5 vantagens que ainda não te contaram da certificação Seis Sigma

No mundo profissional, certificações, cursos e qualificações são sempre bem-vindos. E a certificação Seis Sigma não fica para trás nesse quesito. Cada vez mais procurada pelos profissionais mais atualizados do mercado, a certificação Seis Sigma possui uma série de vantagens que pode fazer com que você saia na frente de seus concorrentes.

Quer saber mais sobre Seis Sigma? Então confira agora 5 vantagens que ainda não contaram a você sobre a certificação Seis Sigma para sua carreira!

A certificação Seis Sigma

Antes de entrarmos nas vantagens que a certificação Seis Sigma pode trazer para sua vida profissional, é preciso explicar exatamente em que ela consiste. O Lean Seis Sigma (ou Six Sigma) é a conjunção de uma estratégia de gestão de projetos e negócios, criada pela Motorola, com os preceitos da cultura Lean Manufacturing, que tem por objetivo a produção com maior eficiência e menos desperdícios.

O Lean Seis Sigma é, portanto, uma metodologia desenvolvida para identificar defeitos e gargalos em processos de produção, administrativos, de manufaturas e outros, corrigindo-os e assim eliminando desperdícios. Visa, sempre, a melhoria contínua, tanto dos profissionais quanto dos processos.

As vantagens da certificação Seis Sigma

Como falamos anteriormente, obter uma certificação Seis Sigma traz uma série de vantagens para sua carreira e vida profissional. Abaixo, listamos cinco delas. Confira:

1. Você ganhará empregabilidade

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, obter uma certificação, como a Seis Sigma, traz para o profissional uma vantagem competitiva enorme, colocando o profissional à frente dos concorrentes.

Durante tempos de crise, as empresas buscam profissionais visando a certificação de projetos de maneira ainda mais acelerada que o normal. E a explicação para isso é, na verdade, bastante simples: em períodos conturbados, a busca por profissionais capazes de reduzir gastos e desperdícios por meio da análise e adaptação de processos é fundamental.

Conseguir reunir em seu currículo as características de um profissional capaz de aumentar a produtividade da empresa ao mesmo tempo em que reduz os seus gastos é agregar diferenciais que potencialização sua empregabilidade.

2. Você conquistará maiores salários

Segundo uma pesquisa da American Society of Quality (ASQ) realizada em 2014, um profissional certificado em Seis Sigma ganha até 12% mais do que seus concorrentes da mesma área de atuação.

Recentemente, estudos também comprovaram que profissionais Black Belts apresentam uma média salarial que pode ser de 15 a 20% maior do que aqueles que não possuem nenhum tipo de certificação.

Como ainda é raro encontrar profissionais com esse tipo de qualificação e conhecimento, o mercado tende a valorizá-los ainda mais, uma vez que o potencial de agregação à empresa é sempre muito grande com certificados em Seis Sigma.

3. Você será muito mais versátil

Os níveis de certificação Seis Sigma (Green e Black Belt) oferecem para o profissional um grande leque de opções de atuação. Isso acontece porque a própria metodologia Seis Sigma é pensada para ser aplicada nos mais diversos setores do mercado, podendo ser utilizado em processos administrativos e burocráticos e até mesmo processos industriais bastante específicos.

Nesse sentido, um profissional com certificação Seis Sigma é habilitado para identificar, analisar e eliminar desperdícios em diversos setores e processos produtivos de qualquer empresa. Da melhora do fluxo de caixa do setor financeiro à diminuição dos custos de logística e transporte, o Seis Sigma pode se fazer presente em todo o ambiente empresarial.

4. Você desenvolverá habilidades analíticas

A certificação Seis Sigma passa por um treinamento árduo e muito importante, no qual o profissional conhecerá e aprenderá todos os preceitos e conceitos teóricos. Mas também é composto por uma parte prática, na qual terá a oportunidade de colocar em ação esses ensinamentos.

Uma das principais características de um profissional certificado em Seis Sigma é sua alta capacidade analítica. Faz parte do seu treinamento (e fará parte da sua atuação profissional) a utilização de habilidade analíticas capazes de resolver situações problemáticas e gerar resultados satisfatórios.

Esse tipo de competência faz parte do perfil profissional de alta performance que é cultivado nos cursos de certificação Seis Sigma. E, mais do que qualquer outra característica, o mercado tende a valorizar e ter sempre portas abertas para profissionais com alta capacidade analítica. O conhecimento é insubstituível!

5. Você terá um currículo com maior credibilidade

A metodologia Seis Sigma é uma das poucas metodologias de gestão de processos que possui uma grande credibilidade e é reconhecida ao redor do mundo. Grandes empresas e multinacionais já se utilizam dos seus benefícios e realizam melhorias em seus processos com os conceitos Seis Sigma.

Certificar-se em Seis Sigma é, portanto, um passo à frente na sua carreira profissional. Com um certificado Seis Sigma, você será reconhecido por empresas em território nacional e internacional.

Dito isso, fica claro o quanto esse tipo de certificação agrega no currículo de um profissional. Ainda mais se considerarmos que muitos cargos em diversas organizações já exigem um certo nível de certificação Seis Sigma no currículo, conquistar essa qualificação se torna ainda mais importante.

A obtenção da certificação Seis Sigma

Assim como citamos ao longo do artigo, para obter uma certificação Seis Sigma é preciso procurar um curso de qualidade. Como não existe uma regulamentação nacional ou internacional para escolas que oferecem a certificação, é essencial pesquisar e buscar uma instituição de prestígio.

Dentre os vários níveis de certificação Seis Sigma, é possível encontrar cursos presenciais, cursos online e de modalidade mista. Em um dia a dia cada vez mais atribulado, encontrar escolas que oferecem uma flexibilidade em suas modalidades de certificação é com certeza uma boa oportunidade.

Sem dúvidas, certificar-se e qualificar-se é sempre um passo de crescimento na carreira de qualquer profissional. E, quando falamos de um certificado com fama internacional, isso traz ainda mais vantagens. É preciso deixar claro que, além das vantagens citadas nesse artigo, o Seis Sigma tem muito a acrescentar em termos de conhecimento, mudando a maneira como você executará suas tarefas profissionais.

Convencido das vantagens de se obter uma certificação Seis Sigma? Então não deixe de entrar em contato para saber mais como obter o seu certificado! Aproveite e veja também como adicionar os seus certificados profissionais em seu perfil no LinkedIn.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta