Do mais simples artesão à mais avançada planta industrial, todos precisam ter algum método de produção para dar conta de suas demandas.
Uma linha de montagem, por exemplo, deve ter todas as suas etapas bem planejadas, com atividades coordenadas entre si para que tudo saia como previsto.
Se é de organização que a sua empresa precisa, este conteúdo vai ajudar.
Entenda quais são os métodos de produção mais conhecidos e como se qualificar para ser um especialista no assunto.

O que é método de produção?
Método de produção é o conjunto de processos e técnicas utilizados para transformar matérias-primas em produtos acabados.
Envolve etapas como planejamento, fabricação e controle de qualidade, visando eficiência, economia e melhoria contínua.
Diferentes métodos incluem produção em massa, por encomenda ou artesanal, dependendo da escala e natureza do produto.
É através de um método de produção que a empresa define como as atividades devem ser realizadas para se chegar a um objetivo.
As atividades industriais em geral são sempre orientadas por pelo menos um deles, a fim de otimizar o uso dos recursos, evitar acidentes e agilizar a produção.
Para que serve um método de produção?
Nenhum time de futebol profissional entra em campo sem uma estratégia de jogo ou sem saber como vai chegar ao gol adversário.
O método de produção segue uma lógica mais ou menos parecida, já que serve para orientar os esforços em uma atividade produtiva.
É ainda uma maneira de aproveitar melhor as habilidades, conhecimentos, técnicas, equipamentos e insumos disponíveis.
Portanto, um método de produção serve para direcionar o trabalho, evitando desperdícios e maximizando o potencial dos recursos utilizados, tanto materiais quanto imateriais.
Quais os principais métodos de produção?
Quem pesquisar na web sobre métodos de produção vai encontrar as mais variadas abordagens e visões sobre o assunto.
Há quem entenda que produção em massa é um método de produção, e na verdade essa definição não é de todo errada.
Preferimos então seguir a definição mais etimológica do termo “método”.
Assim, entendemos como método de produção todo sistema com técnicas, ferramentas e práticas bem definidas, como as que vamos abordar a seguir.
Toyotista
O toyotismo nasceu no pós-guerra, quando o Japão ainda combalido pelos enormes prejuízos causados pelo conflito buscava reestruturar seu parque industrial arrasado.
Nele, prevalece a produção puxada, em que a demanda é quem determina quanto se produz e como se deve produzir.
Essa é a base do conceito Just in Time (JIT), que tem entre seus objetivos a redução e, se possível, a eliminação dos estoques.
Fordista
O modelo da Toyota pode ser considerado um aprimoramento do fordismo, que vigorou durante algumas décadas na indústria automotiva.
Diferentemente do toyotismo, nele prevalece a produção empurrada, em que a empresa fabrica para depois criar a demanda.
É um método de produção mais agressivo, e que pode dar bons resultados quando se dispõe de mercados maiores e mais amadurecidos para o consumo.
Taylorista
O fordismo se serviu de muitos dos conceitos e ideias do método taylorista, que tinha como foco a racionalização do trabalho e a especialização.
É por isso considerado o método que deu origem no começo do século XX à produção em série, modelo que perdura até hoje na indústria de transformação.
Embora muitos dos seus conceitos e técnicas sejam utilizados até hoje, o método taylorista é considerado de certa forma obsoleto, por tratar o ser humano por uma perspectiva utilitarista.
Lean Six Sigma
A metodologia Lean Six Sigma é uma das mais recentes entre os métodos de produção, tendo sido incorporada pela indústria a partir das décadas de 1980 e 1990.
Ela é considerada também um “salto” na metodologia Lean Manufacturing, que é por sua vez a base do toyotismo.
Lean Six Sigma é sobre a redução de desperdícios, mas é também sobre melhorar a qualidade continuamente.
Por isso, esse é um dos métodos mais difundidos, com eficácia comprovada por resultados em grandes corporações, como a GM e a Motorola.

Saiba mais sobre os melhores métodos de produção
Os profissionais da indústria que dominam os principais métodos de produção certamente levam vantagem no mercado de trabalho.
Faça os cursos EAD, Green Belt e Black Belt da Escola EDTI e junte-se ao seleto time dos especialistas em melhoria e solução de problemas.
Tenha uma formação diferenciada e reconhecida internacionalmente pela The Council for Six Sigma Certification!
Conclusão
Um método de produção bem implementado é não apenas útil, mas um diferencial competitivo.
Escolher com critério e contar com os melhores profissionais para isso é fundamental para quem trabalha com metas e objetivos.