8 vantagens que ainda não te contaram da certificação Seis Sigma

No mundo profissional, certificações, cursos e qualificações são sempre bem-vindos. A certificação Six Sigma é uma excelente opção nesse quesito. Cada vez mais procurada pelos profissionais atualizados do ambiente corporativo, ela traz ao estudante uma série de benefícios que podem fazer com que ele saia na frente dos concorrentes.

Atualmente é necessário que as empresas estejam cientes da construção de um diferencial competitivo no intuito delas permanecerem ativas no mercado e ter um bom engajamento com seus consumidores. Isso também serve no propósito de atraí-los por meio de estratégias que um colaborador qualificado terá facilidade em criar.

Quer conhecer de uma maneira ampliada essa forma de qualificação? Então confira agora 5 vantagens que ainda são desconhecidas e os tipos de certificados que você pode conquistar e que trarão grandes oportunidades para sua carreira!

A certificação Seis Sigma

Antes de entrarmos nas vantagens que a certificação Six Sigma pode trazer para sua vida profissional, é preciso explicar exatamente em que ela consiste. O Lean Seis Sigma (ou Six Sigma) é a conjunção de uma estratégia de gestão de projetos e negócios, criada pela Motorola, com os preceitos da cultura Lean Manufacturing.

Ela tem por objetivo a produção com maior eficiência e menos desperdícios. É uma metodologia desenvolvida para identificar defeitos e gargalos em processos de produção, administrativos, de manufaturas e outros, corrigindo-os e assim eliminando-os. Visa, sempre, a melhoria contínua, tanto dos profissionais quanto dos procedimentos.

Os tipos de certificados

Uma dúvida constante que aparece quando um estudante está procurando saber mais sobre a certificação Six Sigma é a diferença dos belts. Eles servem como forma de tornar gradativo o processo de aprendizado e comprometimento do candidato. Cada qual tem suas peculiaridades e características a fim de o preparar para as responsabilidades que virão.

São divididos seguindo essa gradação, em que são conquistados os diferentes níveis do conhecimento: white, yellow, green, black e master black. Nos tópicos abaixo você verá de que maneira são feitos os treinamentos dessas etapas e o que é aprendido ao passar por elas.

White Belt

Esta etapa é caracterizada como o primeiro contato que o candidato tem com a cultura Lean e a metodologia Seis Sigma. Ele saberá de onde veio e de que maneira ela é feita. Terá noção da importância da melhoria contínua dentro de um ambiente corporativo e de que modo sucede um projeto que é criado ao promover o estabelecimento desse propósito na empresa.

Todo início requer um processo de familiaridade com o que está sendo aprendido até que o estudante absorva toda parte teórica e esteja ciente de todas as facetas do assunto explorado. Por isso, ele ainda não poderá ter acesso às ferramentas nem mesmo conquistará alguma responsabilidade em um projeto. No entanto, ele pode acompanhar as equipes dando suporte.

Yellow Belt

Depois de aprender e já estar ciente dos fundamentos dessa metodologia, a próxima etapa da certificação Six Sigma é a Yellow Belt. Uma importante ação que é aprendida nesse nível é a criação de um roteiro de melhoria. Por meio do treinamento, ele aprende os processos que são executados ao fazer esse documento e poderá liderar um pequeno projeto para implantá-lo.

São sempre projetos de fácil compreensão em que colaborador já conhece o ambiente que sofrerá a implantação. Por exemplo, o departamento da empresa da qual ele faz parte ou na organização dos procedimentos dentro da sua própria rotina de trabalho. Ele terá acesso e conhecerá as ferramentas de análise que não foram exploradas no white e que lidam diretamente com a qualidade.

Muitas delas já são do conhecimento de muitos gestores, como o diagrama de Ishikawa e o diagrama de Causa e efeito. No entanto, agora, ele disponibilizará de um incentivo maior para colocar em prática cada uma delas, afinal ele está se qualificando. Ele também saberá criar um mapeamento de processos e começará a ter segurança ao realizar uma análise de dados.

Green Belt

Depois de obter experiências em pequenas escalas, o Green belt é a etapa da certificação Six Sigma na qual o candidato pode realizar e conquistar um conhecimento maior da melhoria contínua. Ele é capaz de assumir projetos de média complexidade, podendo ser do segmento em que ele já está habituado, ou de outras áreas. Pois, ele atingiu essa habilidade com tal nível.

