Metodologia DMADV: como funciona esse roteiro do Seis Sigma

 

O mercado consumidor nunca foi tão competitivo quanto hoje em dia. Em vista disso, as empresas buscam novas técnicas para melhorar a qualidade de seus produtos e soluções.

Um analista que quer progredir em sua carreira precisa acompanhar essas mudanças e manter-se em constante capacitação. Infelizmente, alguns profissionais não ligam para essa questão e acabam atrapalhando o desempenho dos negócios. Dessa forma, é fundamental utilizar práticas e ferramentas que aumentam a produtividade.

Atualmente, as organizações de todo o mundo utilizam o sistema Seis sigma e a metodologia DMADV. Suas características ampliam o horizonte de atuação dos gestores e reduzem os números do desperdício.

Por isso, hoje vamos falar sobre qual é o funcionamento de cada um desses conceitos e as suas principais vantagens. Leia com atenção e aproveite!

Como funciona o Seis Sigma?

Essa metodologia tem o objetivo de identificar e implementar práticas que possam melhorar o desempenho de uma empresa. Também chamado de Six Sigma, ele foi criado pela Motorola, mas só ganhou notoriedade no mercado após os resultados obtidos na gestão da General Electric. Apesar desses exemplos, esse sistema pode ser utilizado em qualquer tipo de empreendimento, não importando seu porte ou campo de atuação.

Em outras palavras, o Seis Sigma é um dos principais tópicos da qualidade total. Com ele, é possível criar uma estratégia focada na gestão da qualidade dos resultados produtivos e financeiros. Dessa forma, ele pretende aumentar a satisfação dos clientes e fazer com que as despesas sejam reduzidas.

Sua nomenclatura se origina do indicador “sigma”, que indica a quantidade de dados que se enquadram nos requisitos do cliente em estatística. Portanto, os produtos e projetos serão mais eficientes quanto maior for esse valor.

Ele deve ser implementado em uma gestão para medir e controlar todos os processos produtivos. Essa técnica trata as atividades de forma sistêmica e facilita a solução dos gargalos financeiros e operacionais que atrapalham o desempenho de todos.

O que é a metodologia DMADV?

O Seis Sigma tem duas metodologias principais, e uma delas é o DMADV (a outra é o DMAIC). Ele é utilizado quando o cliente exige a criação de um novo produto. O principal objetivo da metodologia DMADV é criar uma mercadoria que atende às necessidades do cliente e tem todas as suas características otimizadas. Dessa forma, é possível evitar erros e outros problemas.

Essa prática é composta por cinco fases. Confira-as abaixo.

Definir

Momento inicial em que os gestores do projeto analisam as demandas do cliente e definem aquelas que são mais importantes. Nessas horas, é feito um estudo baseado no histórico do mercado, nos comentários realizados e em outros dados referentes ao cliente. São definidas também metas para orientar o trabalho a ser superado e motivar os funcionários envolvidos.

É fundamental montar uma equipe capacitada e que esteja engajada com os objetivos da empresa. Portanto, essa etapa deve ser realizada com muita calma e atenção. Qualquer erro ou deslize nesse momento inicial pode atrapalhar o decorrer das próximas etapas.

Medir

Agora, são mensurados os fatores críticos para a qualidade do produto. Com as metas estabelecidas anteriormente, dados são coletados para registrar as características e o desempenho do processo.

De uma maneira mais simples, essa etapa acompanha os processos essenciais para o sucesso do projeto e produz dados e informações a serem analisadas posteriormente.

Analisar

Nessa fase da metodologia DMADV é feito um estudo para identificar aquilo que prejudica a performance do produto. Ele é analisado para facilitar o trabalho dos gestores, visando a criação de projetos alternativos e melhorias a serem implementadas. Todas as hipóteses devem ser levadas em consideração, a fim de atender às exigências do cliente.

Por isso, são criados protótipos e simulações do produto final. Elas permitem a determinação do melhor conceito a ser desenvolvido sem que haja problemas nas próximas fases. É agora também que o estudo de viabilidade técnica e financeira podem ser planejados.

Desenhar

Essa etapa tem como principal objetivo desenvolver tudo aquilo que foi planejado e detalhado nos procedimentos anteriores. Testes são realizados para verificar a qualidade do produto de acordo com as questões levantadas pelo cliente.

Os processos de revisão financeira e planejamento de fornecimento, marketing e produção também são realizados e garantem o sucesso das operações.

Verificar

Último estágio da metodologia DMADV e que deve ser contínuo durante toda a vida do projeto. Isso quer dizer que é necessário verificar os resultados e as avaliações do mercado e dos clientes em relação à qualidade do produto. Mudanças e melhorias devem ser implementadas de acordo com feedback que a empresa recebe sobre suas soluções.

Quais são os seus benefícios?

A metodologia DMADV mostra que todas as fases de um projeto devem ser realizadas para satisfazer os desejos do cliente, e isso só pode acontecer quando há uma estrutura sólida e preparada.

A atuação dos gestores e analistas deve ser focada no equilíbrio entre as potencialidades da equipe e os objetivos do produto. Eles têm um papel fundamental na organização dos processos e na realização das atividades.

O projeto deve ser enxergado como um todo, fazendo com que todas as partes tenham importância no resultado final. Desse modo, há uma maior integração entre os envolvidos e as etapas de produção, minimizando erros, custos e problemas.

Além do mais, as análises de dados realizadas fazem com que as decisões se tornem mais efetivas e fomentem o aumento da qualidade do produto. Consequentemente, todos saem ganhando e a qualidade do projeto é garantida.

Como você pode perceber, a metodologia DMADV é essencial para a melhoria dos resultados obtidos em uma empresa. Ela facilita o entendimento das necessidades do cliente e faz com que um analista se prepare para superar os obstáculos em sua rotina de trabalho.

Portanto, capacite-se e faça de tudo para implementar essas e outras técnicas que vão te ajudar a progredir na carreira.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer aprender ainda mais sobre as melhores técnicas do mercado? Então não deixe de descobrir agora mesmo 5 vantagens da certificação Seis Sigma que vão lhe ajudar em sua carreira! Boa leitura e sucesso!

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *