''

Aprimoramento da carreira: por que participar de palestras e eventos?

Muitas pessoas carregam a ideia de que a faculdade é o único meio de manter-se informado em sua área de atuação. Porém, é preciso rever esse conceito. Participar de palestras e eventos, além de ajudar na carga horária das suas atividades extracurriculares, é uma oportunidade de ficar atualizado sobre as principais tendências do mercado.

Existem também workshops, simpósios, cursos, feiras e congressos que oferecem variadas oportunidades ao profissional, aprimorando seus conhecimentos e ajudando-o a estar cada vez mais próximo de um diferencial competitivo. Isso porque a melhor maneira de prosperar seu negócio é sabendo dialogar com a realidade em que ele se encontra e tirar proveito disso.

Nos tópicos abaixo, vamos definir essas variações que colaboram para a qualificação dos indivíduos e quais são as vantagens de comparecer a essas ocasiões. Pronto para um momento de aprendizagem? Então, boa leitura!

As oportunidades de qualificação profissional

Alguém já deve ter incentivado você a participar de palestras e eventos, por meio do estímulo ao envolvimento em feiras de colégio, que ajudam os alunos a escolherem suas profissões, ou pela recomendação de um amigo em relação a um profissional que ele acredita que muito enriqueceria seu conhecimento. Porém, é fácil se confundir com todas essas variações que promovem a qualificação.

Para isso, vamos ver, a seguir, as definições de cada uma delas. Lembrando que tais ocasiões carregam sua importância, no entanto, é interessante conhecer seu propósito antes de confirmar sua presença.

Palestra

Feitas no intuito de dialogar com mais profundidade sobre um tema, as palestras sempre trazem um tom motivacional que ajuda o profissional a ter uma rotina prática e com foco na qualidade dos serviços. Geralmente, são realizadas por pessoas que têm um bom domínio de oratória e são especialistas naquele assunto em questão.

Alguns gestores programam essa ocasião dentro da empresa com o desejo de incentivar as boas práticas em seus processos de trabalho ou tornar produtivo o ambiente corporativo. Isso traz ânimo e é uma oportunidade de ter sua equipe unida, afinal, a ajuda de cada um é necessária para alcançar metas e melhorar o engajamento da marca.

Evento

Essa ocasião busca reunir pessoas de diferentes níveis com o objetivo de promover, capacitar, colaborar e realizar uma integração com os profissionais de um segmento. Os eventos podem ter fins institucionais, comerciais ou comunitários e buscam oferecer, por meio de uma programação, a interação e o conhecimento sobre um assunto específico.

Em um evento, é possível que aconteçam palestras, workshops e também cursos. No entanto, isso depende da sua dimensão e a inclusão desses serviços costuma receber um acréscimo na hora do pagamento. Porém, isso fica por conta dos organizadores que orientarão cada participante. Sua empresa pode planejar um projeto como esse e ganhar uma maior visualização no mercado.

Workshop

Esse evento tem o intuito de treinar pessoas por meio de atividades que serão realizadas na ocasião. É um momento em que é possível ouvir a opinião dos participantes e, nessa troca de ideias, ter uma melhor resolução de problemas. Ele pode ser feito em equipe ou individualmente.

São usados para diferentes fins: melhorar seu espírito de liderança, diminuir gargalos em processos de trabalho, ensinar como trabalhar com a metodologia ágil etc. Ao dividir suas necessidades e dificuldades, o participante fará uma autoanalise da sua situação e levará em consideração as alternativas que os outros identificaram.

Simpósio

Além de participar de palestras e eventos, a experiência de estar em um simpósio é diferente e enriquecedora. Eles são feitos para promover o debate, com temas geralmente de caráter científico, por meio de perguntas relevantes dirigidas aos expositores que estarão presentes. Isso ajuda na formação do pensamento crítico de um colaborador e incentiva-o a conhecer os pilares da liderança.

Congresso

Um congresso tem como principal objetivo reunir um grande público, geralmente, em escala nacional ou internacional. Dentro dele, é possível que ocorram exposições de painéis, palestras, workshops e atrações para entretenimento, havendo possibilidade de realização em mais de um dia, assim como para um evento.

No entanto, a característica que o difere é a formação de um documento, dividido ao final do seu último dia, apresentando as resoluções em torno dos temas debatidos. Temos exemplos de alguns que acontecem na área da saúde, na área jurídica, na engenharia civil, dentre outras áreas.

Curso

Feito para o colaborador expandir seus conhecimentos e melhorar sua forma de trabalho, um curso é uma maneira de estimular um indivíduo a buscar especialização. Normalmente, os cursos são indicados por aqueles gestores que acreditam no potencial de alguém da equipe e querem transferir mais responsabilidade por meio do incentivo à sua capacitação profissional.

Aos que desejam mudar de ofício, vale lembrar que certos cargos das empresas precisam que o candidato tenha uma formação acadêmica que vai além do nível superior.

Feira

A principal proposta da ocasião desse evento é a promoção. Geralmente estimulando o consumo, a feira é um meio em que certos comerciantes divulgam seu trabalho. Ela possibilita o encontro entre alguns profissionais da área, pois sempre é explorada uma temática do campo relacionado.

Isso faz com que ela ofereça um público mais segmentado. Ela pode ser feita visando a fins culturais e sociais, querendo explorar a economia de uma certa localidade, gerando negócios na venda de livros, veículos, produtos de beleza e utensílios de casa, ou ser voltada ao mercado do varejo.

As vantagens desses eventos

Um profissional tem muito a colher ao participar de palestras e eventos. Começando por elas, seu interesse em estar atento ao mercado vai se expandindo e a participação em congressos ou simpósios torna-se possível. Isso porque é uma importante forma de compreender novas tendências e processos tecnológicos que trazem mais inovação para sua organização.

É importante saber que muitas marcas esperam por esses eventos para o lançamento de novidades, em relação aos seus produtos e serviços. Algumas mercadorias recebem preços diferentes e descontos válidos somente nos dias do evento. Sem contar da vantagem da presença de celebridades e demais personalidades que são mais fáceis de contatar em acontecimentos assim.

Como você percebeu ao longo desses tópicos, há uma troca de conhecimento entre os interessados da sua área e isso possibilita o networking, que ajuda na formação de parcerias comerciais e no relacionamento com futuros sócios. Nesses lugares, sempre estão presentes pessoas interessadas em melhoria contínua e que querem ter prosperidade em suas carreiras.

Gostou do nosso conteúdo sobre por que participar de palestras e eventos? Quer conhecer outros artigos assim? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn. Agradecemos pela sua visita e até uma próxima ocasião!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.