Como este pode ser um momento ideal para o seu desenvolvimento pessoal?

Nas últimas semanas, estamos todos passando por um momento inédito em toda a história da humanidade.

Por conta da epidemia de COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus, fomos obrigados a nos recolher em nossas casas por tempo indeterminado como forma de conter o contágio.

Muitas pessoas tem aproveitado esse período para explorar o home office pela primeira vez, aproveitando as vantagens que o trabalho remoto tem a oferecer.

É natural que durante esse tempo a economia mundial desacelere e a demanda de trabalho diminua.

Nesse cenário, onde o distanciamento social nos tira a possibilidade de circular livremente por aí, muitos têm aproveitado para investir em conhecimento.

A tarefa fica ainda mais fácil porque diversas instituições liberaram seus cursos online de maneira gratuita para que possamos usar o tempo de confinamento para nos aperfeiçoar.

A seguir você confere algumas dicas de como aproveitar esse momento para aprender e usar o período para investir em seu desenvolvimento pessoal.

Por que este é o momento ideal para aprender?

Por que este é o momento ideal para aprender?

Pelo mundo todo, profissionais dos mais diversos segmentos estão sendo obrigados a abandonar seus postos em nome do bem coletivo.

Nas ruas, apenas os trabalhadores de serviços essenciais como profissionais da saúde, segurança e os entregadores que tem trabalhado bravamente para que tenhamos acesso aos suprimentos básicos.

Dentro de casa, muitas pessoas têm tido dificuldade em organizar e preencher seus dias.

É preciso ocupar o tempo que antes era dedicado ao trabalho, gasto no trânsito ou em tarefas do dia a dia como uma ida ao mercado.

Nos últimos dias, porém, ficou claro que esse pode ser o momento ideal para aprender um novo idioma, uma nova habilidade ou até mesmo se aprofundar em sua área de atuação.

 

Facilidade de acesso a conteúdos

Um dos fatores que tem facilitado a vida de quem quer aproveitar o período para aprender são os conteúdos educativos disponibilizados de graça na internet.

Grandes instituições entraram na onda de solidariedade, liberando o acesso gratuitamente ou a custos bem menores para quem quiser aproveitar para investir em seu desenvolvimento pessoal.

Na lista estão nomes internacionais de peso como a Universidade de Harvard e o MIT.

No Brasil, muitas escolas estão ofertando diferentes produtos. Como nós, que criamos o EDTI GO Black. Oportunidade a um custo baixo, para os que querem melhorar suas carreiras nessa fase.

 

Maior disponibilidade de tempo

Em tempos como esse, a maioria dos profissionais ganhou algumas horinhas no seu dia.

Aqueles que migraram para o home office tem a vantagem de economizar com o deslocamento até a empresa.

Outros se viram obrigados a se distanciar totalmente do trabalho, o que liberou todo o tempo antes dedicado ao expediente.

Seja qual for a sua situação, você com certeza terá uma maior disponibilidade de tempo nos próximos dias e pode aproveitar para investir no seu aprendizado.

Aproveitar o momento da recessão para se desenvolver

Aproveitar o momento da recessão para se desenvolver

Para além da pandemia, a projeção de especialistas é que uma recessão econômica se instale pelo mundo todo durante o ano de 2020.

Nesse contexto, é importante estar preparado para encontrar um mercado ainda mais competitivo daqui alguns meses.

Assim, é importantíssimo aproveitar o momento para se desenvolver e investir em capacitações que possam agregar ao seu currículo.

 

Desenvolvimento de novas habilidades

O desenvolvimento de novas habilidades é algo que precisa estar na mente de profissionais de todas as áreas.

O constante desenvolvimento tecnológico faz surgir novas técnicas e métodos o tempo todo e o bom profissional precisa estar a par dessas mudanças.

Assim, esse período de reclusão pode ser otimizado com o estudo e a busca de novas habilidades que você possam contribuir ainda mais na sua volta ao trabalho.

 

Produtividade e Foco

De nada adianta buscar novas técnicas e métodos se você, como trabalhador, não estiver capacitado para trabalhar com foco na produtividade.

Sempre que uma ferramenta for incorporada à produção, ela deve agir no sentido de melhorar a produtividade e a qualidade geral das entregas – caso contrário, não é eficiente.

Por isso, é importante aproveitar esse momento para aprender sobre maneiras de garantir altos níveis de eficiência dentro da produção.

 

Pense se não é a hora de se reinventar?

Não é só para o desenvolvimento pessoal que esse momento pode ser utilizado.

O período de distanciamento social convida todos nós para uma autoanálise e provoca uma reflexão sobre os rumos que a vida tem tomado.

A experiência de home office também contribui para uma mudança de paradigma, onde funcionários e patrões do mundo interno percebem que é possível produzir mesmo fora do prédio da empresa.

Nessas horas, é comum que muita gente se pergunte se não é a hora de se reinventar, mudar de profissão ou se especializar dentro da sua área de atuação atual.

São muitas as perguntas que podem surgir durante esse período de, que pode ser também o impulso inicial que você precisava para mudar de vida.

 

Procure novas alternativas de negócio

Infelizmente, nem todo mundo conseguirá manter seu emprego durante o período e as primeiras demissões já começaram a ser registradas pelo Brasil.

Nesse contexto, é interessante pensar sobre as alternativas que ainda temos para gerar renda sem sair de casa.

Essas iniciativas são úteis tanto para quem já perdeu o emprego quanto para aqueles que pretendem usar do tempo livre para criar sua reserva de emergência.

Quem trabalha com serviços administrativos ou de comunicação, pode usar da internet para procurar oportunidades de freelance em portais como 99Freelas e Workana.

De casa, também é possível trabalhar em serviços de telemarketing e atendimento ao cliente.

Nos próximos dias, a chegada da Páscoa também pode ser uma oportunidade para quem quer garantir uma renda com a produção de ovos e trufas de chocolate.

 

Conclusão

O período de distanciamento social em que vivemos hoje tem sido um desafio para todos nós.

Em meio às limitações de circular por aí, muitas pessoas têm aproveitado o período para investir em seu desenvolvimento pessoal.

Enquanto torcemos pelo fim da pandemia, é importante que cada um faça a sua parte e se prepare para viver em um mundo pós-COVID-19.

O momento convida à reflexão e traz também uma oportunidade para quem há algum tempo vinha pensando em modos para se reinventar.

A tarefa fica ainda mais fácil com a liberação gratuita do acesso de diversas plataformas de ensino do Brasil e do mundo.

Aproveite nossas dicas e use esse tempo para investir em conhecimento e sair mais forte dessa situação!