O Six Sigma e as tempestades

O Six Sigma e as tempestades

Six sigma

Todo novo processo leva tempo para ser implementado. Com o Six Sigma não é diferente. Para alcançar o objetivo de um projeto de melhoria é necessário passar por etapas que nem sempre são agradáveis.

Num projeto de melhoria, há a fase em que a equipe costuma apresentar uma resistência forte às mudanças, criando um ambiente de trabalho propício a intrigas e baixa produtividade. Entretanto, se a equipe persistir e superá-la, os resultados começam a ficar visíveis e as pessoas ficam orgulhosas do próprio trabalho (mesmo tendo sido contras no início). 

The Six Sigma Way- Team Fieldbook

O problema, porém, é que nem todas as pessoas resistem a esta fase de divergências chamada de storming. Muitas chegam muito perto do objetivo final, mas se perdem quando as adversidades chegam. O artigo de hoje traz algumas dicas do livro “The Six Sigma Way- Team Fieldbook” para amenizar os conflitos internos e externos que surgem nesta fase. Estas dicas são extremamente valiosas para os Green Belts e Black Belts.

Como o storming faz parte do processo evolutivo, o líder do grupo de melhoria deverá saber de que nada do que acontece nesta fase é pessoal. Também deverá ter habilidade para conduzir a equipe durante esta fase.

Vamos às dicas:

  • Não se apavore
    • Os membros da equipe começarão a mostrar sinais de impaciência, irritação e raiva assim que eles perceberem que os problemas que eles estão tentando solucionar simplesmente não desaparecem num passe de mágica. Não ignore essas emoções ou tente pressionar explicando as regras básicas. Na verdade, essas reações da equipe são normais nesta fase, e o líder da equipe deverá explicar que esta fase é necessária para que as ideias surjam.
  • Reconheça que o storming reflete a fase máxima de energia
    • As fortes emoções associadas com o storming se originam da espera para fazer um bom trabalho, realizar melhorias e realmente fazer algo, não apenas falar. A equipe precisará dessa energia para realizar as melhorias. O líder deve assegurar à equipe que o DMAIC realmente funciona, se aplicado corretamente.
  • Solucione problemas simples. Comece eliminando os passos do processo que não agregam valor para os clientes
    • A equipe precisa ter cuidado para não se precipitar nas ideias de mudança e acabar criando mais problemas. Porém, não há necessidade de se esperar por semanas ou meses se a solução para o problema for óbvia e fácil de resolver. Mudanças precipitadas são arriscadas porque são feitas sem um entendimento pleno do problema, mas as equipes são normalmente mais motivadas por pequenas vitórias do que por grandes discursos do líder ou o do patrocinador do projeto.
  • Certifique de que todos na equipe estejam presentes em todas as reuniões do projeto
    • Na fase da definição, membros da equipe precisam entrevistar os clientes e traduzir suas necessidades em requisitos mensuráveis. Eles também precisam confirmar que o mapa dos processos é na verdade o que acontece no processo, mesmo que as regras básicas precisem ser discutidas e refinadas. Assegure que nenhum membro fique ocioso e critique o trabalho para outros membros.
  • Deixe claro aos membros da equipe sobre o que se espera deles
    • Alguns membros da equipe, ao passar pela fase de storming, se veem cercados por incertezas, não conseguindo enxergar o que ele deve fazer. Estes membros precisam ser treinados para que executem suas tarefas, mesmo que talvez eles se sintam inseguros.
  • Trabalhar em pares
    • Explore “poder da dupla” em todas as oportunidades. Separe as pessoas por pares com habilidades complementares. Trabalhar em dupla ajuda manter a equipe comprometida com suas tarefas por um tempo maior.

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  1. […] poderemos dizer o que o Six Sigma significa para sua empresa, mas podemos sugerir um mecanismo para você pensar o Six Sigma na sua […]

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