Certificações

Tudo o que você precisa saber sobre as certificações – FAQ

Existem algumas dúvidas muito recorrentes de nossos alunos e leitores sobre como funciona as certificações. As dúvidas vão desde sobre quais são os passos para se obter o certificado até sobre reconhecimento internacional. Pensando nisso, separamos algumas perguntas e respostas que irão solucionar a grande maioria das suas dúvidas.

Q1: Quais são as certificações emitidas pela Escola EDTI e quais as suas funções dentro de um projeto Lean Six Sigma?

As certificações são quatro, são elas: White, Yellow, Green e Black; sendo a mais básica a White Belt e a mais complexa a Black Belt.

Dentro de um projeto Lean Six Sigma, as suas funções são:

  • White Belt: o profissional tem noções da linguagem usada na metodologia Six Sigma e possui condições de auxiliar na coleta de dados e informações nos projetos de melhoria.
  • Yellow Belt: além de conhecer os termos próprios da metodologia e poder coletar dados, consegue utilizar algumas ferramentas básicas do Six Sigma para melhorias pontuais na estação de trabalho ou em processos específicos.
  • Green Belt: tem condições de gerenciar um projeto de melhoria em uma organização, além de aplicar técnicas e ferramentas do Six Sigma, como o roteiro DMAIC.
  • Black Belt: é responsável por traçar as estratégias de vários projetos de melhoria, ensinar técnicas e ferramentas e, se preciso, aplicar técnicas avançadas de análise de dados.

Q2: Quais são os passos para obter as certificações?

Para obter o certificado White Belt, Yellow Belt, Green Belt ou Black Belt é preciso cumprir uma determinada carga horária de aulas e ao final do curso realizar uma prova  e entregar um projeto, caso a certificação escolhida seja Green ou Black Belt. Se o aluno for aprovado com frequência e a nota mínima da prova (e projeto em caso de Green e Black Belts) ele é aprovado e recebe o certificado de conclusão referente ao curso feito.

Q3: Qual a carga horário padrão dos cursos?

Não existe uma carga horária padrão estabelecida. Os cursos variam de 8h (White Belt) e podem chegar até 140h (Black Belt). O curso da Unicamp de Green Belt possui 80 horas de carga, por exemplo. Em particular, o curso Green Belt da Escola EDTI possui 60 horas, sendo 40 horas em sala de aula e 20 horas para desenvolver um projeto de melhoria e entregar como avaliação.

Q4: Existe uma unidade que supervisiona todos os cursos?

Não, não existe. A certificação é garantida pela escola que oferece o curso e não existe uma unidade superior, como a OAB está para os advogados e o PMI para os gerenciadores de projetos. Por isso é preciso tomar muito cuidado ao escolher qual escola será a sua certificadora. (Temos uma publicação sobre como escolher uma boa escola, basta clicar aqui).

Q5: Existe uma prova de certificação? Posso fazê-la separadamente ao curso, como no PMI?

Parte da resposta dessa pergunta está na resposta anterior. Como não há uma organização ou uma unidade superior, não há uma prova específica para obter as certificações; fica a critério de cada escola definir como será sua avaliação. Na Escola EDTI, para certificações mais avançadas como o Green e o Black Belt temos um projeto de melhoria a ser entregue e uma prova final .

Q6: Preciso refazer a prova de certificação periodicamente/Por que a certificação dos cursos da EDTI não tem prazo de validade??

Não, não precisa. Uma vez certificado não é necessário se apresentar novamente para manter sua certificação. Se o Aluno obteve à certificação, ele passou pelos critérios de avaliações necessários, aprendeu a metodologia e o conteúdo ensinado no curso. Desta forma, não é correto colocar um prazo para o conhecimento adquirido, nem tampouco, cobrar para reafirmar que o mesmo adquiriu tal conhecimento, visto que o aluno já pagou pelo curso. Fazendo uma analogia ao curso de graduação, o mesmo não possui data de validade. No entanto, vale reforçar que é de suma importância que o aluno mantenha seus conhecimentos em prática.

