Entenda a importância de elaborar uma apresentação com impacto

Em algum momento da sua vida profissional, será necessário fazer apresentações em público, seja para divulgar procedimentos internos, seja para mostrar resultados atingidos ou mesmo para demonstrar um novo produto ou serviço. Quer saber como e por que fazer uma apresentação com impacto?

Não importa se a apresentação é destinada a um grupo pequeno de pessoas ou para um grande público: fazer apresentações de alto nível é essencial para a sua carreira.

Neste artigo, daremos algumas dicas e estratégias essenciais para uma apresentação com impacto positivo.

Antes da apresentação

Planeje o conteúdo

Faça uma espécie de roteiro a ser seguido. O primeiro passo para uma apresentação com impacto é planejar como será realizada, ou seja, identificar qual seu objetivo e qual o tipo de linguagem que iremos utilizar para atingir o público.

Sendo assim, escolher a linguagem ideal para se comunicar com o seu público é parte fundamental do processo de planejamento, bem como a análise do conteúdo a ser transmitido no momento da apresentação.

Observe o perfil do seu público-alvo e escolha se vai adotar linguagem informal, formal ou técnica. A seleção de uma linguagem inadequada vai comprometer toda a apresentação, portanto tenha muito cuidado ao escolher a forma de se comunicar com o seu público.

Procure sustentar seus argumentos com dados, pois contra dados e fatos não há argumento! Aqui pode ser necessário desenvolver sua habilidade de fazer análise de dados.

Evite textos extensos

Se você optar por uma apresentação com o uso de slides, evite textos extensos.

Além de ser cansativo para o seu público, é possível que os espectadores não consigam enxergar um grande conteúdo de textos nos slides.

Caso realmente seja necessária a inclusão de um texto extenso, divida-o em vários slides, de modo a não tornar a leitura cansativa. Se for possível, inclua ilustrações para deixar o design do slide mais agradável para o público.

Use imagens, gráficos e vídeos para uma apresentação com impacto

Use a tecnologia a seu favor aproveitando recursos adicionais para complementar a sua apresentação, como imagens, gráficos e vídeos. Para isso, é muito importante que você tenha domínio de alguns recursos de programas de informática.

Entre os programas que você precisa conhecer pelo menos o básico estão o Power Point, para a criação de slides, e o Excel, para a criação de gráficos e demonstração de planilhas e dados estatísticos.

Esses dois são apenas alguns dos mais conhecidos, pois existem outros programas similares que podem ser utilizados com os mesmos objetivos.

Elementos como gráficos, vídeos e imagens auxiliam no entendimento da sua audiência e ajudam a quebrar a monotonia da apresentação.

Só tome um cuidado: evite gráfico em 3D sempre que possível. Apesar de muitas vezes esses gráficos serem esteticamente bonitos eles não transmitem a informação com a mesmo eficiência e se esse gráfico esta na apresentação é por que ele tem alguma conclusão importante para a audiência, certo? Aqui vale uma regrinha de ouro: quanto menos tinta for utilizada melhor, desde que você mantenha a informação intacta!

Faça ensaios prévios

Ensaie a apresentação do conteúdo quantas vezes for necessário até sentir segurança e perceber que está da forma que você deseja.

Se puder contar com a opinião de uma pessoa de confiança para assistir ao ensaio da sua apresentação, peça ajuda para corrigir eventuais falhas ou construir uma análise crítica sobre o que foi apresentado.

Muitas vezes, uma segunda opinião pode ajudar bastante na identificação de erros que não conseguimos observar.

Caso não tenha uma pessoa de confiança, você também pode gravar os ensaios da apresentação e analisá-las posteriormente, sozinho. Ao assistir sua apresentação como espectador, você terá uma nova visão sobre a forma que está se apresentando ao público.

Tente conhecer com antecedência o local da sua apresentação

Se for possível, tente conhecer com antecedência o local de sua apresentação e verifique se tem a estrutura adequada àquilo que você planejou fazer. O espaço é adequado? É muito grande ou muito pequeno?

Teste os equipamentos referentes à exposição dos slides e iluminação e verifique se você precisará de uma pessoa para lhe auxiliar ao longo da apresentação.

Durante a apresentação

Seja objetivo nas demonstrações

Objetividade é uma característica fundamental nas apresentações de alto impacto. Para que isso aconteça, mantenha o foco no roteiro planejado e não inclua grandes quantidades de informações extras que não estavam planejadas.

Evite também informações repetitivas ou ainda extremamente detalhadas, a não ser que esse seja o objetivo inicial da apresentação.

De qualquer forma, é necessário ter cuidado para não se apresentar de modo chato e cansativo para quem está te assistindo.

Abuse dos recursos tecnológicos

Aproveite ao máximo os recursos tecnológicos disponíveis durante a sua apresentação.

Aproveite o aparelho de som, use microfones, recursos de iluminação, laptops, pendrives e todos os equipamentos que estiverem disponíveis para você.

Demonstre segurança e simpatia

Algumas qualidades, como ter domínio da oratória, são essenciais para uma boa apresentação.

Verifique o seu tom e altura da voz, mas não se esqueça de também ter controle sobre os gestos e a forma que você se posiciona diante do público — a linguagem corporal contribui significativamente para o sucesso da sua apresentação.

Seja autoconfiante enquanto conversa com o público, mas não se esqueça de um detalhe importante: demonstrar simpatia durante o discurso. Afinal de contas, criar empatia com o público é fundamental para uma apresentação que supere as expectativas dos convidados.

Ser simpático e interagir com o público não significa fazer piadas sem graça ou fazer comentários impertinentes ao conteúdo da apresentação.

O bom senso é essencial para você conseguir perceber os limites e descobrir como ser simpático com o público sem deixar o profissionalismo de lado.

Esteja preparado para improvisos

Apesar de todos os cuidados, nem sempre as coisas saem exatamente como planejamos e falhas podem vir a acontecer.

Seja por causa de problemas com equipamentos, por causa da interação do público no momento da apresentação ou outros motivos inesperados, é importante que estejamos preparados para a improvisação.

Para que isso aconteça, é fundamental ter bom humor e agir rápido em busca de soluções práticas.

Emocione o seu público

Para uma apresentação perfeita é importante ir além do bom e do comum: é necessário emocionar o seu público!

Saber despertar sensações naqueles que estão presentes é o segredo de uma apresentação com impacto. Para isso, tenha em mente qual emoção deseja despertar no seu público e use os recursos necessários para atingir esse objetivo.

Nossas dicas para uma apresentação com impacto foram úteis e você quer acesso a mais conteúdo como esse para impulsionar os seus negócios ou sua vida profissional? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro de outros conteúdos como este!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *