O PIB e o Presidente

O PIB e o Presidente

No artigo de hoje vamos dar uma olhada em alguns índices de confiança, mais especificamente o índice de confiança do consumidor (ICC) e a confiança no presidente. Será que estes índices tem algo a ver com a economia?

Na figura 1, temos o gráfico de tendência do ICC de junho de 1994 até maio de 2013.

O PIB e o Presidente

Figura 1: gráfico de tendência do ICC de junho de 1994 até maio de 2013. (Fonte: IPEA Data)

Será que o índice de confiança no consumidor muda de um governo para o outro? Vamos fazer um gráfico de individuais para analisar o comportamento (fig. 2).

 

Figura 2:  gráfico de individuais do ICC nos vários governos.

Olhando para o gráfico da figura 2, veio a pergunta: se o ICC não tem a ver com governo, será que ele tem a ver com o PIB? Vamos utilizar um gráfico de dispersão para verificarmos isto. Fizemos um gráfico de dispersão entre o ICC no mês de dezembro e o PIB Brasileiro daquele ano. O resultado está na figura 3.

 

Figura 3: gráfico de dispersão entre o ICC no mês de dezembro e o PIB anual do Brasil.

E a aprovação do presidente? Será que a confiança do presidente depende da economia? Se a coisa começar a ir mal o presidente vai ser rifado? Vamos olhar a figura 4.

 

Figura 4: gráfico de dispersão entre o ICP no mês de dezembro e o PIB Brasileiro.

Pela figura 4, parece que sim. A correlação entre o PIB e o índice de aprovação do presidente é de 0,75. Isto significa uma coisa: se cuida Dilma, porque se a economia esfriar, sua aprovação vai despencar.

Agora, para deixar a Dilma ainda mais nervosa, será que o PIB do Brasil tem a ver com PIB Mundial? Será que aquela história de que o Lula surfou na onda do crescimento mundial é verdadeira? Na figura 5 faremos um gráfico de dispersão entre o log do PIB do Brasil (fonte: IPEA) em relação ao log do PIB Mundial (fonte: Banco Mundial). Usamos log, pois estamos tratando de dados econômicos nos quais as variações percentuais são mais importantes.

 

Figura 5: gráfico de dispersão entre o log do PIB do Brasil (fonte: IPEA) em relação ao log do PIB Mundial (fonte: Banco Mundial).

A correlação calculada entre os dois PIBs foi de 0,93, ou seja, te cuida Dilma. Com o mundo andando de lado e indo mal, o PIB do Brasil vai continuar andando de lado. Com o PIB do Brasil andando de lado, a aprovação da presidente vai começar a cair e assim, as coisas vão ficar um “pouco” mais complicadas. 

[retweet]
[facebook]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *