Valores da Organização

Muitas iniciativas para a implementação lean nas empresas acabam por falhar a longo prazo, apesar do sucesso nas implantações de ferramentas como 5S, kanban, SMED e no tratamento de desperdícios, no post de hoje vamos falar mais um pouco sobre a cultura e valores da filosofia Lean nas empresas.

eBook – Lean Manufacturing, tudo que você precisa saber!

As metodologias Lean e Seis Sigma são bastante utilizadas pelas empresas no mercado atual. Porém, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre cada uma, como funcionam e o que difere as duas filosofias de gestão.





Capa eBook - Lean Manufacturing, tudo que você precisa saber!

Geralmente as empresas focam no método, o que poderíamos considerar como a parte visível do lean. Entretanto a filosofia enxuta é muito mais que apenas trabalhar nos processos, podemos lembrar que o sistema Toyota de Produção é baseado no modelo dos 4 P´s, do inglês:

  • Philosophy (filosofia) – pensamento a longo prazo;
  • Process (processo) – eliminar os desperdícios;
  • People and partners (pessoas e parceiros) – respeitá-los e desafiá-los;
  • Problem solving (melhoria continua) – aprendizado.

Então apesar dos benefícios inegáveis de focar nos processos, a negligência dos três primeiros P´s, que seria a parte invisível do lean, impede a implementação da filosofia completa comprometendo a sustentabilidade dos ganhos no longo prazo.

O link faltante para o êxito da cultura nessas organizações pode ser a falta de uma liderança lean.

Nas empresas que trabalham a liderança tradicional, é comum encontrarmos o modelo do tipo “ou vai ou racha”, contratando líderes conceituados no mercado para guia-las a uma era de grandes resultados através das suas ações individuais ou sair de cena em caso de falha.

Na Toyota os líderes são formados dentro da organização, com os valores enraizados por anos de trabalho, sendo que a liderança ocorre dentro do sistema, onde os líderes apoiam os processos produtivos. Na história da Toyota nunca houve um presidente que não tivesse construído sua carreira dentro da empresa.

Valores da Organização

Os valores da Toyota estão intrinsicamente ligados com a filosofia de liderança lean, chamados de verdadeiro norte, que é uma visão estável do rumo da companhia, não sofrendo qualquer alteração ou influência dos objetivos de curto prazo da organização, onde os valores centrais são: espirito de desafio, kaizen, gemba, trabalho em equipe, respeito.

Espirito de desafio

A expectativa sobre cada líder é que, além de se destacarem em suas funções, também devem encarar os desafios com coragem para que sejam realizados os sonhos sem perder o rumo, estimulando a luta pela perfeição através melhoria continua.

A assunção de desafios cada vez maiores impede a criação da zona de conforto e estagnação no desenvolvimento do líder, proporcionando uma constante evolução da liderança.

Kaizen

Essa ideia é de que nada é perfeito e tudo pode ser melhorado. Cada líder tem essa frase enraizada dentro dos conceitos. Não importa quantas vezes um processo foi melhorado, mesmo que hoje tudo transcorresse perfeitamente amanhã estaríamos em outras condições e os desperdícios podem aparecer.

O líder é nunca deve esquecer que o processo não é e nunca será perfeito, havendo sempre espaço para melhoria, sendo assim a empresa nunca atingirá o patamar lean ideal.

Gemba

Aqui estamos falando de verificar o problema no local que ele ocorre, entendendo pessoalmente suas circunstâncias. Apenas ouvir o que aconteceu não é o suficiente para entender todos os aspectos, então além da questão prática, o importante é a filosofia do conceito, tomar as decisões sem verificar in loco torna quase impossível identificar a causa raiz e encontrar uma solução.

A mensagem que o Gemba transmite aos colaboradores da organização é a do respeito pelo trabalho de valor agregado. Taiichi Ohno acreditava firmemente nesse princípio, pois, segundo ele, o tempo que melhor provia as informações sobre a gerência era aquele que passava na fábrica e não na sala da vice-presidência.

Aplicar o Gemba é simples, mas o que observamos na prática é justamente o contrário, sempre que surge algum problema os executores do processo se deslocam até a gerência, uma vez que muitos líderes têm restrição de tempo e acabam por não respeitar esse valor.

Trabalho em equipe

Fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Em qualquer esfera vemos muitas pessoas falando de trabalho em equipe, mas sempre interessadas em suas realizações individuais. Podemos fazer uma analogia com o esporte, onde facilmente podemos identificar equipes alto desempenho.

Em uma competição de barco a remo com equipes de oito membros, o sucesso só pode ser alcançado trabalhando em sintonia. Imagine se um dos remadores queira mostrar que é mais forte ou mais capaz que seus companheiros?

Esse esforço individual a mais em nada contribuiria com o resultado da equipe, muito pelo contrário isso atrapalharia o desempenho trazendo enormes dificuldades em manter o trajeto em linha reta.

Na filosofia lean é constantemente ressaltado que o sucesso individual só é possível dentro da equipe, que se beneficia do crescimento pessoal dos colaboradores, filosofia essa aplicada em toda cadeia de comando.

Respeito

Dentro da Toyota o respeito é o valor original da empresa, e aqui não estamos falando apenas do respeito da organização pelos colaboradores e parceiros, mas também pelo respeito com a sociedade, através do desejo de contribuir com produtos e serviços de qualidade.

O sucesso dessa iniciativa e sua sustentabilidade requer uma atenção especial ao modo como a liderança atua nessas empresas, é necessário criar uma nova rotina de relacionamento entre colaboradores e líderes, visando atingir um novo patamar de cultura, através de um novo estilo de liderança, a liderança lean.

Comece a aprender mais sobre a liderança Lean realizando o curso de Lean Manufacturing da Escola EDTI. 



0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.