Melhoria contínua sustentável

Melhoria contínua sustentável: veja o que é preciso para fazer!

Ao longo dos últimos anos, a promoção da melhoria contínua sustentável se tornou um objetivo de várias empresas. Negócios em vários segmentos estão buscando meios para otimizar as suas rotinas e, assim, ter um fluxo operacional com um aproveitamento de recursos otimizado.

Para atingir esse objetivo, uma série de estratégias podem ser aplicadas. Quer saber quais são? Então veja o post abaixo!

O que é a melhoria contínua sustentável?

A melhoria contínua sustentável é um conceito em que a empresa busca, de modo conjunto, otimizar continuamente as suas atividades. Todos os times passam a ser engajados em tarefas e abordagens operacionais que garantam um elevado nível de qualidade ao ambiente de trabalho.

Por ser uma estratégia abrangente, a melhoria contínua sustentável exige o engajamento de todos os níveis da empresa. De líderes a profissionais operacionais, todos devem ter um fluxo de trabalho voltado para evitar erros e garantir a entrega de resultados alinhados com as demandas de clientes.

Quais são as bases da melhoria contínua sustentável?

Podemos apontar três bases para a melhoria contínua sustentável. A criação de uma cultura organizacional focada em otimização, o comprometimento de líderes e o alinhamento do negócio. Elas são importantes pelos seguintes motivos:

  • a cultura organizacional focada em otimização garante que todos os profissionais atuarão lado a lado para otimizar os seus fluxos de trabalho, evitando o direcionamento de esforços para objetivos não prioritários, que comprometam a real melhora dos resultados;
  • o comprometimento de líderes é crucial para garantir o item anterior e permitir que a empresa tenha sempre as ferramentas necessárias para identificar e eliminar problemas;
  • o alinhamento do negócio permite que todos busquem os mesmos objetivos, ou seja, que os times trabalhem lado a lado com metas semelhantes e que não entrem em conflito.

Como garantir a melhoria contínua sustentável no meu negócio?

Para garantir que a melhoria contínua seja sustentável na sua empresa, alguns passos podem ser tomados. Confira os principais a seguir!

Simplifique ações

Para otimizar processos e evitar erros, o ideal é que eles sejam simples e fáceis de serem executados. Rotinas com um grande número de etapas ou verificações, muitas vezes levam a problemas na sua execução, como erros causados por informações imprecisas.

Portanto, trabalhe lado a lado com todos os times para reduzir etapas e desburocratizar o fluxo operacional da empresa. Tenha rotinas que contem com um bom nível de automação, sejam integradas e de fácil monitoramento. Assim, os riscos operacionais serão muito menores.

Aposte no Lean Six Sigma

Já existem algumas estratégias para orientar as empresas na busca de uma melhoria contínua sustentável. Uma delas é a metodologia Lean Six Sigma. Ela permite que a organização torne os seus processos críticos mais confiáveis, preparados para lidar com mudanças de mercado e com um nível de qualidade consistente.

O investimento na Lean Six Sigma, em outras palavras, pode ser visto como uma forma de garantir o sucesso da organização com mecanismos inteligentes de gestão, processos com maior performance e inovação. A empresa terá uma nova cultura de trabalho, com os profissionais corretamente orientados para sempre melhorarem as suas rotinas a partir de uma análise que se baseia nos seguintes pontos:

  • redução e controle de custos;
  • melhoria dos índices de produtividade;
  • maior eficiência operacional;
  • aumento da rentabilidade dos serviços e produtos;
  • redução do número de reclamações de clientes.

Para atingir esse objetivo, a Lean Six Sigma promove uma completa mudança na cultura interna. Os times serão reorganizados e as ferramentas revistas. Além disso, novas metas serão aplicadas, reduzindo as chances de a empresa não conseguir se manter competitiva.

Monitore resultados

Outro ponto importante é sempre monitorar os resultados dos seus processos. Se o negócio tem um fluxo operacional que pode ser modificado continuamente para atingir melhores resultados, é importante que os gestores tenham mecanismos para identificar o real impacto das suas ações.

Diante disso, sempre tenha ferramentas para otimizar as suas atividades, adote soluções de monitoramento e indicadores de performance. Sempre que alguma modificação não atingir o seu objetivo, faça uma análise para identificar como corrigir o problema de fato.

Tenha times integrados

A integração entre equipes é um dos passos mais básicos para otimizar processos. Quando os profissionais atuam de maneira unificada, a empresa pode mitigar riscos, melhorar as suas operações e ter um maior nível de inovação.

Diante disso, sempre busque soluções e metodologias para ter equipes trabalhando em conjunto. Remodele rotinas, tenha soluções de comunicação e de troca de arquivos para promover uma integração contínua. Assim, a empresa poderá ser mais ágil e atingir melhores resultados.

Busque o apoio de uma empresa especializada

Em alguns cenários, o negócio pode ter dificuldades para implementar uma cultura de melhoria contínua sustentável. Nesse momento, o apoio de uma empresa especializada pode ser o ponto básico para reduzir falhas e conseguir otimizar os seus processos continuamente.

Um serviço de consultoria permite que a empresa tenha um time especializado para orientar na sua mudança de cultura organizacional. As rotinas internas serão avaliadas em busca de práticas que devem ser replicadas e rotinas que precisam ser modificadas.

Qualquer metodologia não alinhada com os padrões do mercado será revista. Além disso, os novos padrões de controle permitirão que a empresa tenha mais meios para melhorar o seu fluxo de trabalho e gerar melhores resultados.

Conforme amadurece, o mercado brasileiro se torna cada dia mais competitivo. Hoje, empresas competem entre si, mesmo que estejam fisicamente distantes: graças a web, distâncias foram reduzidas e é possível atingir consumidores até de outros países.

Para garantir a competitividade da companhia, portanto, é fundamental que o gestor tenha mecanismos para proporcionar a melhora contínua das suas operações. Em outras palavras, o negócio deve ter rotinas e estratégias que facilitem a busca por um ambiente em que o número de falhas sempre seja o melhor possível.

A promoção da melhoria contínua sustentável é, portanto, algo básico para manter a lucratividade da empresa. Com rotinas melhor estruturadas e um processo de alta qualidade, a empresa consegue atingir um público maior, ser mais eficiente, evitar riscos e promover mais inovação.

Gostou deste post e quer saber mais sobre como melhorar continuamente a sua empresa? Então veja as nossas soluções!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.