Você está aqui: Início / Blog / Desafios da Construção Civil – Parte 1

Desafios da Construção Civil – Parte 1

Neste artigo iremos analisar o setor da Indústria da Construção Civil, por meio dos dados coletados na Sondagem Industrial feita pela CNI – Confederação Nacional da Indústria. O tema “construção civil” foi escolhido, pois é hoje uma das indústrias que mais crescem puxadas fortemente pelo aumento do crédito e dos vários programas de estímulo coordenado e financiados pelo governo.

No primeiro artigo da série construção civil nós vamos analisar, por meio de gráficos, quais são os principais desafios que esta indústria está enfrentando, segmentando por porte, tal quais os dados da CNI estão organizados.

Construção Civil

Figura 1: Evolução da % de Empresas Construção Civil com problemas em achar trabalho qualificado. (fonte:CNI)

Indicador

No gráfico da figura 1 não podemos ver muita coisa, apenas que o indicador está estável desde que começou a ser medido no quarto semestre de 2009. Podemos formular a hipótese de que, no período analisado, as grandes empresas de construção civil sofreram mais com a falta de trabalhador qualificado do que as médias e pequenas. Porém, vamos lançar mão dos gráficos que aprendemos nos cursos da EDTI para refazer o gráfico 1 e verificar se nossa visão se mantém. O novo gráfico pode ser verificado na figura 2.

Figura 2:Evolução da % de Empresas Construção Civil com problemas em achar trabalho qualificado. (fonte: CNI)

Por meio deste novo gráfico (fig. 2) fica mais fácil enxergar algumas coisas que não víamos no outro. Parece que a indústria de construção de médio porte está adotando alguma estratégia que vem tendo sucesso consistente na redução do problema da falta de trabalhador qualificado (com exceção do terceiro trimestre de 2012). Será que esta análise fica de pé depois de um gráfico de controle? Vamos conferir na figura 3.

Construção Civil

Figura 3: Gráfico de controle sobre a % das empresas que reportaram problemas com mão de obra qualificada. (fonte: CNI)

Indústria da Construção

Pela figura 3 fica evidente que a hipótese está correta. Realmente a Indústria da Construção de médio porte foi a que melhor cuidou deste problema, mas mesmo assim, há um enorme campo para que empreendedores surjam para resolver este problema. Empresas que conseguirem ajudar a indústria da construção a recrutar bons profissionais ou escolas que forem capazes de formar esta mão de obra mais qualificada terão seu lugar ao sol garantido. Fica a dica da EDTI para quem atuar neste mercado, pois este é um problema conhecido desde 2007, quando a construção civil começou a sua retomada, mas ainda sem solução.

Quando analisamos os gestores da construção civil, que enfrentam enormes desafios diários, a dica de capacitação está nas nossas ferramentas de análise estatística. Quantas horas um gestor poderá economizar em análises ou discussões se souber analisar dados com maestria? Com a ferramenta certa dos nossos cursos de Green e Black Belt os gestores da construção civil orientar de maneira mais sólida suas ações para a resolução dos seus desafios estratégicos, como a falta de mão de obra qualificada no setor.

Última dica do post – cuidado com a escala que o Excel coloca nos seus gráficos. Olhando a figura 1 e a figura 2 você consegue entender o que isto significa. Qual é o risco de uma interpretação equivocada se não estivermos ciente deste risco? Grande.