Você está aqui: Início / Blog / Leituras de final de ano

Leituras de final de ano

Leituras de final de ano – O ano está chegando ao fim e junto com este final está chegando a tão esperada semana de festas. No post de hoje vamos apresentar alguns livros que podem ser lidos nesta semana para começar um 2014 com tudo. Escolhemos 4 livros com o intuito de abrir reflexões sobre melhoria no trabalho e entendimento da variação. São eles:

O Modelo de Melhoria – Norman, Langley, Nolan, Provost, Moen e Nolan

Este livro é a leitura básica para o desenvolvimento de um projeto de melhoria. Ele cobre todas as fases mais difíceis deste tipo de projeto, desde identificar qual é o incômodo em nossas organizações (todos sabemos que detalhar o que nos incomoda no dia a dia não é uma tarefa fácil) quanto desenvolver mudanças para resolvê-los. É o livro base dos nossos cursos de Greenbelt e Blackbelt.  Este livro pode ser encontrado em nossa loja virtual.

A Lógica do Cisne Negro – Nicolas Nassin Taleb

Um “cisne negro” é um acontecimento é um acontecimento improvável com consequências extremamente significativas (tanto positivas quanto negativas). Neste livro, o autor explica como as pessoas tem problemas com a imprevisibilidade do futuro e como alguns eventos podem afetar profundamente nossa vida. É uma leitura interessante e faz com que percebamos que o que não conhecemos é muito maior do que o conhecemos.

Subliminar – Leonard Mlodnow

Este é um livro rápido e interessante que busca compilar alguns pontos da psicologia do inconsciente. Ele mostra o quanto nossa percepção sobre as coisas nem sempre é consciente e como isso afeta nosso dia a dia. O autor também explora um pouco da história de como os cientistas descobriram o inconsciente e qual a visão mais aceita sobre ele hoje.

Previsivelmente Irracional – Dan Ariely

Similar ao anterior, este livro é uma leitura fácil sobre psicologia comportamental. Escrito quando o autor lecionava na Sloan School of Management do MIT, o livro aborda com relatos experimentais que nem sempre os pensamentos mais racionais são aqueles que regem nossas ações. Ele também explora como essa irracionalidade afeta em esforços de marketing e vendas.