Q7: As certificações são reconhecidas internacionalmente?

As certificações Lean-Six Sigma são reconhecidas tanto nacionalmente quanto internacionalmente, até pelo fato da metodologia ter sido disseminada pelos americanos no mundo todo, porém, quem fornece a certificação é a escola onde o aluno realizará o curso, assim o que é mais importante é o reconhecimento da escola que fornecerá a certificação perante ao mercado.

Não há um órgão que faça validação de certificações nacionalmente ou internacionalmente. Além disso, existem três diferentes partes de certificação:

  • Primeira Parte: A escola capacita o aluno, avalia e fornece o certificado.
  • Segunda Parte: É feita pela empresa, no caso ela treina o aluno e procura uma escola apenas para a certificação.
  • Terceira Parte: Realizada por uma organização com independência em relação ao aluno e a escola; um exemplo que ilustra esse caso é a ASQ.

Na Escola EDTI a certificação é de primeira parte, pois treinamos o aluno e o avaliamos, obtendo a média necessária, ele recebe o certificado. Além disso, as certificações emitidas pela Escola EDTI, a qual foi fundada pelo Prof. Ademir Petenate, que também elaborou o curso da Unicamp, são reconhecidas pela credibilidade e pioneirismo de seu fundador. Por isso é muito importante  pesquisar bem e avaliar a qualidade e competência da escola que oferece os cursos.

Q8: Posso fazer o Black Belt sem ter nenhuma certificação anterior?

Pode, com algumas condições:

  • Para a realização na modalidade presencial é necessário que o aluno realize os módulos iniciais do Green Belt (Introdução ao Lean Seis Sigma, Define e Measure) além de um teste para testar seus conhecimentos. Assim o aluno terá uma base para realizar o Black Belt presencialmente. Vale lembrar que o curso de Green Belt online será disponibilizado para os alunos sem nenhum custo adicional.
  •  Na plataforma EAD, o aluno pode realizar diretamente a certificação Black Belt, pois todo os conteúdos prévios estão contidos dentro do curso.

Q9: Como funcionam as certificações na Escola EDTI?

Os cursos da Escola EDTI são muito bem conceituados, juntamente com o curso da Unicamp, devido ao ponto comum de terem sido cursos elaborados pelo Prof. Ademir Petenate, pioneiro na metodologia Seis Sigma no Brasil e um dos maiores pesquisadores na área reconhecido internacionalmente. O aluno é apresentado a uma carga didática de 60 horas, sendo 40 horas de aulas e 20 horas para desenvolver, analisar e entregar um projeto de melhoria como forma de avaliação além da realização de uma prova (para certificação Green Belt). Tanto o projeto quanto a prova devem ser entregues em um período de até 21 dias após a conclusão das aulas. Se o aluno tiver frequência nas aulas e for aprovado na prova e no projeto (média precisa ser maior ou igual a 7) ele recebe o certificado Green Belt de conclusão de curso. Para a Certificação Black Belt, ela segue os mesmos critérios, porém, a carga horária é maior, sendo 80 horas totais (60 horas de aula + 20h para a realização do projeto).

Q10: Por que no EAD as horas do curso Black Belt somam 140 e nos demais cursos somam 80 horas?

Na Escola EDTI nossos alunos podem escolher entre aulas presenciais ou EAD (aulas online), o que permite que o aluno realize todo o curso a distância. Quando o aluno opta por ter aulas via EAD existe uma variação de horas pois no EAD está incluído todo o conteúdo desde o Green Belt, até o conteúdo da certificação Black Belt, todo esse material soma 140 horas aula. Já nas aulas presenciais a transição de Green Belt para Black Belt nossos alunos realizam um nivelamento de conhecimento antes do início do curso. Nos casos o aluno já realizou o curso de Green Belt em nossa escola esse nivelamento não é necessário.

No certificado a carga horaria é a mesma para ambas as opções.

 

Sua dúvida ainda não foi resolvida? Deixe seu comentário logo abaixo e responderemos o mais breve possível!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *