Carreira e certificação

5 cursos para acelerar sua carreira

Todo ser humano é movido por desafios. Novas oportunidades de carreira nos dão a possibilidade de buscar novos ares, aprender ainda mais e além disso aumentar nossa remuneração. Porém, é conhecido na cultura popular que somos nós quem fazemos nossas próprias oportunidades e com o devido esforço e dedicação elas aparecerão.

As oportunidades são as portas das possibilidades de acelerar sua carreira. Essas portas se abrem para profissionais que tiveram seu valor reconhecido e que se mostram essenciais para qualquer equipe. Neste post, confira 5 cursos para buscar mais conhecimento, ser reconhecido pelo mercado e conquistar seu espaço.

MBA

Sigla de Master of Business Administration, o MBA nada mais é que um mestrado em administração. Ao longo do curso o aluno será apresentado ao que a comunidade científica aprendeu desde o início do século XX sobre administração. O curso aborda metodologias das diversas áreas de economia, administração, marketing, recursos humanos e finanças.

O MBA é uma ferramenta muito útil para qualquer profissional. Porém, com o passar dos anos a formação em MBA se espalhou muito rapidamente pelo país devido ao seu sucesso nos EUA, mas ao mesmo tempo abriu a oportunidade para que instituições de menor qualidade pudessem formar alunos sem a devida rigorosidade e consequentemente apenas mais um item a ser acrescentado no currículo. Se você tem interesse em cursar um MBA procure se informar sobre as instituições de ensino, o reconhecimento de seu diploma e o mercado de trabalho para o profissional certificado.

Metodologia Seis Sigma

A metodologia Seis Sigma mundialmente reconhecida após os casos de sucesso da Motorola e principalmente após a invasão dos carros japoneses no ocidente é uma possibilidade de qualificação perfeitamente acessível para o profissional que busca crescer ainda mais em sua carreira.

Em resumo, a metodologia se baseia nos métodos estatísticos de controle de qualidade e planejamento de experimentos para possibilitar ao profissional ferramentas para solucionar problemas baseado em dados e informação acerca do processo. A formação é muito valorizada pois permite a visão real de todo o processo e seu entendimento como um todo através da coleta de dados e análises estatísticas que resultam em decisões precisadas e de riscos perfeitamente minimizados e calculados. Sua ampla aplicação também permite ao profissional aplicar seus conhecimentos em praticamente qualquer área, da indústria ao comércio, do marketing à engenharia.

Além disso, a formação em Seis é dividida em níveis para possibilitar a fácil identificação do nível de conhecimento da metodologia de cada profissional. Os níveis seguem as cores das faixas das artes marciais, sendo branca a mais básica e preta a mais alta. O White Belt é o nível introdutório da metodologia, apresentando os primeiros passos para atacar problemas em seu processo de interesse. O nível intermediário é o Green Belt, certificação valorizada no mundo inteiro devido a completa formação do profissional para mapear processos, coletar dados e identificar oportunidades e tomar as decisões corretas. Por fim, o nível mais alto, o Black Belt, torna o profissional apto a gerenciar projetos de melhoria e lecionar sobre a metodologia, além de dispor de todo o conhecimento estatístico que baseia o Seis Sigma.

SAIBA MAIS: Confira qual a certificação Seis Sigma ideal para você.
SAIBA MAIS: Por que se certificar Green Belt.

Analytics

Não confundir com o Google Analytics. Analytics ainda está em crescimento no Brasil e também em todo mundo. Cada vez mais existe a necessidade das empresas entrarem para a era do Big Data e estão procurando por profissionais que saibam manipular volumes imensos de informação. Essa formação envolve técnicas estatísticas e computacionais da área de tecnologias da informação e trabalha diretamente com Data Mining. Se você é um geek apaixonado por computação, este pode ser o curso ideal para você.

Lean Manufacturing

Também conhecido simplesmente como Lean, a metodologia é focada no manuseio e redução de desperdícios. Trazido da filosofia de produção da Toyota e consequentemente do toyotismo, o Lean é ferramenta essencial a qualquer profissional da área de manufatura. Os métodos de redução de custos e desperdício juntamente com a metodologia de melhoria contínua do Seis Sigma resultaram na metodologia aprimorada do Lean Seis Sigma, a qual são baseados todos os cursos da Escola EDTI.

SAIBA MAIS: Confira o que é Lean

Pós-graduação

Talvez o caminho mais natural após sua graduação. Aproveitar o conteúdo fresco em seu cérebro pode ser uma ótima maneira de emendar sua formatura em um curso de pós graduação. A formação lhe possibilita aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos e se tornar um especialista na área. Além disso, é uma ótima oportunidade de revisar e ver novamente aquelas abordagens que talvez não tenham ficado muito claras quando cursou pela primeira vez. Porém, tenha em mente que a versatilidade é muito valorizada no mercado. Procure uma formação diferente do que já viu para não ficar rodando em cima do mesmo conhecimento.

Ajude-nos a distribuir o conhecimento

A Escola EDTI busca ampliar o conhecimento dos profissionais do mercado nacional. Ajude-nos a alcançá-los divulgando este post em suas redes. Se gostou de nosso conteúdo, assine nosso blog inserindo seu email na caixa no início da página.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.