estrategia de negocios

Como preparar uma boa estratégia de negócios?

A estratégia de negócios é uma adequação da estratégia militar e tem como objetivo, basicamente, criar um plano que garanta que a empresa alcance seus objetivos e melhorar o posicionamento da organização.

É uma ferramenta eficaz, que deve ser utilizada tantos nos bons quanto nos maus momentos. Deve ser usada tanto por empresas com vasta experiência no mercado como por empresas novas. Pode ser utilizada na definição de que parcela do mercado se deseja atingir ou para promover sua empresa, ganhando a proposta da concorrência.

Para ajudar você a conseguir esses objetivos, elaboramos um guia para preparar uma boa estratégia na sua empresa. Confira!

Saiba como elaborar a estratégia de negócios

As estratégias de negócios podem ser elaboradas de diversas formas. E, além da criação, é importante ficar atento a execução.

A questão operacional tem função primordial no sucesso da implantação da estratégia, porém, para desenvolver uma estratégia de negócios, é necessário ter uma base sólida, que é o núcleo de toda a estratégia. Sem essa base, não há possibilidade de estruturação, dificultando o alcance dos objetivos planejados.

Se você está com dificuldades na elaboração de estratégias de negócios, daremos algumas dicas. Confira!

Faça um diagnóstico preciso

Antes de construir qualquer estratégia de negócios, é preciso saber o porquê da estratégia. Que desafios a empresa enfrenta que faz com essas estratégias não sejam implementadas? Qual o resultado que se deseja? Não basta apenas uma simples identificação dessas perguntas, é preciso interpretá-las e torná-las claras para toda a organização.

Defina seu público-alvo

É fundamental definir seu público-alvo de forma precisa. Umas das técnicas mais eficazes para isso é conseguir responder à seguinte pergunta: para quem você deseja aparecer?

Você deve entender todas as suas características, com atenção especial ao produto ou serviço que apresenta, como comportamento de seus visitantes e suas necessidades.

Por exemplo, no marketing digital, esse consumidor fictício é denominado persona, e é justamente para ele que suas ações serão direcionadas.

Estabeleça metas desafiadoras

Toda estratégia de negócios necessita de metas, afinal, todo o seu planejamento será baseado nelas. O desenvolvimento de metas precisa ser de curto, médio e longo prazo, nos diversos departamentos da empresa.

As metas têm que ser desafiadoras, tirar os colaboradores da zona de conforto, mas não podem ser inalcançáveis, para não os desmotivar. Cada meta deve ser acompanhada de um indicador de desempenho para medir as ações realizadas e saber se estão sendo eficazes ou se é necessário replanejá-las.

Um dos modelos mais adotados no mundo empresarial é o SMART, acrônimo em inglês que significa que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Tenha uma conduta padrão

Ao elaborar uma estratégia de negócios, deve-se fazer com que ela seja flexível. As dificuldades são inevitáveis, e é necessário estar preparado para imprevistos. Dessa forma, é importante que você desenvolva uma política de orientação.

Quando surgirem as dificuldades, essa conduta padrão norteará a decisão de forma mais apropriada na resolução dos problemas. Esse padrão pode estar nos valores da empresa ou se pode criar princípios que cada colaborador deve incorporar, principalmente a liderança.

Domine a negociação com fornecedores

A sua estratégia de negócios não deve levar em conta apenas fatores internos, para ser eficaz, é preciso olhar para fora da empresa, o que inclui os fornecedores.

Estreitar o relacionamento com eles e estabelecer parcerias “ganha/ganha” fará a empresa ter um diferencial competitivo, com consequente aumento de competitividade.

Essas parcerias também são fundamentais para conseguir o equilíbrio nos custos, visto que uma boa negociação envolve preço, desconto, prazos de entrega e pagamento etc.

Monitore seus concorrentes

O conhecimento profundo dos seus concorrentes é primordial para o desenvolvimento de sua estratégia. Monitore seus produtos e serviços, seu sistema de divulgação, sua relação com clientes e seu sistema de inovação.

A intenção não é copiar as boas ideias dos concorrentes, mas pode servir como parâmetro para ver como você está em relação a inovação e processos. Essa prática é conhecida como benchmarking e utilizada por toda companhia de sucesso.

O monitoramento dos concorrentes também ajuda a entender para onde o seu concorrente está indo, seja para galgar um espaço que você domina ou porque “descobriu” um novo nicho lucrativo. Quanto antes você identificar, mais rápido poderá ajustar a sua estratégia e não deixar o concorrente ganhar espaço.

Amplie sua rede de contatos

Uma estratégia de negócios que você pode realizar de forma bastante inteligente é ter a capacidade de ampliar sua rede de contatos.

Essa rede de contatos representa um sistema de suporte onde existe o compartilhamento de serviços e troca de informações entre indivíduos e grupos com interesses em comum.

Não basta ao empreendedor ficar mergulhado em seu ambiente de trabalho. É importante estar por dentro de tudo o que há de mais novo na sua área.

Participe de feiras, workshops, grupos de discussão em redes sociais voltadas para negócio, faça cursos, leia livros e acompanhe blogs e canais de referência em sua área de atuação, tanto nacionais como internacionais.

Além de parcerias, esse networking certamente trará ideias interessantes para o seu negócio.

Realize uma gestão financeira eficiente

Ter um plano traçado é algo louvável. No entanto, para fazer acontecer, é preciso ter dinheiro, o que implica gerir de forma eficaz os recursos e conseguir, seja por meio de investimentos, seja por produtividade, a receita necessária para colocar as ideias em prática.

A estratégia de negócios deve estar intimamente ligada ao planejamento financeiro e, caso a empresa esteja no vermelho, é importante reorganizar seu fluxo de caixa.

Crie um capital de giro, avalie o que pode ser economizado e busque o aumento no faturamento.

Qualifique sua equipe

Segundo Norton e Kaplan, dois grandes nomes da estratégia, 90% das estratégias falham não porque foram mal elaboradas, e sim porque foram mal executadas.

Grande parte da execução pode ser creditada à equipe. Logo, não adiantará ter a melhor estratégia de negócios se você não contar com um time qualificado e engajado com a causa.

Para conseguir esse conjunto, é preciso investir para ter o clima organizacional adequado para a equipe, capacitação contínua, estrutura e benefícios.

Promova cursos de reciclagem e a troca de ideias entre os colaboradores e estabeleça metas desafiadoras — mas alcançáveis.

Preparar uma boa estratégia de negócios é um trabalho árduo. No entanto, os benefícios são significativos. Na verdade, a sobrevivência e o crescimento da empresa no longo prazo e o crescimento e motivação da equipe dependem disso. Siga os passos acima e eleve o nível do seu negócio ao criar e executar uma estratégia eficiente!

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2 respostas
  1. Carl
    Carl says:

    Interessante.

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  2. Rolando
    Rolando says:

    Gostei.

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