Apesar de ainda não poder atingir um cargo em que ele gerencia equipes, o colaborador servirá como um supervisor de algum projeto. Em comparação ao Yellow, sua capacidade de análise de dados e mapeamento de processos é de um grau intermediário. Ele mostra uma competência que o ajuda no desenvolvimento de estatísticas mais eficazes.

Black Belt

Apesar de alguns confundirem ele com o Green Belt, existem diferenças entre as etapas. Neste estágio da certificação Six Sigma, o colaborador tem a capacidade de ensinar a metodologia aos interessados. Pois, devido aos seus esforços, ele já apresenta uma familiaridade com o assunto que o permite transmitir conhecimentos em relação a tudo que diz respeito à melhoria contínua.

Com a conquista desse título, ele já é capaz de gerenciar projetos de grande importância dentro da empresa. Tem domínio total de ferramentas da qualidade e saberá quais delas são apropriadas na resolução e busca por melhorias. Ele facilita e transmite sua visão nos projetos daqueles que são Yellow e Green, agindo como orientador.

Master Black Belt

Apesar do Black Belt dedicar inteiramente seu tempo na melhoria contínua de projetos de grande importância dentro da empresa, o Master tem a palavra final é o último nível da certificação Six Sigma. No entanto, ele só pode ser consumado quando o candidato já tiver uma vasta quantidade de projetos que ele gerenciou presentes no seu portfólio.

Ele pode liderar todos os colaboradores dos níveis anteriores. Pois ele tem a competência de saber exatamente o que está fazendo, quais ferramentas precisarão ser usadas e as melhores maneiras de chegar ao resultado desejado pela marca. É tido como o propagador e incentivador de mudanças, porque sua gestão é totalmente comprometida com a cultura organizacional.

As vantagens da certificação Six Sigma

Como falamos anteriormente, obter uma certificação Seis Sigma traz uma série de vantagens para sua carreira e vida profissional. Além de você aprofundar os conhecimentos nos assuntos relacionados a sua profissão, é uma ótima maneira de saber as novidades que estão surgindo no mercado e ferramentas até então desconhecidas. Abaixo, listamos oito vantagens.

1. Empregabilidade

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, obter uma certificação, como a Seis Sigma, traz para o profissional uma vantagem competitiva enorme, colocando o profissional à frente dos concorrentes.

Durante tempos de crise, as empresas buscam profissionais visando a certificação de projetos de maneira ainda mais acelerada que o normal. E a explicação para isso é, na verdade, bastante simples: em períodos conturbados, a busca por profissionais capazes de reduzir gastos e desperdícios por meio da análise e adaptação de processos é fundamental.

Conseguir reunir em seu currículo as características de um profissional capaz de aumentar a produtividade da empresa ao mesmo tempo em que reduz os seus gastos é agregar diferenciais que potencializarão sua empregabilidade.

2. Salários maiores

Segundo uma pesquisa da American Society of Quality (ASQ) realizada em 2014, um profissional certificado em Seis Sigma ganha até 12% mais do que seus concorrentes da mesma área de atuação. Isso pode trazer um grande diferencial na vida de qualquer profissional, não é mesmo?

Recentemente, estudos também comprovaram que profissionais Black Belts apresentam uma média salarial que pode ser de 15 a 20% maior do que aqueles que não têm nenhum tipo de certificação. Como ainda é raro encontrar profissionais com esse tipo de qualificação e conhecimento, o mercado tende a valorizá-los ainda mais, uma vez que o potencial de agregação à empresa é sempre muito grande com certificados assim.

3. Mais versatilidade

Os níveis de certificação Six Sigma (Green e Black Belt) oferecem para o profissional um grande leque de opções de atuação. Isso acontece porque a própria metodologia Seis Sigma é pensada para ser aplicada nos mais diversos setores do mercado, podendo ser utilizado em processos administrativos e burocráticos e até mesmo processos industriais bastante específicos.

Nesse sentido, um profissional com certificação Seis Sigma é habilitado para identificar, analisar e eliminar desperdícios em diversos setores e processos produtivos de qualquer empresa. Da melhora do fluxo de caixa do setor financeiro à diminuição dos custos de logística e transporte, o Seis Sigma pode se fazer presente em todo o ambiente empresarial.

4. Habilidades analíticas melhoradas

A certificação Six Sigma apresenta um treinamento árduo e muito importante, no qual o profissional conhecerá e aprenderá todos os preceitos e conceitos teóricos. Mas também é composto por uma parte prática, na qual terá a oportunidade de colocar em ação esses ensinamentos.

Uma das principais características de um profissional certificado em Seis Sigma é sua alta capacidade analítica. Faz parte do seu treinamento (e fará parte da sua atuação profissional) a utilização de habilidade analíticas capazes de resolver situações problemáticas e gerar resultados satisfatórios.

Esse tipo de competência faz parte do perfil profissional de alta performance que é cultivado nos cursos. E, mais do que qualquer outra característica, o mercado tende a valorizar e ter sempre portas abertas para profissionais com alta capacidade analítica. O conhecimento é insubstituível!

5. Credibilidade no currículo

A metodologia Seis Sigma é uma das poucas metodologias de gestão de processos que têm uma grande credibilidade e é reconhecida ao redor do mundo. Grandes empresas e multinacionais já se utilizam dos seus benefícios e realizam melhorias em seus processos com os conceitos Seis Sigma.

Certificar-se em Seis Sigma é, portanto, um passo à frente na sua carreira profissional. Você será reconhecido por empresas em território nacional e internacional. Uma oportunidade para aqueles que desejam explorar novos mercados e conhecer a cultura da empresa de uma outra localidade.

Dito isso, fica claro o quanto esse tipo de certificação agrega no currículo de um profissional. Ainda mais se considerarmos que muitos cargos em diversas organizações já exigem um certo nível de certificação Seis Sigma no currículo, conquistar essa qualificação se torna ainda mais importante.

6. Autoridade em resolução de problemas

Devido a todo conhecimento conquistado com a certificação Six Sigma, o colaborador conhecerá a fundo os aspectos da melhoria contínua e trará mais conhecimento a cada novo desafio que um projeto propõe. Ao decorrer dos níveis que ele vai conquistando, a resolução de problemas torna-se algo que já não é difícil de apresentar.

7. Participação em variados projetos

Mesmo que esteja iniciando como White Belt dentro da certificação Six Sigma, a aproximação que você terá com o ambiente de projetos trará mais oportunidades de conhecer áreas diferentes da sua. Isso ajuda a fortalecer seu conhecimento em relação a outros mercados e entender sobre aspectos de outro segmento que podem trazer benefícios para o seu.

8. Compreensão sobre análise de dados

Com cada nível conquistado na certificação Six sigma, o estudante tem uma melhor percepção da análise de dados. As empresas procuram profissionais que saibam lidar com situações críticas e que são capazes de analisar certas estatísticas a fim de maximizar sua lucratividade e evitar desperdícios nas ações. Sendo certificado, você terá a chance de ser expert nisso.

A obtenção da certificação Six Sigma

Para obter uma certificação Seis Sigma é preciso procurar um curso de qualidade. Como não existe uma regulamentação nacional ou internacional para escolas que oferecem a certificação, é essencial pesquisar e buscar uma instituição de prestígio que ofereça o melhor ensino que você merece.

Dentre os vários níveis de certificação Seis Sigma, é possível encontrar cursos presenciais, cursos online e de modalidade mista. Em um dia a dia cada vez mais atribulado, encontrar escolas que oferecem uma flexibilidade em suas modalidades de certificação é com certeza uma boa oportunidade.

Como você percebeu, ao longo deste artigo, certificar-se e qualificar-se é sempre um passo de crescimento na carreira de qualquer profissional. E, quando falamos de um certificado com fama internacional, isso traz ainda mais vantagens. Além das vantagens citadas, a certificação Six Sigma tem muito a acrescentar em termos de conhecimento, mudando a maneira como você executará suas tarefas profissionais.

A Escola EDTI oferece todos os cursos da metodologia Seis sigma, do White até o Black Belt. Se você ficou interessado em aprofundar-se em melhoria contínua, entre em contato conosco por meio do nosso site. Agradecemos seus interesse pelo nosso conteúdo e até uma próxima oportunidade.

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *