vantagens-certificacao-ead

As vantagens de obter a certificação Green Belt a distância

Para que haja êxito na execução da metodologia Seis Sigma em uma organização é essencial a presença de pessoas qualificadas. O curso Green Belt Online, por exemplo, é uma das maneiras de profissionais se capacitarem para utilizar a técnica que, se bem aplicada, proporciona resultados financeiros e aumento da qualidade significativos para as empresas. Saiba, a seguir, como obter a certificação Green Belt a distância. Confira!

mudança-cultural

Metodologia 6-Sigma

Antes de falarmos propriamente do curso Green Belt EAD, vale lembrar um pouco da metodologia Six Sigma, como é conhecida nos Estados Unidos. A ferramenta foi criada na Motorola na década de 1980. Ela consiste, de modo geral, na identificação de problemas e gargalos nos processos das empresas, na promoção da eficiência e na conquista de alta qualidade. Com isso, evitam-se desperdícios de tempo, de matéria-prima e de mão de obra e, consequentemente, aumenta-se a lucratividade da empresa.

É bem verdade que, ao abordarmos o Seis Sigma dessa forma, em linhas gerais, pode parecer que essa técnica seja semelhante a uma iniciativa simples de qualidade numa organização. Sem dúvida, não é. A metodologia possui uma fundamentação acadêmica e, para executá-la, uma empresa precisa de uma equipe altamente qualificada. Os participantes (os belts) desse tipo de projeto são classificados em quatro categorias crescentes: White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt.

Num contexto econômico de forte concorrência, a técnica Seis Sigma pode ser crucial para que uma empresa estimule a própria saúde financeira e, com isso, possa se manter e crescer de forma sustentável no mercado. Embora o Six Sigma foque na qualidade de produtos e serviços, essa metodologia vai além do que um simples programa de qualidade, já que busca as causas dos gargalos. Na verdade, trata-se de um estudo científico dos processos de uma empresa.

Green Belt

Agora que você já tem uma noção geral da ferramenta Six Sigma, vamos tratar especificamente da certificação Green Belt a distância. Esse curso é de extrema importância para quem pretende liderar os projetos 6-Sigma numa organização. Para tanto, o profissional precisa conhecer algumas técnicas específicas para gerenciar projetos, bem como saber usar a estatística a favor da eficiência na empresa. O Green Belt precisa ser certificado, pois disso também depende o resultado positivo da execução do Seis Sigma.

Como funciona o Green Belt a distância

A Certificação Green Belt 6 Sigma da Escola EDTI, por meio da internet, é uma maneira mais cômoda de o aluno estudar o conteúdo programático, já que ele não precisará se deslocar até uma unidade presencial. O curso possui 60 horas de duração e está dividido em 20 aulas. O aluno poderá baixar uma apostila digital e uma série de exercícios, bem como assistir aos vídeos dos módulos.

Quem se matricula tem até três meses para estudar o conteúdo. Outra vantagem do Green Belt Online da EDTI é o fato de os professores serem os mesmos responsáveis pelos cursos da UNICAMP, uma das mais conceituadas universidades do Brasil e da América Latina.

Quais são os módulos do Green Belt a distância?

O conteúdo programático da capacitação Green Belt Online está dividido em 8 módulos, que abrangem os conhecimentos necessários para a coordenação dos projetos Seis Sigma. O curso explica detalhadamente como pode ser utilizada a metodologia DMAIC, que também faz parte do 6-Sigma.

Os módulos abrangem os seguintes conhecimentos e fases da DMAIC: Modelo de Melhoria, Define, Measure (análise de variação), Measure (gráficos descritivos), gráfico de controle, Measure (capabilidade), Analyse (análise do processo), Analyse (correlação), Analyse (planejamento de experimentos) e Improve e Control.

Ao apreender todo o conteúdo, o profissional não só conhecerá diferentes tipos de ferramentas, bem como conseguirá gerenciar os projetos. Dessa forma, poderá auxiliar uma equipe na melhoria dos processos de uma organização, por meio da redução da variação, com o objetivo de atingir produtos e serviços com alta qualidade para o cliente e maior rendimento financeiro para a empresa.

Vantagens da Educação a Distância

A educação a distância se transformou numa verdadeira revolução na forma de ensinar. Isso porque ela quebrou as barreiras de espaço e de tempo. Com o avanço da tecnologia, professor e aluno não precisam mais estar no mesmo espaço físico nem estarem conectados ao mesmo tempo. Na internet, por meio dos chamados ambientes virtuais de aprendizagem, o estudante dispõe de textos e videoaulas para estudar quando e onde quiser.

Ao fazer o curso Green Belt a distância, por exemplo, o aluno poderá criar o seu próprio plano de estudo, com os horários mais acessíveis para ele, seja de manhã, tarde, noite ou até de madrugada, se preferir. Com o recurso das videoaulas, é como se professor e aluno estivessem num mesmo ambiente.

O modelo de apresentação do conteúdo na modalidade EAD é muito semelhante ao de uma aula presencial. A diferença é que o estudante não precisará se deslocar até um centro universitário, por exemplo, para participar da capacitação. Isso, sem dúvida, proporciona economia de tempo, principalmente em cidades com grandes congestionamentos.

Ao utilizar as facilidades da tecnologia, a educação a distância, de certa forma, democratizou o acesso ao ensino. Afinal, nem sempre um professor renomado pode fazer palestras em diferentes cidades do país várias vezes ao ano. Porém, por meio das videoaulas esse docente pode atingir centenas ou até milhares de pessoas, que talvez não teriam a oportunidade de receber determinado conhecimento se a oferta do curso fosse apenas na modalidade presencial.

Investimento na carreira

É bem verdade que, antes de se matricular em um curso EAD, é preciso conhecer o histórico e a reputação da instituição de ensino. Uma dica é avaliar a formação do corpo docente da entidade. Professores com mestrado, doutorado e pós-doutorado são sinais de que a escola preza pela qualidade do ensino. Além disso, é bom ouvir depoimentos de quem já realizou algum curso na instituição, para saber sobre material didático, exposição das aulas etc. Tenha em mente que uma capacitação é um investimento no crescimento profissional. Por isso, escolha um curso que trará um verdadeiro impacto positivo na sua carreira.

Você se interessou pelo Green Belt a distância? Quer saber mais sobre como obter essa certificação pela internet? Então, conheça a página do curso.

2 respostas
  1. Ricardo J. Santos says:

    Bom dia, me chamo Ricardo.

    Tenho interesse no curso de Lean 6 Sigma para formação de Green Belts.

    No entanto tenho algumas duvidas:
    – Qual o Valor do curso?
    – Quais formas de pagamento?
    – Qual o conteúdo e duração do curso?
    – Possui disciplinas voltadas ao Lean Manufacturing e/ou Six Sigma?
    – Onde o curso é ministrado (endereço)?
    – Há turmas durante a semana (não possuo agenda no sábado, pois já faço um MBA neste dia)?
    – É necessário projeto final?
    – Quem valida o projeto final?
    – O curso é on-line(EAD)?

    Obrigado.
    (41) 9956-4056

Trackbacks & Pingbacks

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.