5 Beneficios de Marketing

5 benefícios do marketing de conteúdo para melhorar os resultados de uma empresa

Uma pesquisa divulgada recentemente aponta que as empresas que utilizam o marketing de conteúdo como estratégia geram 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais leads. Ainda segundo a Content Trends 2016, boa parte das marcas está em fase inicial de desenvolvimento dessa tática.

Ou seja, há um enorme potencial para a produção de conteúdo crescer, mas muitos empresários ainda têm dúvidas sobre as vantagens de se investir nessa estratégia.

Dentro de uma metodologia completa de marketing digital, há o marketing de conteúdo, um estratégia que visa educar o público-alvo com conteúdos que sejam interessantes, que resolvam seus problemas e que o auxiliem em todo o processo de compra. Ou seja, atrair o potencial cliente de forma natural e espontânea.

A principal diferença desse método para o marketing tradicional é que o consumidor vai atrás da sua empresa, e não o contrário – chamamos também esse conceito de inbound marketing (marketing de atração, em tradução livre). É diferente daquela abordagem invasiva de fazer publicidade sem oferecer nenhum valor.

Para ressaltar a importância do marketing de conteúdo para empresas, apresentamos abaixo os 5 principais motivos para investir nessa estratégia e gerar cada vez mais negócios.

1. Melhorar a visibilidade da empresa na internet

Uma das maneiras mais eficientes de chamar a atenção do seu público na internet é por meio da criação de conteúdo qualificado. O consumidor é submetido a um bombardeio de informações diariamente. Por essa razão, é preciso ser relevante para ganhar notoriedade no mercado.

Criar conteúdo com foco nos problemas e curiosidades da persona atrai cada vez mais a sua audiência. Além disso, é fundamental aplicar as táticas de SEO (otimização para os mecanismos de busca) para que o Google possa indexar o seu conteúdo e o seu público encontre os seus artigos ao digitar os seus problemas na busca.

Desse modo, a sua marca será cada vez mais reconhecida como uma referência valiosa no segmento de atuação. Isso aumenta as chances de o seu negócio ser lembrado no momento da compra. Consequentemente, as oportunidades de conquistar novos clientes serão ainda maiores.

2. Ser referência e educar a audiência sobre seu nicho

Tornar-se uma autoridade em sua área de atuação significa ser mencionado em todos os momentos que um determinado assunto for discutido pela persona. Ou seja, por meio do conteúdo é possível reforçar ainda mais o posicionamento da empresa e ampliar o alcance da sua audiência.

Outro benefício que essa estratégia oferece é poder educar o seu mercado com assuntos específicos do seu nicho. Afinal, muitos consumidores ainda não sabem que precisam da solução oferecida pelo seu negócio. No entanto, o conteúdo permite despertar o desejo pelo consumo dos seus produtos e serviços e, o melhor, de maneira mais espontânea.

Por meio da educação dos potenciais clientes é possível entregar consumidores mais qualificados para os vendedores. Isso pode resultar em uma abordagem comercial mais certeira, ou seja, a empresa terá uma grande otimização de tempo.

3. Reduzir o custo de aquisição de clientes

No método tradicional do marketing, o poder de persuasão dos vendedores sempre fez muita diferença na conquista de novos clientes. No entanto, muitas vendas eram perdidas, pois apesar de todo empenho do comercial, o consumidor ainda não estava pronto para a compra.

Diferentemente do que acontece no outbound marketing, com o conteúdo de valor o time comercial tem mais facilidade de atrair novos clientes. Assim, os vendedores necessitam de menos esforços para fechar uma venda. Isso acontece porque os consumidores são educados e conduzidos pelo funil até que estejam prontos para se tornarem clientes.

Sendo assim, o comercial só entra em contato com as pessoas que já estão propensas ao consumo. Por esse motivo, o processo de captação de novos clientes se torna mais fluido e mais barato do que o convencional. Com o marketing de conteúdo é possível ter mais precisão nessa abordagem comercial e evitar desperdícios de tempo e dinheiro.

Além disso, com o volume de informações disponível, os clientes não necessitam de um contato muito extenso com a equipe de vendas. Por isso, é mais eficiente que o comercial entre em ação somente no momento da compra.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, toda empresa que investe em conteúdo e em SEO, independentemente do segmento, tem chance de reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Portanto, não perca tempo e invista agora mesmo nessa estratégia!

4. Influenciar na decisão de compra

O papel do marketing de conteúdo é gerar valor para os clientes e potenciais clientes. Um conteúdo de qualidade atrai o interesse do consumidor e gera confiança. Além disso, o objetivo dessa estratégia é conduzir as pessoas, desde o primeiro contato com a marca, até a etapa de compra.

A criação de textos para o chamado “fundo de funil” tem a missão de transformar um lead em cliente fiel. Por isso, o conteúdo faz toda a diferença, pois ele influencia bastante na decisão de compra.

5. Melhorar a experiência pós-venda

Sabemos que fidelizar clientes é tão importante quanto captar novos. Com o marketing de conteúdo é possível criar oportunidades de melhorar a experiência de quem já adquiriu os produtos ou serviços da sua empresa.

Artigos sobre as novas funcionalidades de um produto ou sobre a atualização de uma versão do software comprado pelo cliente são essenciais para fidelizá-lo. O resultado disso são clientes satisfeitos que compartilham essa experiência positiva com a sua empresa para a sua rede de contatos. As chances de transformar clientes em evangelizadores da sua marca só aumentam.

Sem dúvida a produção de conteúdo requer foco e muita dedicação, pois não existe uma fórmula mágica para obter grandes resultados. No entanto, não é preciso dispor de altos recursos para começar a investir, mas é necessário ter um planejamento bem organizado e um monitoramento constante.

Afinal, somente por meio da mensuração de resultados será possível coletar insights valiosos para aprimorar a sua estratégia e elevar cada vez mais o seu ROI. Dedique um tempo periodicamente para avaliar o desempenho das suas ações e aumente as chances de ter sucesso com o marketing de conteúdo!

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