TODOS OS CURSOS DA EDTI POR R$ 169,90/MÊS.
INCLUINDO GREEN E BLACK BELT!!
Comece agora e cancele quando quiser.
Certificação White Belt

Conheça a Certificação Lean Six Sigma White Belt

por Marcelo Petenate
publicado em | atualizado em

Você sabia que a Certificação Lean Six Sigma White Belt é uma ótima oportunidade para quem quer iniciar o estudo de uma das mais renomadas metodologias de melhoria da qualidade e da produtividade das empresas?

Como você deve imaginar, o aprendizado em praticamente qualquer área do conhecimento possui “um começo”. Via de regra, tal início abrange a definição de conceitos básicos, os quais darão o suporte necessário para que o futuro especialista possa realizar atividades mais complexas.

Veja, em seguida, como a certificação White Belt contribui de forma significativa como um caminho introdutório ao Lean Six Sigma.

Como funciona a metodologia Lean Six Sigma?

Como funciona a metodologia Lean Six Sigma?

A metodologia Six Sigma é um sistema de grande abrangência e flexibilidade que visa a sustentabilidade empresarial e a potencialização do sucesso empresarial.

O Six Sigma possui outros nomes, tais como Excelência Operacional ou Perfeição do Cliente. O que torna esse processo diferente dos demais é seu direcionamento com foco único no atendimento de todas as demandas dos clientes.

O grau de excelência é obtido por meio do uso e análise de dados para conduzir as atividades operacionais rumo à melhoria, diligência no gerenciamento e constante avaliação e reinvenção dos processos  de negócios, sempre em busca dos melhores meios para obter:

  1. Qualidade de produção;
  2. Atendimento pleno dos clientes;
  3. Satisfação total do consumidor.

E quando falamos em alto padrão de trabalho, vale ressaltar que a metodologia Six Sigma foca na redução da variação do processo por do uso de ferramentas analíticas e estatísticas.

Digamos que sua empresa possui uma central telefônica cujo tempo médio de atendimento varia entre vinte segundos e três minutos. Por meio da metodologia, ou seja, aplicando análise aprofundada sobre o processo, é possível encontrar as estratégias e ações ideais para reduzir ainda mais.

Na seara da produção, o Six Sigma tem como objetivo otimizar processos para que eles sejam 99,9997% livres de erros. Isso significa apenas 3,4 erros a cada um milhão de produtos.

Pense assim: se sua empresa produz peças plásticas, o objetivo é que apenas três delas apresentem defeitos a cada milhão de unidades produzidas. Em termos estatísticos, isso significa que o processo (produção) centrada no alvo (produto) tem seis desvios padrão (sigma) entre a média do processo (que é o alvo) e o limite de especificação.

Como a metodologia Six Sigma é dividida?

Como a metodologia Six Sigma é dividida?

Por se tratar de uma metodologia ampla e que demanda uma grande carga de conhecimento para que seja possível atingir o patamar máximo de aplicação, o Six Sigma é dividido em faixas, também conhecidas como “belts”.

Fazendo uma analogia simples, os belts funcionam como as graduações de artes marciais. Conforme um aluno aprende mais e mais sobre a filosofia de seu esporte e as técnicas mais avançadas para bater os adversários, ele vai mudando de faixa, até se tornar um mestre, um faixa preta.

Neste caso, os belts são níveis de experiência relativos à metodologia. Veja cada uma das faixas abaixo:

White Belt

Se você deseja conhecer conceitos básicos de qualidade, a certificação White Belt é para você! Este curso é o mais básico entre as certificações Lean Six Sigma, lembre-se, toda grande jornada de conhecimento tem um grande começo.

Isso não significa que ele seja um estudo simplório, pelo contrário, na verdade o curso propicia ao aluno os fundamentos necessários para que possa percorrer o caminho em busca das quatro certificações (White, Yellow, Green e Black Belt).

Na Certificação Lean Six Sigma White Belt você vai aprender as ferramentas mais básicas da metodologia, como Modelo de Melhoria e suas 3 questões fundamentais, o ciclo PDSA, o roteiro DMAIC, entre outras.

Nesse curso, o profissional saberá diferenciar o que é apenas uma mudança e o que é uma melhoria de fato em um processo. Além disso, aprenderá quais etapas devem ser percorridas até que uma ideia possa realmente virar a solução para um problema de uma cadeia produtiva.

Yellow Belt

A segunda etapa da certificação Lean Six Sigma é o Yellow Belt. A certificação é focada em pessoas que têm um nível tático operante dentro da organização.

Tratam-se de profissionais treinados que tem como principal finalidade auxiliar o trabalho dos Green Belts e Black Belts. Feita a absorção dos conhecimentos básicos, o colaborador Yellow Belt aprende conceitos para dominar suas operações e se tornar de grande auxílio para quem está acima na hierarquia, ou seja, os profissionais Green e Black Belts.

O Yellow Belt é o elo entre a operação e o nível executivo, por isso, sua atuação é essencial no desenvolvimento e aplicação de projetos de melhoria de nível macro, ou seja, que abrangem toda a organização. Também se tornam qualificados para desenvolver e aplicar pequenos projetos dentro de seus setores de atuação.

Green Belt

Profissionais Green Belt são responsáveis por liderar e executar os projetos de cunho estratégico que tem como foco as melhorias contínuas e relevantes para a realidade empresarial.

Fica sob demanda do profissional Green Belt os meios e processos para alcançar as metas de melhoria sugeridas pelo comitê executivo da organização. Geralmente, os profissionais que estão neste nível de capacitação ocupam posição de supervisores, coordenadores e chefes analistas.

Aqui, já é possível perceber que há uma aproximação do nível estratégico e distanciamento do nível operacional. Isso significa que

Black Belt

O nível máximo da metodologia Six Sigma. O profissional Black torna-se capacitado para liderar equipes, coordenar líderes Green Belt e desenvolver projetos de melhoria amplos e aprofundados.

Neste nível, há domínio total sobre as ferramentas, métodos de análise estatísticos e compreensão sobre os processos ideais para obter os níveis de excelência que a metodologia propõe.

Certificação White Belt: o primeiro degrau na Ciência da Melhoria

Na construção de uma casa primeiro é preciso fazer um alicerce, sobre o qual poderá ser erguida uma edificação sólida. Na formação de um profissional, também pode ser identificado um raciocínio semelhante.

Para se tornar um especialista na metodologia Lean Six Sigma, por exemplo, antes o indivíduo deve aprender algumas definições essenciais para a compreensão da lógica de tal conjunto de técnicas.

O que um White Belt está apto a fazer?

O profissional faz a certificação White Belt obtém noções da linguagem usada na metodologia Six Sigma, além de dominar as ações que auxiliam na coleta de dados e informações nos projetos de melhoria.

O White Belt é o caminho certo para quem pretende aprender a metodologia Six Sigma sem perder nenhum detalhe. A certificação é ideal para:

  1. Gerentes que pretendem aplicar a metodologia Six Sigma em seus setores;
  2. Líderes em busca da melhoria da qualidade em suas organizações;
  3. Colaboradores que pretendem otimizar sua produção e crescer na hierarquia empresarial por meio de trabalho eficiente e de resultados;

Caso busque essa certificação, você também estará muito mais preparado para começar um Green Belt, que é o “terceiro degrau” na escada de aperfeiçoamento dos integrantes dos projetos de melhoria!

Quais benefícios um White Belt pode oferecer a uma empresa?

Não há dúvidas: organizações detestam problemas, falhas, gargalos desperdícios e ruídos de comunicação e produção.

Tudo isso representa aumento de custo para a empresa e, consequentemente, queda na produtividade e na lucratividade. O próprio colaborador pode sofrer os efeitos de resultados que não estejam de acordo com os esperados pelo negócio, por exemplo, quando tem que efetuar retrabalhos devido às inconsistências nos processos produtivos.

Ao obter a Certificação Lean Six Sigma White Belt, o profissional adquire a competência de enxergar os processos de uma maneira técnica, capaz de identificar oportunidades de melhoria.

No dia a dia de uma companhia, é comum os colaboradores sentirem que “algo está errado”, porém, poucos são aqueles que sabem “como fazer a melhoria”.Nesse sentido, o profissional certificado White Belt possui um diferencial no mercado de trabalho, pois ele possui habilidades que o capacitam a mostrar para os superiores eventuais falhas em processos.

Dessa maneira, o colaborador passa a ser reconhecido na organização como alguém que, em vez de trazer problemas, apresenta propostas de soluções.

Ao aplicar conhecimentos da metodologia Lean Six Sigma na empresa onde atua, o profissional White Belt agrega valor ao próprio trabalho. Assim, ele passa a ser visto com bons olhos pela direção da organização, além de ser frequentemente ouvido na hora de a empresa se planejar para melhorias.

E não podemos nos esquecer de um ponto essencial para quem busca aprimoramento: Tal reconhecimento também pode servir como passaporte para a ascensão na carreira.

Como se tornar White Belt na Escola EDTI?

Gostou dos benefícios que a Certificação Lean Six Sigma White Belt pode lhe oferecer? Então, saiba que a Escola EDTI possui um curso gratuito, no qual você pode obter o seu certificado nesse “primeiro degrau” da metodologia.

Com carga total de oito horas, em nossa plataforma de Educação a Distância (EAD), o curso possibilita que o aluno assista às videoaulas e revise o conteúdo pelo material de apoio, para que, ao final do treinamento, realize a avaliação e possa ser aprovado (mínimo de 60% de aproveitamento) para obter o certificado White Belt.

Nessa etapa de estudos, é recomendável que o aluno coloque em prática os conceitos aprendidos, para fixá-los. Ao obter essa certificação pela EDTI, você terá a certeza de que pôde estudar os conceitos iniciais do Lean Six Sigma com as principais referências dessa metodologia no Brasil.

Para você ter uma ideia disso, saiba que nossos cursos possuem uma estreita ligação com a UNICAMP, uma das universidades mais bem avaliadas da América Latina; nosso sócio fundador, Prof. Dr. Ademir Petenate foi quem criou o programa de 6-Sigma na UNICAMP, nos mesmos moldes do programa nos EUA.

Além de totalmente gratuita, nossa certificação White Belt conta ainda com suporte pelo chat no site e na plataforma EAD todos os dias das 08:00 às 17:00 e por e-mail ([email protected] ) para melhor atendê-lo.

Confira alguns depoimentos de pessoas que já se certificaram White Belt com a Escola EDTI.

Quer começar agora mesmo? Clique aqui para obter acesso ao curso de White Belt 100% gratuito!

Ainda com dúvidas?

Confira também nosso Canal de dúvidas com os questionamentos mais frequentes sobre as certificações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

[d]
[d]