Você está aqui: Início / Blog / Três coisas que aprendi como Black Belt

Três coisas que aprendi como Black Belt

O curso de Black Belt oferecido pela escola EDTI capacita profissionais a liderar, orientar e treinar equipes de melhoria. Neste curso você terá uma base de conhecimento mais aprofundada em ferramentas estatísticas, permitindo que além de orientar os projetos o aluno seja capaz de implementar melhorias.

Entre os vários aspectos de aprendizado ensinados ao longo do curso, o professor com formação em Black Belt, Gustavo Raposo, ressalta as três principais lições que ele aprendeu ao longo das aulas.

Primeira lição: Entendimento de variação

Imagine a seguinte situação:  nos últimos três meses o faturamento de sua empresa foi a baixo do previsto. O que você faria nesse tipo de situação?

Utilizando ferramentas como gráficos de tendência e gráficos de controle, o Black Belt é capaz de entender a variação e assim, analisar os processos ao longo do tempo, com isso entender se isso se trata de uma causa comum ou uma causa especial do processo.

Segunda lição: Ter visão sistêmica

Um processo só é tão rápido quanto a mais lenta de suas etapas, portanto se cada etapa individual pensar apenas em trabalhar no máximo de sua capacidade, não quer dizer que eu tenho um processo atuando no máximo de minha capacidade. Visão sistêmica é entender o processo como um todo, fazendo com que cada etapa trabalhe em colaboração com as demais, tornando seu processo mais dinâmico e responsivo.

Terceira lição: A importância de um método

Em um projeto de melhoria você coleta dados, estuda o processo, identifica a causa raiz, testa mudanças e identifica uma mudança com alto potencial de impacto no seu processo. E agora? Podemos simplesmente implementar essa mudança?

Há muitas dificuldades em se implementar uma mudança em uma empresa relacionadas à resistências das pessoas. Por essa razão é importante dominar técnicas para garantir que essas propostas de mudanças sejam implementadas e colocadas em prática.  Se você quiser saber mais, preparamos o Guia Definitivo sobre Black Belt, basta clicar para baixar!

Quer se tornar um Black Belt assim como o Gustavo? Não perca mais tempo e se inscreva agora mesmo aqui!