Afinal, por que ter visão de futuro?

Todas as decisões a longo prazo estão apoiadas em uma determinada visão de futuro. Fazer escolhas estando consciente de suas consequências e saber para onde as decisões poderão te levar é a lógica por trás desse olhar. Com isso, ter visão de futuro é o principal ingrediente para um presente com ações coerentes entre si.

A falta de visão de futuro, por sua vez, gera desperdício de tempo devido a escolhas desalinhadas que parecem sempre dar errado. No geral, a ausência desse olhar é a raiz daquela conhecida sensação de estagnação.

Pode ser em uma escola, uma empresa, uma instituição hospitalar ou até mesmo a vida pessoal. Antecipar-se aos fatos é a melhor maneira de traçar um caminho de sucesso e ter a certeza de que as ações do presente renderão bons frutos.

Entenda, com este post, o conceito de visão de futuro e a sua aplicação no contexto profissional:

A visão de futuro e os negócios

O planejamento estratégico é a mais nova tendência na gestão de negócios, sendo uma das principais formas de colocar em prática o conceito de visão de futuro.

Quando falamos de uma empresa, precisamos considerar que a sua maior força é formada, sempre, por pessoas (em termos organizacionais, o tão valioso “capital humano”).

Portanto, é vital considerar que, para a empresa alcançar os seus objetivos, todos precisam caminhar na mesma direção. Com isso, o planejamento se torna justamente a construção desse caminho, devendo ser a base de toda e qualquer ação ou estratégia da organização.

Ao alinhar um grupo e direcionar os esforços para uma visão de futuro compartilhada, inicia-se, de fato, o trabalho em equipe.

Nesse sentido, sabendo-se que todo negócio parte de uma ideia, e essa ideia, de uma ou mais pessoas, é preciso considerar o papel desses indivíduos na transmissão dessa visão de futuro.

Veja agora o papel das lideranças nesse cenário:

O papel das lideranças

Toda história tem um começo, assim como todo começo tem uma história. E, nesse antes e depois, há sempre pessoas envolvidas. No geral, para atingirem os seus objetivos, essas pessoas se tornam líderes de outras pessoas e, assim, se forma uma organização.

Historicamente, líderes são aqueles responsáveis por transmitir algo inovador. Ser líder sempre envolveu — e envolve — aspectos como ação, influência e comunicação.

Em uma empresa, o líder é aquele capaz de fazer a sua equipe agir voluntariamente em busca de objetivos comuns. E são justamente esses objetivos que transformam pessoas, que apenas trabalham em um determinado local, em uma equipe de verdade.

Nesse sentido, a visão de futuro é a fonte de toda essa dinâmica, pois aquilo que o líder traçou como meta está carregado de ideias, valores e perspectivas que ultrapassam o momento presente.

É essa atitude que faz uma equipe ser cada vez maior, renovando objetivos e traçando novos caminhos (caminhos esses que sempre serão baseados em um futuro imaginado).

Os tipos de segmento da empresa

Para traçar esses caminhos, é preciso mais do que um bom faro. Há uma série de elementos que estruturam a visão de futuro, tornando-a mais concreta e alcançável.

Sendo assim, o segmento da empresa é o 1º ponto de partida no planejamento estratégico de um negócio. A partir daí, a visão de futuro passa a ter um viés mais específico, voltado para aquele determinado nicho do mercado, considerando as suas particularidades.

As características externas devem ser consideradas nessa perspectiva — como transformações sociais, políticas e econômicas —, assim como o resultado dessa interação com a própria cultura da empresa.

A cultura organizacional é um conjunto de hábitos, valores, crenças e comportamentos que permanecem circulando no ambiente organizacional ao longo do tempo e que têm grande influência nas relações interpessoais e nas decisões estratégicas.

As certificações e a sua importância

Quando falamos em instrumentalizar a visão de futuro, bem como torná-la concreta, precisamos falar, obrigatoriamente, sobre conhecimento.

Talvez, nos dias de hoje, tenhamos alcançado a noção de conhecimento mais ampla de todos os tempos. Essa noção tem aproximado áreas e diminuído cada vez mais as fronteiras entre os mais diversos tipos de conhecimento.

Isso, sem dúvida, é uma vantagem. Viver em uma era em que sobra informação torna o conhecimento mais acessível, principalmente com o auxílio da tecnologia. Porém, selecionar a informação que de fato trará algum aprendizado relevante é uma tarefa vital diante dessa facilidade.

Em relação às empresas e à formação daquilo que chamamos de visão de futuro, as certificações podem determinar a qualidade do conhecimento adquirido, tornando as suas metas mais sólidas.

Essa maneira de se qualificar traz uma maior democratização do aprendizado, reforçando ainda mais a ideia da aproximação de áreas e da consequente diminuição nas fronteiras do conhecimento.

A certificação 6 Sigma

Ninguém nasce com uma visão estratégica. Assim como muitas das habilidades que líderes devem ter, esse olhar estratégico pode ser aprendido. Para isso, existem diferentes caminhos que podem ser percorridos por profissionais que têm esse objetivo. Um deles é o curso 6 Sigma.

Obter essa certificação é um passo importante para quem busca segurança para tomar decisões no mundo de negócios, independentemente da área, pois é um método eficaz que oferece domínio em melhorias de processos.

Além disso, esse tipo de certificação oferece a vantagem de estar disponível por transmissão ao vivo on-line e no modo de ensino a distância (EAD).

Os ingredientes para uma visão de futuro

Quando o assunto é visão de futuro no ambiente profissional, vimos que, assim como o planejamento estratégico para criar boas metas, existe também o papel da liderança e do conhecimento. Essas 3 variáveis se tornam, assim, complementares para o sucesso profissional.

Podemos dizer que são os esses os 3 principais ingredientes para ter uma visão de futuro coerente com a realidade e, ao mesmo tempo, desafiadora, que traga novas propostas ao mercado.

Alinhando equipes ao planejamento e tomando decisões compatíveis com o resultado que se deseja alcançar, é possível alcançar uma alta performance nos negócios.

Para conhecer outras vantagens de obter a certificação 6 Sigma e compreender como ela pode ajudar em diferentes contextos profissionais, leia o post “Seis Sigma aplicado em diferentes áreas”.

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