, mas sim que os integram como parte da Educação Profissional. Esta, por sua vez, possibilita que o trabalhador se atualize para o mercado de trabalho de maneira legal.

Há diferenças entre a certificação online e presencial?

Uma das maiores preocupações dos alunos é se o certificado de curso online será inferior ao de um presencial. Contudo, é possível afirmar que o que torna um curso diferente do outro é a dedicação do aluno. Afinal, pode ser mais fácil manter a dedicação e realizar as atividades em uma sala de aula do que em casa, onde temos mais espaço para procrastinar.

Em relação ao certificado em si, não existem diferenças, pois pode ser que não haja nenhuma especificação relatando se ele foi realizado a distância ou presencialmente. Sendo assim, no documento haverá os dados pessoais do aluno, os dados do curso concretizado(como carga horária) e os da escola que o ofertou, independente do meio utilizado.

Assim, pelo fato dos cursos livres a distância ou presenciais não dependerem de autorização prévia do MEC, não há diferenças quanto ao modo de certificação que será emitido.

Como saber se um curso é de qualidade?

Quem busca fazer um curso online não procura apenas praticidade, mas também preza por qualidade. Por isso, não basta que a formação seja acessível e ofereça uma declaração de conclusão válida, é importante que ele complemente a carreira de algum modo. Tal fato torna importante a busca por avaliações sobre a escola escolhida, isto é, as impressões de outros alunos que estiveram ou estão na instituição.

Dessa forma, a fim de crescer num mercado de trabalho competitivo e exigente, é preciso fazer algumas pesquisas, analisando os seguintes aspectos:

Credibilidade da instituição

Nem sempre o melhor curso será aquele registrado e regulamentado pelo MEC. Afinal, a escola é responsável por contratar profissionais qualificados, ofertar bons cursos e oferecer todo suporte necessário aos alunos, mesmo que virtualmente.

Desse modo, um dos primeiros aspectos que devem ser analisados ao escolher um curso é a qualidade da instituição. As escolas devem ter um registro e serem regulamentadas por outros órgãos, pois se tratam de estabelecimentos sérios que oferecem serviços na área de educação.

Método de ensino utilizado

Mesmo que virtualmente, o aluno precisa de apoio da instituição para que a formação seja a melhor possível. Por isso, faz-se necessário analisar como as aulas são lecionadas, como é feito o processo de avaliação e a qual é disponibilidade dos professores para que o discente tire as dúvidas e se torne, de fato, um profissional diferenciado.

Reconhecimento no mercado

Além de estabelecer uma postura crítica em relação ao estabelecimento, é necessário fazer uma pesquisa sobre a validade do curso no mercado de trabalho. Afinal, por que ter um certificado que pode não contribuir para sua capacitação e reconhecimento como profissional?

Portanto, é importante:

  • fazer pesquisas com outros profissionais para saber se o retorno foi positivo ou negativo;
  • informar-se sobre o reconhecimento da escola e do curso dentro de uma empresa;
  • analisar quais são os cursos que melhor atendem suas necessidades.

Vale ressaltar ainda que o aprendizado a distância é prático e pode ser mais rentável. Entretanto, nada substitui a dedicação do aluno e a responsabilidade no aprendizado, pois mesmo que um certificado de curso online tenha o mesmo valor que o presencial, o sucesso da utilização do método virtual depende da força de vontade em aprender. Por isso, colocar o ensino como prioridade é essencial.

Gostou deste post? Está em busca de uma instituição que ofereça cursos de qualidade? Então, entre em contato com a Escola EDTI e garanta o êxito de sua carreira!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.