Plano de estudos para aproveitar melhor um curso a distância

Seguir um plano de estudos contribui bastante para a eficácia do aprendizado, principalmente, para quem faz um curso a distância. Se no ensino presencial o estudante, de certa forma, é “forçado” a cumprir uma agenda de aulas com horários fixos, na modalidade de educação a distância (EAD) cabe a ele fazer a gestão do próprio tempo para acompanhar o conteúdo ministrado. Como em um curso a distância o aprendizado depende muito da participação efetiva do aluno, se ele dispõe de um método e de um plano de estudos, as chances de ter um alto desempenho são maiores. Confira, a seguir, algumas dicas de como fazer um plano de estudos eficiente.

 

Conhecer as características do curso a distância

Tanto cursos de ensino superior quanto capacitações profissionais podem ser organizados de diferentes formatos na modalidade de educação a distância. Por exemplo, o conteúdo pode ser estruturado em unidades de aprendizagem, módulos, aulas individuais etc. Em alguns formatos, o aluno precisará acompanhar os materiais de forma sequencial, já em outros poderá escolher a ordem de estudo. Saber como o curso a distância é organizado e conhecer os recursos do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) são requisitos importantes para o aluno montar um plano de estudos eficiente, que permita uma melhor retenção de conteúdo.

 

O que é um plano de estudos?

Antes das orientações, vale lembrarmos que o plano de estudos é o resultado ou o produto do planejamento da aprendizagem. Nessa etapa, o aluno precisará definir os próprios objetivos, como passar em uma determinada avaliação, ser aprovado em uma disciplina, obter uma certificação etc. Em seguida, o estudante terá que traçar estratégias para conquistar os propósitos, com o auxílio de alguns recursos, como o material didático. Nesse sentido, podemos comparar o plano de estudos como uma estratégia de aprendizagem. Para que o plano seja executado com eficiência, é importante que o aluno estabeleça algumas metas, como um tempo mínimo de estudo por dia, números de aulas estudadas por semana, nota da avaliação, entre outras.

 

Como montar um plano de estudos para curso a distância

Quem frequenta um curso presencial geralmente segue uma grade de horários, com todas as aulas da semana, via de regra ministradas em apenas um turno. No caso de um curso a distância, caberá ao aluno construir o seu próprio plano de estudos ou sua própria grade de horários. A vantagem, no caso da EAD, é que o estudante possui maior flexibilidade para criar o próprio cronograma de aulas. Portanto, é possível organizar o plano de estudos conforme horários mais convenientes, como o período noturno, o horário do almoço, o fim de semana etc. O aluno só não pode confundir flexibilidade com procrastinação, ao querer adiar o estudo das disciplinas.

O ideal é que o estudante divida o conteúdo programático pelo tempo disponível. Por exemplo, se ele faz uma graduação a distância, deve fazer uma grade de horários que contemple todas as disciplinas. Eventualmente, pode ocorrer de o aluno reservar um tempo maior para matérias em que possua maior dificuldade de assimilação do conteúdo. Caso o estudante faça uma capacitação profissional, pode fazer um plano de estudos sequencial, por exemplo, por módulos. Se possível, é recomendável que o estudante não deixe passar muito tempo entre uma aula e outra, para não esquecer o conteúdo e também para criar o hábito de estudar.

 

Dicas para fazer a gestão do tempo e aumentar a produtividade nos estudos

Para executar um plano de estudos com eficiência, é fundamental que o aluno realize a gestão do tempo. Mesmo que um curso a distância ofereça flexibilidade, é interessante ter horários definidos no dia ou na semana para estudar. Portanto, listar todas as atividades diárias e reservar horários para cada uma delas, permite que o estudante visualize com mais facilidade os períodos livres para acompanhar as aulas. No processo de aprendizagem, o aluno de curso a distância (caso considere útil) pode utilizar uma tática interessante usada por concurseiros, que é cronometrar o real tempo de estudo. Você também pode fazer um checklist dos assuntos já vistos.

Evitar distrações é um passo primordial para se ter uma aprendizagem mais produtiva. Na hora de executar o seu plano de estudos, tenha em mente que qualidade vale mais do que quantidade. Às vezes, o rendimento de 30 minutos de estudo com concentração total é maior do que uma hora de aula, intercalada com distrações. Para aumentar a produtividade dos seus estudos, é interessante que você crie uma espécie de ritual de preparação. Por exemplo, você pode pedir aos seus familiares que não seja interrompido durante os estudos. Além disso, deve desligar as notificações do celular e evitar ao máximo o acesso às redes sociais. Para estudar com qualidade, busque manter concentração total no decorrer dessa tarefa.

 

Aproveite os recursos de aprendizagem

Outra vantagem de se fazer um curso a distância é a possibilidade de se utilizar diferentes recursos de aprendizagem. Se antigamente a exposição do professor, as anotações em sala de aula e os livros da biblioteca eram as principais fontes de estudo, hoje em dia o aluno tem muito mais recursos para aprender. Por exemplo, num curso a distância é possível contar com material em texto, áudio e vídeo. No caso do conteúdo em arquivo PDF, atualmente há alguns programas, como o Adobe Reader, que permitem que o aluno use marcador de texto para sinalizar os trechos mais importantes e, assim, fazer um resumo da matéria.

Durante a execução do plano de estudos, além de aproveitar os recursos de aprendizagem, é recomendável que o estudante reserve um tempo para revisão das aulas. A recapitulação dos conteúdos é bastante útil tanto para o aluno assimilar as ideias da disciplina quanto para se preparar para a avaliação. Reservar horários para fazer exercícios também é um requisito importante para se ter eficiência na aprendizagem. Além disso, é importante o estudante aproveitar o recurso de suporte ou de tira-dúvidas, com o professor da disciplina.

No caso de um curso a distância, como alguns questionamentos podem vir a ser respondidos na sequência das aulas, é interessante que o aluno deixe para fazer as perguntas no final da unidade. Porém, se a dúvida for um impeditivo para a continuação do estudo, não há problema em se questionar o professor antes do término do módulo.

 

Por que um curso a distância requer mais esforço do aluno?

Embora o senso comum acredite que o curso EAD seja “mais fácil”, a prática revela uma realidade bem diferente. Quem estuda na modalidade de educação a distância deve desenvolver a capacidade da disciplina e da automotivação, para ter um rendimento satisfatório e para concluir a formação. Além disso, os cursos a distância são considerados muitas vezes “autoinstrucionais”, já que a aprendizagem depende do comprometimento do aluno com as atividades das disciplinas ou dos módulos.

Para executar o plano de estudos de maneira eficiente, o estudante deve ter também uma postura proativa durante as aulas. Como os conteúdos de grande parte dos cursos a distância são transmitidos pela internet hoje em dia, o aluno deve aproveitar as facilidades da web para tornar a aprendizagem mais produtiva. Por exemplo, se antigamente o estudante consultava um dicionário, uma enciclopédia ou um livro técnico para tirar uma dúvida do conteúdo da disciplina, atualmente pode fazer essas buscas na internet, em sites como o Google. Nesse sentido, conhecer a biografia de um autor ou pesquisar o significado de um termo específico podem ser tarefas complementares, que contribuem bastante com a aprendizagem.

Você já fez algum plano de estudos para usar na modalidade de educação a distância? Se sim, compartilhe sua experiência nos comentários aqui do blog.

Você sabia que a Escola EDTI oferece os cursos das certificações Six Sigma, como Yellow Belt, Green Belt, Black Belt, entre outros, na modalidade EAD? Saiba mais!

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.