PoCs

A prova de conceito (PoC – Proof of Concept) se trata de um laboratório experimental que visa reduzir erros técnicos, entre outros benefícios.

Para compreender melhor o conceito da prova de conceito, como funciona e como é organizado, continue acompanhando o post de hoje.

O que é prova de conceito

De forma resumida podemos definir a prova de conceito como uma evidência documentada de que um produto ou serviço em potencial pode ser bem-sucedido.

Ao utilizar o PoC é possível identificar potenciais problemas técnicos e logísticos que possam interferir nos resultados esperados, e no sucesso do produto desenvolvido.

Além disso, a empresa  também pode solicitar feedbacks internos e externos sobre um produto ou serviço promissor.

Também pode reduzir riscos desnecessários, e ao mesmo tempo proporcionar a oportunidade para que as partes interessadas possam avaliar as opções de desenvolvimento.

A prova de controle mostra quais ideias funcionam e em quais termos isso irá ocorrer, além do protótipo ser importante para obter a propriedade intelectual do produto e também para atrair possíveis investidores.

Benefícios da prova de conceito

Entre os benefícios de se usar a prova de conceito no desenvolvimento de um produto ou aprimoramento de um serviço, podemos citar a diminuição dos custos, ao monitorar os custos fica impedido que se gaste além do necessário.

A possibilidade de se obter provas concretas de que a ideia se sustenta, além do controle de monitoramento das equipes de desenvolvimento, que passa a visualizar que os projetos podem, sim, chegar a resultados satisfatórios.

E diminuir os riscos e aumentar a possível satisfação do cliente final.

Quando realizar

É importante reconhecer qual é o momento adequado para empregar essa abordagem.

Se o teste for feito cedo demais, ainda não haverá base o suficiente para compreender quais foram os resultados obtidos, por isso é recomendável que haja no mínimo um protótipo viável para que tudo funcione de maneira mais objetiva.

Um teste realizado com atraso também tem seus aspectos negativos.

Quanto mais tempo o desenvolvimento caminha sem poder se basear nos resultados, maiores são os riscos de haver retrabalhos ou, pior ainda, descarte de tudo o que já foi feito anteriormente.

Além disso, o desenvolvimento feito por muito tempo sem a prova faz com que os riscos aumentem consideravelmente, impedindo que as expectativas sejam plenamente atendidas e esticando o prazo necessário até a conclusão. 

Levando essas informações em consideração você pode perceber que o ideal é determinar que esse elemento aconteça ainda na fase inicial do processo de desenvolvimento, em média após um terço de projeto há material suficiente para conduzir testes que oferecerão resultados bastante completos.

Quantas provas são necessárias

Não existe um número fixado para os testes, que são realizados de acordo como a necessidade e complexidade do produto desenvolvido, em qual etapa está, qual o objetivo esperado, entre outros fatores. 

É importante lembrar que, independentemente do número de provas realizadas, aconteça mais de uma. Isso porque os testes podem conter erros e, com isso, distorcem a visão da realidade a respeito da solução.

Com ao menos um teste a mais, é possível tirar a prova e conferir se, realmente, o resultado obtido no começo corresponde à realidade.

Ao mesmo tempo, é importante manter-se atento ao orçamento. Não adianta gastar muito em provas extras e consumir recursos que seriam destinados à continuidade do desenvolvimento.

Tudo deve ser alocado de modo a otimizar cada uma das partes envolvidas.

Qual a importância da prova de conceito para empresas

A PoC é importante porque verifica a viabilidade do projeto, complexidade, custos, mercado e o tempo necessário de execução de todas as etapas do desenvolvimento de produtos e serviços e, assim como já citamos no começo do texto, traz segurança para o desenvolvimento adequado dos processos

Se levarmos em conta um cenário onde a prova de conceito não foi realizada, todo o investimento feito em um determinado produto pode ser perdido, afinal sem teste algum as equipes responsáveis por seu desenvolvimento estão apenas trabalhando com suposições. 

A PoC não irá assegurar o sucesso certeiro de seu projeto, pois seus testes estão sujeitos a erros e, por isso, é importante refazê-los quantas vezes for necessário, mas sua execução de fato contribui para evitar erros. 

Gostou de nosso conteúdo? Continue aprendendo! Acesse nossa página de materiais educativos e baixe grátis nossos eBooks.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *