Valor adicionado fiscal da Industria e dos Serviços em Campinas

Valor: Como está a indústria e o setor de serviços aqui em Campinas? Será que estão crescendo ou estão caindo? Qual será o seu comportamento? Pensando nisto, a EDTI foi buscar esta resposta para você.

A figura 1 mostra o gráfico de tendência do valor adicionado do setor de serviços (preto) e da indústria (vermelho).

 valor

Figura 1: Gráfico de tendência do valor adicionado da indústria e do setor de serviços em milhões de reais correntes de 1999 a 2009. (Fonte: Fundação SEADE)

Analisando a figura 1 podemos observar que os dois andam bem, mas que o crescimento do setor de serviços é muito mais vigoroso que o crescimento da indústria. Para testar esta hipótese fizemos dois gráficos de controle de individuais do retorno anual da indústria e outro do retorno anual do setor de serviços. Os gráficos podem ser encontrados na figura 2.

 

Figura 2: Gráfico de controle do retorno da indústria e do setor de serviços.

Por meio da figura 2 a tese fica corroborada. Apesar da média maior de retorno do setor industrial, há uma variabilidade maior nos dados, com anos apresentando crescimento de 30% e com outros anos apresentando uma queda de 6%. Já o setor de serviços possui uma média de retorno menor, mas com menos variabilidade. É um setor que cresceu todos os anos de 1999 a 2009, crescendo 2% em anos ruins (2000 para 2001) e subindo quase 20% em anos bons (2004 para 2005).

Após esta análise, o desafio é pensar: como posso aproveitar desta informação para aumentar o desempenho da minha empresa? Dica: calcule a sua taxa de retorno e compare com as taxas do munícipio. Tem correlação? Você está melhor ou pior?

2 respostas
  1. Roberto
    Roberto says:

    Virgílio, realmente tivemos um bom crescimento. Em valor absoluto, a indústria perdeu. Em percentual isso também acontece? Isto é, se se tomar o ano de 1999 como base, como foi o crescimento de cada setor? Outra dúvida que me vem a mente é: estamos bem mesmo em relação a outras cidades, ao estado, ou ao país? É isso aí, um PDSA puxa outro! Abraço.

    Responder
    • admin
      admin says:

      Ótima sugestão de novos PDSAs Roberto. Esta semana, PDSAs da economia de Campinas no nosso blog. Vamos cooperar para montar um infográfico no final. Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *