black belt apresentando resultados impactantes

O guia definitivo sobre Black Belt

Você também pode visualizar esse material em formato eBook (GRATUITO). Para isso clique aqui agora!

1. Introdução

Dentro da metodologia Lean Six Sigma, o Black Belt é aquele profissional detentor do conhecimento máximo do método. Capazes de orientar ou liderar projetos complexos dentro da metodologia Six Sigma, os Black Belts são responsáveis por darem retornos financeiros substanciais às suas organizações.

Responsável por treinar e conduzir equipes de Green e Yellow Belts — os níveis anteriores na metodologia Six Sigma —, os Black Belts precisam reunir uma série de características. Entre elas, podemos destacar: alto senso analítico, liderança, credibilidade entre seus colegas, raciocínio estatístico e a capacidade de lidar com problemas.

Mas você ainda tem dúvidas sobre o que é Black Belt, para que ele serve e qual a importância dessa certificação para o profissional? Então, não deixe de acompanhar este guia definitivo que preparamos para você! Com ele, você vai poder saber tudo sobre o assunto. Vamos lá?

2. O que é Black Belt?

O termo “Black Belt”, usado originalmente na multinacional Motorola nos primórdios da metodologia Six Sigma, classificava aqueles profissionais orientadores das equipes de melhoria. Treinados por várias semanas, adquiriam habilidades importantes para realizar a análise de processos e condução de outras equipes.

Além de um perfil profissional altamente capacitado, é requisito obrigatório do profissional Black Belt um conhecimento profundo dos preceitos da metodologia Lean Six Sigma. Para obter essa certificação, é necessário passar por um curso que chega a ter 140 horas de carga horária, no qual, além do conteúdo teórico, o profissional deve desenvolver um projeto, demonstrando resultados positivos.

Existem algumas instituições que vendem provas de certificação Black Belt. Entretanto, essa não é uma prática recomendável, já que uma prova jamais conseguirá mensurar a capacidade do profissional de aplicar o método na prática. Além disso, a própria comunidade Six Sigma não reconhece esse tipo de certificação como válida.

Profissionais com certificação Black Belt são extremamente disputados no mercado. Suas habilidades de resolução de problemas e melhorias de processos, reduzindo defeitos e desperdícios, são altamente valorizadas, o que faz com que um profissional Black Belt se torne um valioso ativo para qualquer empresa.

3. Para que serve um Black Belt?

Empresas que optam pelo Seis Sigma de redução de custos e desperdícios irão, necessariamente, precisar de profissionais com conhecimento para realizar esses projetos.

Dentro do método existem 4 níveis de conhecimento, representados por faixas, assim como no Judô. No primeiro nível de aprofundamento do método estão os White Belts, que são pessoas com conhecimento introdutório sobre o assunto, mas que não participam dos projetos. No segundo estão os Yellow Belts, pessoas que atuam como integrantes de projetos. Os Green Belts são os líderes de projetos e geralmente não se dedicam com exclusividade aos projetos Six Sigma.

Já no nível de maior aprofundamento da metodologia Six Sigma estão os Black Belts, que atuam como consultores ou professores da metodologia, servindo como coaching dos Green Belts.

Responsáveis por todo o projeto, esses profissionais vivem a filosofia Seis Sigma, idealizando a estratégia e ajudando na orientação desses projetos. Dentro de qualquer empresa, a formação de um Black Belt é um passo importante para a implementação bem-sucedida do Six Sigma e da cultura Lean.

Grandes mudanças nas empresas

Os Black Belts são responsáveis pelas grandes mudanças que passam às companhias que escolhem se adequar a essas filosofias. Por meio da implementação de técnicas e do correto uso de diversas ferramentas, os Black Belts realizam grandes melhorias nos processos de uma empresa. A necessidade de um profissional desse nível é urgente para qualquer companhia, uma vez que todo o conhecimento de um Black Belt pode ajudar a cortar camanhos e acelerar os resultados gerados nos projetos de melhoria.

Para que os resultados sejam maximizados é importante que todos contribuam para a melhoria contínua e redução de desperdícios. Dentro dessa filosofia, os colaboradores devem melhorar seus processos sempre que um problema for idenficado.

Entretanto, esse estágio de colaboração demanda uma mudança cultural em todas as áreas da empresa. É necessário engajar desde os líderes no topo da hierarquia empresarial até o funcionário que possui as tarefas de menor complexidade. Para isso, é essencial contar com um profissional líder que seja capaz de instituir esse pensamento de maneira sustentável em todos os níveis da empresa, fazendo com que os preceitos Lean e Six Sigma sejam absorvidos e praticados por todos os colaboradores.

Melhorias significativas nos processos

Por isso, os profissionais Black Belt são disputadíssimos no mercado, o que faz com que sua mão-de-obra seja altamente qualificada. Contar com um Black Belt no corpo de colaboradores significa contar com alguém capaz de alterar a maneira como a empresa funciona, trazendo melhorias significativas em seus processos. Além disso, esse profissional é responsável pela disseminação da filosofia entre os outros colaboradores.

Isso significa que os Black Belts podem gerir múltiplas equipes de Green Belts, pois respiram a todo o tempo os conceitos e as aplicações do Six Sigma. Por isso, é essencial que os profissionais certificados reúnam todas as características já citadas, o que faz com que sejam extremamente raros no mercado.

4. Por que os Black Belts são os melhores líderes?

Atualmente, o fato de que ter apenas um know-how do negócio e de como o mesmo funciona não é tudo que se precisa para a formação de uma liderança de sucesso. Além disso, é preciso possuir alta capacidade analítica de processos, projetos e possibilidades de melhoria. E, como já citado, esse é o cerne da certificação de um profissional Black Belt.

As características que tornam um profissional Black Belt o líder ideal para qualquer empresa podem se traduzir em cinco habilidades primordiais. São elas:

Visão sistêmica

Líderes Black Belt estão cientes do grande valor de se acompanhar todos os processos de perto. Esse conhecimento permite que esses profissionais visualizem todo o funcionamento da empresa e atuem nos seus pontos de alavancagem, gerando resultados globais.

Além de permitir uma maior acuidade na execução dessa melhoria, a aproximação do líder Black Belt faz com que os colaboradores enxerguem nesse profissional alguém que realmente conhece o que se passa em todos os níveis da empresa.

Habilidade analítica

Pelo seu conhecimento de técnicas de análise de dados esses profissionais conseguem direcionar com muita eficiência suas decisões, enxergando oportunidades que muitas vezes passam despercebidas por outras pessoas.

Com isso, o Black Belt consegue destaque entre seus pares, justamente por propor mudanças que geram resultados que podem ser comprovados por números e indicadores.

Conhecimento do negócio

Ao idealizar e executar projetos de melhorias nas empresas, os Black Belts naturalmente passam a conhecer todos os processos relativos ao negócio. Produtos, serviços, estratégias de marketing e empresariais, público-alvo, mercado, carteira de clientes, entre outros, são alguns dos aspectos envolvidos em um negócio, dos quais o Black Belt toma profundo conhecimento.

Conhecimento sobre melhoria e gestão de processos

Talvez a habilidade mais valorizada em um profissional com certificação Black Belt seja a capacidade de enxergar uma empresa como um todo, ao mesmo tempo em que possui profundo conhecimento de cada processo envolvido. Esse tipo de habilidade faz com que os Black Belts sejam extremamente adequados para tomar decisões relativas à melhoria de processos e sua gestão.

Com uma alta capacidade analítica, esses líderes são capazes de enxergar relações de causa e efeito com maestria, o que traz resoluções de problemas com maior facilidade. Além disso, Black Belts são capazes de demonstrar, por meio de ferramentas específicas, as raízes dos problemas para outros colaboradores e, mais importante, como resolvê-los, objetivando a redução de custos e maximização de lucros.

Capacidade de liderar mudanças

Habilidade mais facilmente reconhecida em um profissional certificado Black Belt, a capacidade de realizar mudanças e melhorias em processos é essencial para a instauração da cultura de melhoria de processos em um ambiente empresarial. Mais do que isso, esses profissionais sabem que mudanças significativas devem ser feitas em uma determinada ordem para que surtam os efeitos desejados.

Os Black Belts possuem características pessoais muito adequadas para a realização de grandes mudanças empresariais. Capazes de ouvir e influenciar outros colaboradores, os Black Belts são extremamente comunicativos, o que possibilita uma maior permeabilidade entre aqueles que são resistentes a mudanças.

Capacitados para resolverem problemas interpessoais e estruturais, os Black Belts são verdadeiros líderes nos processos de transição, lidando com conflitos e inseguranças dos envolvidos.

5. Por que ter certificação em Black Belt?

Você já sabe o quanto é urgente a busca por profissionais certificados Black Belt no mercado atualmente. Não apenas a recompensa financeira deve ser um motivo para se certificar como Black Belt, mas, principalmente, a vontade por aprender e se tornar um profissional realmente capacitado para resolver problemas, realizar melhorias e entender a fundo o funcionamento das empresas.

Não apenas conhecimentos técnicos são a base para um profissional com certificação Black Belt. Acima de tudo, esse verdadeiro líder aprende a trabalhar, gerenciar e guiar equipes de outros profissionais, formando times de trabalho voltados para a aplicação dos projetos de melhorias. É de sua responsabilidade a eficácia e o alto desempenho apresentado pelas equipes subordinadas, o que faz com que o Black Belt seja um verdadeiro líder a ser seguido pelos colaboradores.

Também faz parte das características desse profissional a capacidade de enxergar que os processos de mudança não apenas derivam de alterações técnicas, mas também de um alto conhecimento das relações humanas. Assim como é capaz de enxergar as etapas produtivas nos mínimos detalhes, o Black Belt consegue ver o potencial de cada colaborador, antecipando o comportamento da equipe às ações de mudanças empresariais.

Como funciona a certificação Black Belt

Para se certificar como Black Belt é preciso, antes de tudo, buscar uma Escola reconhecida, que ofereça em seus cursos o conteúdo completo para a capacitação pessoal e profissional do indivíduo.

Como não existe um órgão internacional ou nacional que centralize e reconheça todos os certificados, não há como saber se a certificação será validada em qualquer lugar do mundo. Daí parte a necessidade de buscar uma instituição renomada, que paute seu trabalho no método Seis Sigma.

Escola EDTI, por exemplo, oferta no seu portfólio cursos de capacitações para todos os níveis Six Sigma, como White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt. Para os profissionais que desejam se capacitar no nível mais forte de aprofundamento — o Black Belt — não é necessário cursar todas as etapas anteriores, uma vez que o curso Black Belt engloba todos o conteúdo mais básico.

Ofertado em modalidades EAD, presencial ou transmitido, o curso de certificação Black Belt tem em sua grade conteúdos como a introdução ao Lean Six Sigma, trabalho em equipe, estatística e as etapas do projeto DMAIC: Define, Measure, Analyse, Improve e Control.

Para os profissionais que já possuem a certificação Green Belt, pré-requisito para muitas empresas nos dias de hoje, a capacitação Black Belt pode se tornar um diferencial na inserção do mercado. Pessoas que almejam cargos de liderança em grandes corporações e veem a necessidade de trazer para suas empresas melhorias têm na certificação Black Belt uma grande oportunidade de crescimento profissional.

6. Sobre Black Belt – Conclusão

Vimos, neste guia, que um Black Belt possui um entendimento sistêmico extremamente avançado. É capaz de visualizar um sistema como um conjunto de processos, enxergando em cada um seu propósito e de que maneira ele contribui para os objetivos globais. Por meio do uso de ferramentas adequadas, esse profissional se capacita a analisar e visualizar com sucesso todos os processos do negócio, suas ligações e seu ponto de maturidade.

Além disso, profissionais Black Belt possuem ainda um alto senso analítico/ estatístico. Isso porque o sucesso de um projeto de melhoria é sempre pautado em dados concretos. A contratação de um Black Belt sempre gera a expectativa da concretização das melhorias em maior lucro e menores custos. Dessa maneira, ao se certificar como Black Belt, o profissional estará apto a traduzir todos os seus processos em lucros reais para a corporação.

No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *