O problema dos “problemas invisíveis”

Nós já vimos aqui inúmeras vezes que existem dois tipos de processos. Os processos controlados e os processos descontrolados. No primeiro caso, o que se observa são atividades tranquilas, enquanto que no segundo temos problemas.

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A análise de dados tem sido uma habilidade cada vez mais requisitada no mercado de trabalho. A quantidade de dados disponíveis é enorme, mas poucas pessoas conseguem transformá-los em insights para decisões de negócios.





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Esses problemas devem ser identificados com rapidez e se tornar visíveis para toda a organização. Só podemos combater aquilo que identificamos. Quando não observamos estes problemas não podemos tomar medidas para resolvê-los.

Problemas passam despercebidos

Em muitos casos os problemas passam despercebidos. Não podemos quantificá-los nem estudar suas causas. Isso está diretamente ligado com as atividades do dia a dia e com os procedimentos de coletas de dados. Para que você consiga escutar as ondas de rádio que estão passando pelo seu escritório nesse momento você precisa de um receptor que é o rádio.

Com os processos acontece o mesmo. Eles estão o tempo todo tentado se comunicar conosco, mas só conseguiremos “escutá-los” caso existe uma estrutura de coleta e processamento de dados.

Estas simples atitudes podem trazer benefícios incalculáveis para as organizações. Haverá um melhor uso dos recursos, um menor desgaste de pessoal e um menor custo de operação, o que eleva a competitividade e melhora a moral dos funcionários.

Uma empresa que não apresenta problemas, ou é perfeita, o que é evidentemente impossível, ou extremamente ineficaz. Todos os problemas estão aparecendo em sua organização? Uma volta pela fábrica ou uma conversa com os operadores pode ser surpreendente.

Tornar os problemas visíveis também é um passo no caminho de solucioná-los. É necessário que parte de suas causas fique visível. Uma lista afixada na parede, preenchida pelos operadores e indicando quais os principais problemas que vem ocorrendo nos últimos tempos tem muitos benefícios.

Ela faz com que a fidelidade de informação chegue até o gestor responsável pela solução dos mesmos. Além disso, ela alinha toda a organização sobre a importância dos mesmos e faz com que possibilidades de solução surjam já dos operadores.



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