Gerenciamento pela qualidade

Preciso de um projeto para certificação Green ou Black Belt?

Você talvez já tenha ouvido falar na importância das certificações Green Belt e Black Belt para o sucesso de um profissional. Com o aprendizado da metodologia Seis Sigma, o indivíduo adquire conhecimentos e habilidades para atuar em projetos, seja como participante ou coordenador. Uma dúvida muito comum é sobre a obrigatoriedade de se entregar um projeto para certificação.

Da matrícula em uma das certificações até a conclusão do curso, há um caminho a percorrer, seja presencialmente ou a distância. Nesse trajeto, o participante terá que passar por aulas, em que aprenderá conteúdos teóricos e práticos. Por exemplo, ele saberá a respeito das ferramentas usadas na metodologia Seis Sigma, como o roteiro DMAIC.

Se você já está matriculado ou está em dúvida sobre começar, veja em seguida o que deve saber para obter uma certificação na Escola EDTI.

Etapas dos cursos

Seja na certificação Green Belt ou na Black Belt, há basicamente cinco etapas para o profissional conseguir essa distinção. Em primeiro lugar, você deve preencher os dados e se inscrever no curso desejado. Em seguida, a equipe da Escola EDTI entrará em contato, para tirar suas dúvidas e formalizar a inscrição.

Depois, você pode fazer o pagamento por meio de uma plataforma segura e, assim, reservar a sua vaga. Na sequência você assiste às aulas, estuda o material em PDF e, por fim, executa um projeto simulado para obter a certificação. Caso aprovado, você recebe o certificado em até 30 dias e pode utilizá-lo por toda a vida.

Obrigatoriedade da entrega do projeto para certificação

Quem cursa uma graduação, sabe que precisa fazer uma monografia ao final da formação. Da mesma forma, quem faz um estágio supervisionado no ensino superior também precisa apresentar um relatório na conclusão do curso.

Na Escola EDTI, para obter as certificações Green Belt e Black Belt, o profissional precisa fazer um projeto simulado. É importante salientar que na Escola EDTI o projeto é simulado dentro do curso e, portanto, não existe a necessidade do aluno trazer qualquer dado ou caso para o curso.

O objetivo desse projeto simulado é que ele utilize na prática os conceitos aprendidos durante o curso. Até porque, no dia a dia empresarial, o profissional também enfrentará situações práticas. Além disso, é pela capacidade de solucionar problemas que o indivíduo será avaliado no mercado de trabalho.

No decorrer de cada curso, os professores passarão para os alunos as orientações para a produção do estudo de caso simulado. O contexto fictício do trabalho abrange a atuação de uma indústria de corte de aço. Para realizar o projeto, o profissional receberá as informações relativas às condições da empresa. A entrega deve ocorrer em até 21 dias após a última aula.

Na execução desse projeto, o participante do curso terá a oportunidade de fazer análises e aplicar as ferramentas estatísticas aprendidas. Tais análises serão feitas com base nos enunciados da apostila de exercícios de cada curso.

Objetivos do trabalho final

A vantagem de um estudo de caso simulado é que o profissional vivenciará possíveis desafios que encontrará no mundo real. Na elaboração do projeto, o aluno demonstrará se está apto ou não para receber as certificações Green Belt ou Black Belt. Nesse sentido, descobrir as variáveis que influenciam em um problema é um caminho para a descoberta de soluções.

Ao longo do curso e do projeto simulado, o aluno passará por todas as etapas de um projeto de melhoria, utilizando o roteiro DMAIC. No final, a entrega do relatório servirá para ele apresentar os resultados alcançados. Dessa maneira, poderá ser feita uma avaliação do antes e do depois da empresa estudada.

A apresentação do aluno deve ser feita em estilo gerencial, como se fosse mostrar resultados para diretorias de empresas reais. Nos slides, o profissional precisa expor as informações essenciais acerca do projeto, de modo a ser objetivo e persuasivo.

Requisitos para as certificações Green Belt e Black Belt

Uma vez conquistados os certificados, os profissionais poderão utilizá-los pelo resta da vida. Contudo, para se obtê-los, é necessário o cumprimento de algumas exigências, como forma de garantia da qualidade do ensino. Para aprovação no curso, o aluno terá que possuir nota superior a 7 nos testes de múltipla escolha e no projeto simulado. Além disso, é preciso ter 75% de frequência mínima, nos casos de cursos presenciais.

Muitos alunos se questionam sobre o que acontece se o projeto ficar aquém dos requisitos para a aprovação. Num caso assim, os professores apontarão as eventuais partes que precisarão ser reformuladas. Como o propósito do curso é que o aluno domine o uso das técnicas ensinadas, a ideia é que ele conclua o projeto com nível satisfatório.

Depois de revisar os pontos que precisam de reformulações, o participante do curso apresenta novamente o relatório. Se ainda assim o aluno não tiver um desempenho mínimo para a aprovação, os instrutores analisarão o porquê disso. Afinal, o objetivo maior é que o profissional saia do curso capacitado. Em tempo, raros são os casos desse tipo de situação, pois a maioria dos alunos consegue concluir o projeto.

Todo esse processo de revisão, caso seja necessário, é feito sem custo adicional.

Participante com nível abaixo da média

Eventualmente, pode ocorrer de um estudante não cumprir os requisitos para receber as certificações Green Belt e Black Belt. Ainda assim, é preciso lembrar que ele não precisará pagar de novo para fazer a avaliação ou o projeto. A equipe de professores é treinada justamente para identificar possíveis dificuldades no aprendizado.

Após esse diagnóstico, o aluno recebe o acompanhamento necessário para cumprir as exigências da certificação, como conversas por Skype. Portanto, uma nova prova pode ser aplicada, sem gasto a mais, caso o aluno não seja aprovado na primeira. Da mesma forma, não há custo adicional em caso de necessidade de se apresentar um projeto refeito.

O objetivo da EDTI com as certificações Green Belt e Black Belt é que o profissional saia do curso pronto para aplicar os conceitos na prática. Assim, ele se diferencia no mercado de trabalho e pode crescer na carreira.

Tirou todas as suas dúvidas? Senão, entre em contato com a nossa equipe e faça o seu questionamento.

Já está preparado para iniciar o seu curso? Então, acesse as páginas da certificação Green Belt ou da certificação Black Belt e faça sua matrícula.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.