Gage R & R

Utilizar sistemas de medição eficazes é uma necessidade indiscutível, afinal todo o trabalho realizado em projetos se baseia em dados.

Entre esses componentes essenciais podemos citar a análise do sistema de medição (MSA), usada em projetos de aprimoramento e manutenção em sistemas de qualidade, tem como função identificar problemas com seu sistema de medição e determinar se você pode confiar em seus dados.

Usado na fase measure do roteiro DMAIC, o sistema Gage R & R (no qual os Rs significam repetibilidade & reprodutibilidade), avalia os efeitos de dois fatores de variação em seu sistema de medição, geralmente, operador e peça.

No entanto, com frequência, os efeitos do operador e da peça não são suficientes para fornecer uma compreensão completa do sistema de medição.

Frequentemente, é necessário adicionar uma terceira variável, geralmente o medidor.

Quando três ou mais fatores são incluídos na análise, podemos chamar o estudo de Gage R&R expandido.

Repetibilidade

Repetibilidade é a capacidade de um instrumento de medição fazer medições consistentes da mesma peça.

É a variação que é observada quando um operador mede a mesma peça várias vezes, usando o mesmo medidor e utilizando o mesmo método.

Reprodutibilidade

A reprodutibilidade compara a variação entre operadores que medem a mesma peça usando o mesmo instrumento .

Esta variação é encontrada pelas médias obtidas por diferentes operadores utilizando o mesmo equipamento de medição para medir repetidamente uma mesma grandeza de uma única peça.

Repetibilidade e Reprodutibilidade (RR)

A soma das variações devido à falta de Repetitividade e Reprodutibilidade é dada pelo RR.

$$RR=\sqrt{(VE)^2+(VO)^2}$$

Diferença entre o estudo de Gage R&R padrão e o expandido

As quatro diferenças principais entre um estudo padrão e um expandido são:

  1. O estudo expandido permite que fatores adicionais como medidor, laboratório, local, etc. sejam avaliados, além do Operador e da Peça.
  2. Ao contrário do estudo padrão, são permitidos pontos de dados ausentes na análise de um estudo expandido.
  3. As interações dos fatores adicionais com o Operador e a Peça podem também ser avaliadas.
  4. O plano de amostragem do estudo expandido ultrapassa rapidamente um tamanho razoável e exige a redução do tamanho da amostra de ao menos uma variável. Por exemplo, reduzir o número de peças de 10 para 5 é uma abordagem comum.

Como utilizar

Antes da análise de dados começar, o Green Belt ou Black Belt envolvido no projeto, deve entender a variação causada pelo sistema de medição e verificar se os dados medidos representam a realidade do processo.

Ao usar o estudo de Gage R&R expandido para avaliar os sistemas de uma grande variedade de tipos de medição, entre outros, é possível notar que ao executar simplesmente um estudo padrão de Gage R&R, separado em cada um dos níveis da variável extra, é raramente um experimento eficiente para responder às questões de interesse.

Para ajudar mais profissionais da área de qualidade a colherem os benefícios dessa poderosa ferramenta, vamos examinar, etapa por etapa, como planejar, analisar e interpretar os resultados de um estudo de Gage R&R Expandido.

A qualidade do controle do processo depende da análise de dados de medição precisos do processo.

Na maioria das instâncias, engenheiros de processo podem presumir que os dados coletados estão corretos.

Isso significa que os engenheiros de processo entender, que não existe variação nos gages que estão medidos no processo.

Como avaliar os resultados

A interpretação de resultados, o total de R&R da Medição consiste na relação entre a repetibilidade (a variabilidade das medições repetidas pelo mesmo operador) e a reprodutibilidade (a variabilidade quando a mesma peça é medida por diferentes operadores. Isso pode ser ainda mais dividido nos componentes operador e operador por peça).

Para constatar a variabilidade nas medições de diferentes peças, é necessário analisar os componentes da variância.

Para avaliar a quantidade de variação que cada fonte de erro de medição e diferenças peça a peça contribuem para a variação total.

De maneira ideal, as diferenças entre peças devem ser responsáveis pela maior parte da variabilidade, a variabilidade da repetibilidade e reprodutibilidade deve ser muito pequena.

 

Continue aprendendo, acesse o link e baixe nossos livros e apostilas, inteiramente grátis! Lá você encontra-rá diversos materiais educativos mais aprofundados.

Deixe seu comentário, nos siga e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais.

Linkedin

Facebook 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *