4 Dicas para Reduzir os Custos

4 dicas

4 Dicas para Reduzir os Custos

4 dicas para Reduzir custos e aumentar a qualidade oferecida. Estas são metas que estão presentes na vida de quase todos os profissionais e empresas que querem obter sucesso. Agora, como fazer isso é que é o problema. Em geral as empresas costumam adotar políticas para fazê-lo, por exemplo, pedir que sejam feitos 3 orçamentos para comprar algo na esperança de que encontrem o fornecedor mais barato.

Neste artigo, iremos falar de 4 dicas para se reduzir os custos dentro da empresa, apenas trabalhando de maneira mais inteligente. Estas e outras dicas podem ser encontradas livro Modelo de Melhoria. Vamos as dicas:

1)Elimine desperdícios.

Eliminar desperdícios é talvez a melhor maneira para redução de custos. As pessoas sempre pensam em reduzir o desperdício de energia elétrica ou das matérias-primas, mas muitas vezes se esquecem do maior desperdício que podemos ter: o de tempo. As horas que um especialista passa preenchendo infindáveis planilhas, ou elaborando relatórios inúteis, custam muito caro às organizações. Estoques são outra forma de economizar. Possuir estoques no meio do processo significa possuir todos os desperdícios mencionados anteriormente: matéria-prima, tempo e energia. Nós, da EDTI, acreditamos que uma gestão eficiente de estoque deve ser uma das prioridades para a redução de custo.

2)Melhore o fluxo de trabalho.

Há muitas oportunidades para redução de custo na reelaboração do fluxo de trabalho. Esse pensamento é bastante disseminado na mentalidade da manufatura enxuta, mas muitos processos administrativos podem ser melhorados desta maneira. Podemos aproximar as estações de trabalho para diminuir a passagem de mão em mão das atividades, por exemplo. Isso acarretará em uma melhor comunicação e na eliminação dos custos de transporte (de mercadorias e informações). Temos também que analisar quais atividades podem ser feitas em paralelo, pra reduzir o tempo total de processamento. É necessária esta visão de gestão de projetos. Reduzir o tempo de ajuste para começar as atividades é sempre outra coisa muito bem vinda.

3)Remova intermediários

Esta é uma dica muito boa para rever seus processos, dentro e fora da empresa. Podemos, por exemplo, reavaliar a sequencia dos trabalhos e remover serviços que as vezes terceirizamos. As operadoras de cartão de créditos podem ser removidas, se formularmos um sistema de pagamentos e fidelização próprio.

4)Invista mais recursos em melhoria e treine pessoas

Fazer com que as pessoas possam ter uma visão analítica em sua empresa é talvez a forma mais concreta de redução contínua de custos. Cursos de green belt e black belt são uma excelente maneira de fazer com que os funcionários adquiram a mentalidade e as ferramentas necessárias para efetuar as reduções de custo continuamente. Além disso, um orçamento para projetos de melhoria pode fazer com que as pessoas visualizem e ataquem problemas de desperdícios.

Essas dicas são apenas algumas sugestões para a redução de custos, mas existem várias outras. Nós da EDTI sabemos que as vezes não é uma tarefa simples localizar e eliminar os desperdícios, ou reformular os nossos processos. Por isso, em nosso site, existem alguns diagnósticos que podem ajuda-lo a localizar estas oportunidades. Também estamos sempre abertos para discutir o seu caso pessoalmente e ajudá-lo na tarefa de reduzir os custos da sua empresa. Há também o projeto de redução de custos da EDTI, onde nós realizamos um diagnóstico em sua empresa visando identificar as possibilidades de redução e propomos projetos para reduzir os custos. O diagnóstico é gratuito e não há compromisso para a execução dos projetos de melhoria.

 

 

 

[retweet]
[facebook]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.