Veja 7 perguntas e respostas sobre Black Belt

Profissionais que procuram certificações e qualificações que os diferenciem no mercado muitas vezes podem ficar confusos com as várias nomeações e metodologias. E, dentro do Lean Seis Sigma, a denominação Black Belt pode causar certa estranheza para alguns.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para responder as 7 principais perguntas sobre a certificação Black Belt. Confira!

1. O que é o Black Belt?

No método Lean Seis Sigma, o profissional certificado como Black Belt é considerado o especialista, aquele que atingiu o nível máximo. É capaz de aplicar os métodos e técnicas do Seis Sigma, sendo um profissional requisitado no mercado de trabalho.

Os profissionais Black Belt precisam passar por um curso específico, que demanda grande esforço e especialização. Por isso, são considerados mão de obra rara e valiosa no mercado, sendo sempre requisitados. Black Belts também são capacitados a orientar uma equipe de Green Belts durante a execução de projetos de melhoria.

2. Como funciona o curso Black Belt?

A metodologia Lean Seis Sigma possui diversos níveis de capacitação, como White, Yellow, Green e Black Belt. O profissional que pretende se capacitar como um Black Belt — nível de conhecimento mais aprofundado da metodologia — não precisa, necessariamente, cursar todas as outras etapas. Isso acontece porque o curso Black Belt engloba todo o conteúdo mais básico.

Ofertado em três modalidades — EAD, presencial e transmitido —, o curso Black Belt possui 80 horas de duração, dividido em 10 módulos. Qualquer uma das modalidades oferece certificação e material didático. Presencialmente, é possível se matricular em diversas cidades, tais como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Brasília.

3. Para que serve o Black Belt?

Quando uma empresa decide realizar projetos de melhoria e adota a metodologia Lean Seis Sigma, está optando por uma redução de custos e desperdícios. Ao escolher esse caminho, necessita de um profissional capaz de aplicar os preceitos Lean, da japonesa Toyota, e o Seis Sigma, da norte-americana Motorola, visando a maximização dos lucros.

E é para suprir essa necessidade que entram os profissionais Black Belt. Mestres na aplicação dessas metodologias, são capazes de gerar resultados financeiros por meio de grandes mudanças estruturais na empresa.

O Black Belt é o profissional que liderará o processo de metamorfose das companhias que escolhem seguir por um caminho de menores desperdícios e lucros máximos. Fazendo o uso correto das ferramentas à sua disposição, o Black Belt é o responsável pela melhoria significativa dos diversos processos da empresa.

Além de colocar em prática as filosofias Lean Seis Sigma, o Black Belt ainda tem como papel principal o treinamento e orientação de outros profissionais. Ao liderar uma equipe de Green Belts, por exemplo, o Black Belt naturalmente preparará o caminho para que surjam novos líderes dentro da empresa.

4. Qual a validade da certificação?

Antes de tudo, é importante salientar que não existe um órgão internacional ou mesmo nacional que regule, centralize e reconheça os certificados emitidos por escolas de Lean Seis Sigma. Por isso, não há como ter certeza de que a sua certificação será válida em qualquer país.

A melhor maneira de se precaver contra esse tipo de imprevisto é buscar uma escola reconhecida e prestigiada no mercado. Não deixe de analisar a opinião de profissionais que já cursaram alguma modalidade na escola escolhida, além de se atentar à ementa dos cursos.

5. Quais são os pré-requisitos?

Como foi dito acima, não é necessário possuir outras certificações Seis Sigma para se gabaritar como um profissional Black Belt. É possível realizar o curso de nível mais aprofundado, uma vez que ele já cobrirá as bases de toda a metodologia.

Os pré-requisitos para se cursar a modalidade Black Belt são mais subjetivos, de caráter pessoal e profissional de cada um. Isso porque a certificação Black Belt serve para transformar profissionais em líderes, capazes de tomar a frente de equipes e projetos.

Portanto, para ser um Black Belt, é necessário demonstrar grande ambição em evoluir na carreira e tomar a iniciativa de contribuir com grandes mudanças nos processos da empresa onde trabalha. Características de liderança profissional também são um grande diferencial para quem deseja se tornar um Black Belt de sucesso.

6. Qual a diferença entre Green Belt e Black Belt?

As duas certificações mais procuradas dentro da metodologia Lean Seis Sigma apresentam diferenças marcantes, sobretudo no papel que os profissionais assumem após o curso.

Os Green Belts são os profissionais responsáveis pelo dia a dia do projeto, coletando dados, informações e realizando os testes. Essenciais para o sucesso da metodologia como uma cultura empresarial dentro da companhia, os Green Belts possuem um nível de aprofundamento intermediário, estando sempre sob a orientação de um Black Belt.

Diferentemente dos Green Belts, os Black Belts assumem papéis de Coachings dentro dos projetos Lean Seis Sigma. Além de dominarem todos os processos envolvidos na metodologia, são os responsáveis por liderar equipes de profissionais Green Belts, vivendo a filosofia Seis Sigma em todos os seus aspectos. São essenciais para o sucesso da implementação de um projeto Lean Seis Sigma em qualquer empresa.

7. Qual o conteúdo do curso Black Belt?

Como salientado anteriormente, o curso de capacitação Black Belt aborda todos os níveis da metodologia Lean Seis Sigma. Possui, em sua grade curricular, conteúdos como a introdução ao Lean Six Sigma, trabalho em equipe, estatística e as etapas de processos Define, Measure, Analyse, Improve e Control.

Das 80 horas de curso, 60 são dedicadas a aulas presenciais, enquanto as 20 horas restantes correspondem à elaboração de um projeto simulado. Esse projeto permite ao aluno a aplicação prática de todos os conceitos aprendidos nas aulas teóricas, fazendo com que ele seja capaz de levar para seu ambiente de trabalho todo o seu conhecimento com maestria.

Em um mercado cada vez mais competitivo, apresentar diferenciais que possibilitem a evolução profissional e empresarial é o caminho para se destacar entre milhares de pessoas. Se você almeja um cargo de liderança em grandes empresas e possui o potencial de promover melhorias e maximização de lucros, o curso Black Belt é perfeito para você!

Ainda restou alguma dúvida sobre o curso e a certificação Black Belt? Não se esqueça de deixar suas dúvidas nos comentários abaixo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.